Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 2.407

Contabilização de moldes

weslley rosseti oliveira

Weslley Rosseti Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 15:29

Boa Tarde!

Estou com uma dúvida:

Um cliente meu possui uma indústria, fabrica peças para veículos, e essas peças são fabricadas através de moldes, porém esses moldes a própria empresa é quem fabrica, um dos donos é engenheiro, compraram máquina de torno e fresa, fazem o projeto, compram a chapa de aço para fazer o molde e então os fazem e os usam para criar o produto da atividade operacional de empresa.

Minha dúvida é: Como posso contabilizar esses moldes, eles se enquadrariam em ativo da empresa? Sofre depreciação? Se as duas respostas são positivas, como estipular um valor para este molde? Apenas o custo da chapa de aço + os materiais utilizados nas máquinas do torno?

Pesquisei mas não achei nada referente isso.
Outra questão é: A empresa pode fazer isso? não tem a ver com o CNAE dela, porém ela usa apenas para a produção, o que me leva a crer em ser custos, mas esses moldes são resistentes e duram a vida toda, apenas com o tempo se faz manutenções no aço e ele volta a funcionar perfeitamente...

Desde já agradeço

Weslley Rosseti

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.