x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.318

ativo imobilizado

Eder Luiz De Paiva Martins

Eder Luiz de Paiva Martins

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 10 anos Terça-Feira | 25 março 2014 | 14:45

Tenho Duvidas quanto a Movimentação de Ativo para fora da empresa.

A empresa que trabalho possui alguns imoveis em varias localidades.
Constantemente a empresa adquire bens no qual são incorporados como ativo imobilizado, porém, estes bens acabam sendo enviados para estes locais.

Bom a pergunta é: Qual o documento necessário legal ou documentos necessários legais para registrar estes bens fora da empresa?

Me disseram que deveríamos emitir uma nota fiscal, porém, caso a solução seja essa, para quem eu emito a NOTA? QUAL OPERAÇÃO? posso emitir uma nota para a própria empresa como empréstimo?

Sei que a nota fiscal viabiliza o item na condição de movimentação externa, mais contabilmente tem algum outro tipo de documento que devemos fazer em paralelo a nf?

Rafael Sato

Rafael Sato

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 25 março 2014 | 15:02

Boa tarde!

Deixe me ver se eu entendi. Esses bens são enviados para fora mas são da sua empresa?
Se for isso, o bem deve ser registrado no imobilizado de acordo com a NF de compra. E caso queira controlar a movimentação para fora, deverá utilizar as contas de compensação, sendo todas as operações suportadas por notas fiscais de remessa/transferência e em alguns casos mais algum documento suporte, por exemplo: contrato de comodato, que pode ou não ser o seu caso.

Atenciosamente,

Rafael J. M. Sato

Eder Luiz De Paiva Martins

Eder Luiz de Paiva Martins

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 10 anos Terça-Feira | 25 março 2014 | 15:24

Rafael, boa tarde.

No caso os locais para onde estes bens vão são imoveis como Apartamento, ranchos, escritórios,etc. Mais o detalhe e que estes imoveis alguns estão no nome dos sócios e outros no nome da empresa. Os bens dão entrada aqui na empresa através de nota fiscal de compra que vem em nome da empresa. A partir do momento que eu contabilizo estes bens como imobilizado defino o local que é normalmente algum setor da empresa. Posteriormente estes bem são enviados para uso em uma dessas propriedades citadas acima. Quando é em nome de algum sócio ou fazemos a venda do imobilizado ou emprestamos através de nota fiscal e registramos através de documento interno de controle. Como as propriedades estão, na maioria, em nome da empresa, como devo proceder em termos de documentação fiscal e contábil para não ter problema futuros?

Rafael Sato

Rafael Sato

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 25 março 2014 | 15:58

Boa tarde, Eder!

Que nó, hein?

1- Se for uma venda para o sócio, emita uma nota fiscal de venda, baixe o bem da contabilidade e transfira para ele.
2- Se for uma transferência de imobilizado entre as propriedades da própria empresa, sugiro que emita uma nota de remessa de imobilizado para uso fora do estabelecimento para a própria empresa com o endereço do imóvel (apartamento, ranchos, etc). Lembrando: isso se os bens estiverem realmente em nome da empresa.
3- Se os apartamentos, ranchos, estiverem em nome de terceiros, como por exemplo o sócio, emita uma nota de remessa de imobilizado para uso fora do estabelecimento destinando o bem ao sócio e sua propriedade.

Na contabilidade, tem que pensar o seguinte:

Se ocorre a venda, baixe do imobilizado. Caso não ocorra, e seja apenas uma transferência emita uma nota fiscal de remessa e controle a movimentação como você já fazia em sua contabilidade.

Espero ter lhe ajudado!

Rafael J. M. Sato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.