x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.600

Antecipação de ICMS

Letícia Oliveira

Letícia Oliveira

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar
há 9 anos Quinta-Feira | 12 junho 2014 | 09:58

Bom dia, estou com uma nota de uma licença de uso de um programa de nota fiscal, a empresa é de SC, a empresa que comprou é Mineira e optante pelo simples. A licença veio na nota como Isenta e sem NCM, estou tentando achar informações para saber se há antecipação de ICMS e sim de quanto.

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 4 julho 2014 | 10:18

Letícia,

A licença é um direito de uso. Para que se caracterize a incidência do ICMS é necessário que haja a circulação de mercadoria. Diante disso, não é devido a antecipação.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com
ELCIO CONCEICAO SANTANA

Elcio Conceicao Santana

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 06:05

"Letícia,

A licença é um direito de uso. Para que se caracterize a incidência do ICMS é necessário que haja a circulação de mercadoria. Diante disso, não é devido a antecipação. "


----------------

Lucas, não sei se essa tua resposta prevalece para o meu caso que é semelhante ao da Letícia.

Aquisição interestadual de "software não personalizado" , também denominado software de prateleira, para USO (não vamos comercializar).
Empresa de Minas Gerais comprando de fornecedor em São Paulo.
Itens da nota:

Item 1- Kit de Suporte Informático ( Mídia) - NCM 85234920 - Valor 10,00 - CFOP 6404 - veio destacado ICMS ST

Item 2- Autodesk Autocad - NCM 99 - Valor 10.000,00 - CFOP 6933 - CST 290 (sem destaque de BC ICMS e de valor ICMS)

Não gerei DIFAL para recolhimento do ICMS em cima do item Autodesk Autocad, por entender que o mesmo trata-se de licença de uso, configurando serviço.
Porém, ainda estou com a pulga atrás da orelha, receioso de futura fiscalização e já se foram umas 5 notas desse tipo de operação, de valor alto e que não fora recolhido
o ICMS.

Quem puder me responder, por favor cite a base legal.

Obrigado!

Elcio Santana
whatsapp Oculto (pode adicionar, quem puder ajudar)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.