Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 25.498

Capital Social MEI

patricia

Patricia

Iniciante DIVISÃO 2, Confeiteiro(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 13:24

Sou confeiteira há 2 anos e durante esse tempo que tenho trabalhado informal investi cerca de R$13.000,00 em equipamentos e manutenção do meu negocio. Agora quero me formalizar e na abertura do MEI devo declarar esse valor ou um valor mais baixo? E quando eu for fazer a primeira declaração de imposto (MEI) preciso comprovar a origem deste capital social?

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 junho 2014 | 13:29

Patrícia,

A declaração do MEI se refere ao rendimentos ganhos durante o ano anterior.

O fato de você ser MEI não a obriga a declarar imposto de renda de pessoa física, isso se não entrar em outra obrigatoriedade.

Capital Social é o valor usado para início das operações da empresa, portanto deve ser pensado no capital de giro (se o capital social for composto apenas de valores monetários).

Se acaso 13 mil reais forem suficientes para o capital de giro da empresa pode ser declarado esse valor.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Juliana

Juliana

Iniciante DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 9 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 13:50

capital social é a mesma coisa que capital de giro?
preciso contabilizar todas as despesas, desde internet (vou abrir uma loja online), embalagem, os produtos em si, telefone, registro de domino de site e etc?

não tem problema meu capital social ser muito a maior do que o valor maximo de lucro de uma empresa mei?
exemplo: meu capital social girar em torno de uns 15 mil ?

Amaro Neto

Amaro Neto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 14:37

Juliana!

O Capital Social é o valor necessário para fazer uma empresa se constituir e iniciar suas atividades até que consiga gerar recursos próprios que sejam capazes de se sustentar. Geralmente, entende-se por Capital Social o montante inicialmente investido para se iniciar um negócio. O valor necessário de Capital Social pode ser previsto por meio de um estudo que irá compor o plano de negócios, que é um instrumento de planejamento onde é previsto todos os investimentos necessários para fazer uma empresa começar a operar.

Capital de giro é outra coisa. Capital de giro é a soma responsável por sustentar a empresa no dia-a-dia. Ele é usado para suprir as necessidades do financeiro da empresa. Estes valores giram entre o estoque, o contas a receber, contas a pagar, caixa e contas bancárias. O capital de giro líquido é um indicador que mostra a capacidade da empresa em gerenciar suas dívidas com fornecedores e seus créditos com clientes, e, pode ser obtido na seguinte formula: Ativo circulante - Passivo circulante. Numa empresa que está começando suas atividades pode-se dizer que para dar início a este giro de capital usa-se parte do Capital Social.

Quanto ao lucro você pode entende-lo como um rendimento que você obtém do valor que foi investido (Capital Social). Neste sentido, é normal que o Capital Social seja bem maior que o lucro gerado pela empresa.

Tentei simplificar a explicação, espero ter ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.