Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 6.724

Obrigações da Sociedade Simples LTDA

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 13:32

Boa tarde pessoal.

Faço contábeis em MG e estou com dúvidas quanto a abertura e manutenção de uma Sociedade Simples LTDA.
Pretendo abrir uma sociedade simples Ltda para meu pai, que atua no ramo de Topografia.
Fazendo uma pesquisa no Simples Nacional, apareceu a seguinte mensagem:

7119-7/01 - Serviços de cartografia, topografia e geodésia
Atividade Impeditiva
O CNAE 7119-7/01 está incluso no ANEXO VI - § 1º Art 8º da Resolução CGSN nº 94 de 2011 - Códigos previstos no CNAE impeditivos ao Simples Nacional.


Ok. Pesquisando no fórum e na internet percebi que tenho que fazer o registro dessa sociedade no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

As minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Em quais regimes tributários a Sociedade Simples Ltda, cuja atividade não se enquadra no simples, pode optar? Lucro Real e Lucro Presumido?
2 - Quais são as obrigações mensais dessa empresa?
3 - Posso abrir e manter a empresa sem um contador?


Na minha universidade o ensino é mais voltado para a pesquisa, infelizmente e não encontrei um professor que me explicasse detalhadamente o assunto.
Não tenho condições financeiras de ir até ao contador para fazer os procedimentos e pretendo fazê-los.

Espero a colaboração dos colegas.
Muito obrigado pela atenção.

Samara Silva Rodrigues

Samara Silva Rodrigues

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 13:52

Pedro,

Boa Tarde !!!

Veja no site da Receita informações sobre sua pergunta
http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/perguntas/perguntas.aspx

Quanto a sua pergunta 3 se você tiver registro no CRC pode manter sem um contador caso não tenha, precisará de um.




Att,

Samara Silva


" O mais importante da vida não é a situação em que estamos,
mas a direção para a qual nos movemos. " Oliver Holmes
Pedro Henrique

Pedro Henrique

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 14:05

Samara Silva , obrigado.

Entendo. Mas, mesmo a atividade 7119-7/01 sendo impeditiva ao registro no SN ela poderá ser enquadrada?
Se ela não for enquadrada no SN, poderá ser enquadrada em qual regime?

Obrigado.

Subindo o tópico.....

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 10 abril 2014 | 15:31

Pedro, veja bem!

A atividade sendo impedida de ser inclusa no Simples Nacional, você tem a opção de ser Lucro Presumido ou Real.

O Lucro Presumido tem uma tributação menor que a Lucro Real.

Lucro Presumido
Pis: 0,65%
Cofins: 3%
CSLL: 2,88%
IRPJ: 4,80%

Existem alguns exceções, mais basicamente as alíquotas são essas.

Já no Lucro Real
Pis: 1,65%
Cofins: 7,60%
CSLL: 9%
IRPJ: 15%

Também existem algumas exceções que diminuem as alíquotas, mais basicamente também são essas.


No Lucro Presumido é sobre o valor bruto do saída ou prestação de serviço.

Já o Lucro Real você pode deduzir as despesas para cálculo do imposto. Lembrando que a CSLL e IRPJ são tributados trimestralmente.

Fora isso, todo mês você precisa entregar a DCTF e SPED. Sendo que a ausência de entrega desses informativos ocorre em multas.

Sinceramente, não aconselho caso você não tenha conhecimento, tampouco CRC em não passar para um contador fazer. Ele já estará habituado com esses informativos e também com a forma de tributação, facilitando sua vida.

As vezes você pensa em custos, mais se for fazer por si acaba gerando mais dor de cabeça.

Espero ter ajudado

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.