x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.872

ICMS destacado a maior em venda destinada a não contribuinte

Cosmo Luiz de França

Cosmo Luiz de França

Ouro DIVISÃO 1, Coordenador(a) Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 14:39

Boa Tarde!

Sou contribuinte de SP e efetuei uma venda para um não contribuinte localizado no Estado do RJ com o CFOP 6.108 e por um lapso destaquei o ICMS a maior, de acordo com o artigo 63 do RICMS/SP eu posso me recuperar do imposto pago a maior diretamente no livro de apuração do ICMS '' Outros Creditos'', porém eu queria saber o seguinte eu preciso da declaração assinado pelo cliente conforme prevê o artigo 166 do CTN de que não se creditou do respectivo imposto destacado na nossa Nota Fiscal de venda, ainda que o cliente seja não contribuinte............

Cosmo Luiz de França
Contador
CLF Assessoria Contábil e Tributária

[email protected]
Fone: (11) 96629-8576 (Claro) / 96467-4634 (Tim) e 94600-4634 (Oi)
Skype: cosmo.luiz
http://consultoriatributariaefiscal.blogspot.com.br/
Dimitry Pedrosa

Dimitry Pedrosa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 15:46

Olá Cosmo de França,

Sou contribuinte de SP e efetuei uma venda para um não contribuinte localizado no Estado do RJ com o CFOP 6.108 e por um lapso destaquei o ICMS a maior

De acordo com o artigo 63 do RICMS/SP eu posso me recuperar do imposto pago a maior diretamente no livro de apuração do ICMS ''Outros Creditos''. (Já está respondida)

porém eu queria saber o seguinte eu preciso da declaração assinado pelo cliente conforme prevê o artigo 166 do CTN de que não se creditou do respectivo imposto destacado na nossa Nota Fiscal de venda, ainda que o cliente seja não contribuinte

A Portaria CAT 83/91, em seu art. 1º, § 2º, estabelece a declaração mencionada por você como requisito obrigatório para que a apropriação do crédito destacado a maior seja possível. No caso de não contribuinte, não vejo que esse requisito seja lógico, logo, desnecessário.

Gostaria de aproveitar e elogiá-lo pelas informações mantidos no seu blog.

Forte abraço!
Dimitry Pedrosa
------------------------------------------
>> http://dimitrypedrosa.com <<
------------------------------------------

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.