x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.750

Sócio pediu um Pro-labore 

Filipe Leal Falcão

Filipe Leal Falcão

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 24 março 2014 | 11:08

Sócio de uma empresa pediu um Pro-labore com uma valor que a sua empresa não suporta e com o carimbo e a assinatura do Contador quais os risco nessa operação tanto para o contador quanto para o cliente?

OBS: Não pediu a Decore apenas o Recibo de Pro-labore assinado e carimbado pelo Contador. Os impostos (INSS e IRRF) referentes a esse pró-labore foram pagos.

OBS²: O referido documento é para a retirada de um empréstimo para compra de um imóvel.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Segunda-Feira | 24 março 2014 | 12:49

olá, se a empresa fez o recolhimento dos tributos incidentes sobre esse pro-labore: inss e irrf, ante o fisco, em tese, não terá problemas; porém há outros possíveis impedimentos: pode não haver previsão no contrato social de pagamento de pro-labore p/ele; talvez a empresa não tenha disponibilidade p/pagar esse pro-labore, então das duas uma: ou a empresa contrai empréstimo p/pagar este pro-labore; ou entrega imobilizado como forma de pagamento; ou ainda, o financeiro programa o pagto.desse pro-labore em parcelas mensais.

bom trabalho e ótima semana!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.