x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.128

Zeramento Conta "Resultado do Exercício" do PL

Rodrigo Leal Silva

Rodrigo Leal Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 24 março 2014 | 10:20

Pessoal,
Após apurar o resultado mês a mês, eu lanço o saldo no Patrimônio Líquido na conta "Resultado do Exercício", não confundindo, assim, com "Lucros Acumulados".

Ao final do ano, essa conta "Resultado do Exercício" contém o saldo do resultado do ano todo. Agora vou fazer a transferência desse saldo para "Lucros Acumulados".

Pergunta: Em que data faço essa transferência? Minha preferência é que seja feita em Janeiro, pois, assim, a conta "Resultado do Exercício" vai demonstrar no meu balanço de 2013 o resultado acumulado daquele ano em separado de "Lucros Acumulados".
Mas quero saber se esse é o certo, ou se tenho que fazer esse zeramento em 31/12/13.

A mesma dúvida vale para a conta de PL "Ajuste de Exercícios Anteriores"

Obrigado,
Rodrigo

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 24 março 2014 | 10:41

olá, sim, como foram encerradas as contas de custos/despesas/receitas em 31/12/2013 o saldo credor vai p/a conta "resultado do exercício" do patrimônio
líquido; para dar início do novo exercício, faz-se a transferência do saldo da conta "resultado do exercício" p/a conta "lucros acumulados" em 0101/2014;
quanto a conta "ajustes contábeis de exercícios anteriores" que compõe pl, esta conta é debitada ou creditada quando é necessário corrigir, a maior ou a menor, o resultado do exercício anterior.
pelo o que tenho conhecimento a maioria dos sistemas de contábeis atuais (ebs cordilheira, prosoft, folhamatic, luxzed, andsistem, exatus, etc.) possuem rotina automática p/o encerramento do exercício em 31/12, de forma a poder-se emitir o balanço patrimonial, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração das mutações do patrimônio líquido, a demonstração do fluxo de caixa, etc..

bom trabalho e boa semana!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.