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Balanço de Abertura

Luciana Costa

Luciana Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 23:50

Boa noite,

Estou fechando com um cliente - meu segundo cliente - o qual não faz escrituração desde que saiu da inatividade - julho de 2012. A empresa é tributada pelo Lucro Presumido. Em 2013 e até este mês, ele iniciou anotações de Livro-caixa (planilha). Seus impostos estão pagos e em dia e ele apresentou também Recibos de todas as Declaração - obrigações acessórias - que fez: DACON, DCTF, DIPJ e EFD-Contribuições. Desde a reativação da empresa, ele não mais recebeu pró-labore. Consta um valor de saldo de caixa no Livro, o qual não corresponde com a realidade (não há dinheiro em "caixa"). Peço ajuda nas seguintes perguntas:
- O saldo do Caixa existente no Livro-caixa deve ser lançado na Abertura OU devo deixar saldo zero?
- Há somente um bem no imobilizado - um computador - no valor de R$152,00 no Balanço de 2007, o qual não existe mais. Devo lançar na Abertura e dar baixa depois OU nem lançar?
- O que fazer com os saldos de "Bens Numerários" do Balanço de 2007?
- O que fazer com saldos de "Obrigações a pagar" (INSS, PIS, Cofins, Contrib. Social e Pro-labore) , "ISS a pagar" e "Provisão para IR" do Balanço de 2007? Lançar na Abertura? Buscar comprovantes de pagamentos e dar baixa em seguida?
- Por fim: devo lançar as guias de impostos que a empresa deverá pagar em maio, cujo os fatos geradores já ocorreram (ele emitiu duas Notas Fiscais neste mês de Abril)?
Li vários tópicos sobre o assunto, mas não consegui trazer as respostas claras ao meu problema. Espero que alguém possa me ajudar de modo bem pragmático, pois tenho dúvidas e incertezas de alguém que está começando na profissão.
Obrigada!!
Luciana

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 08:24

olá, aconselho a iniciar o balanço c/os saldos reais: caixa (minunciosamente conciliado), do banco(s) (c/c. + aplicações financeiras), demais valores a receber, bens do imobilizado, impostos e demais contas a pagar; o livro caixa deve ser conciliado mensalmente até se chegar no seu saldo real; o livro caixa, obrigatório p/as empresas tributadas pelo lucro presumido, compõe no seu saldo toda a disponibilidade financeira da firma, ou seja dinheiro em espécie + o(s) saldo(s) de c/c. e aplicação(oes) e investimento(s) de curto e longo prazo.

bom dia!

Luciana Costa

Luciana Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 27 abril 2014 | 04:51

Muito obrigada Telmo! Vi que o livro-caixa não está muito "exato". Há despesas pagas e não lançadas e também lançamento em duplicidade de outra despesa. Vou organizar. O Balanço de Abertura conterá apenas Caixa com o saldo atualizado pelo real contido em caixa; Banco com saldo comprovado por extrato; Capital, que já foi integralizado; Contas e Impostos a pagar. Já que as NF emitidas em Abril eram à vista e já foram recebidas e não há nenhum bem na empresa com comprovação, não haverá Contas a receber nem Imobilizado. Em seguida, registrarei o proprietário na folha de pagamento para gerar pró-labore e previdência. E penso ser só, pois não há funcionários.
Se observar que me esqueci de alguma coisa, por favor, avise-me.
Grata,
Luciana

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 10 anos Domingo | 27 abril 2014 | 05:14

olá, anote estes apontamentos (e os outros que virem a aparecer), numa planilha do excel, pois estas informações vão ser muito útil numa reunião c/teu supervisor, chefe, gerente (o dono do escritório de contabilidade onde vc trabalha) ou se for vc o proprietário do escritório ou que é vc que ocupa cargo de supervisão, chefia ou gerência .

boa noite!

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