Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 14.014

Doações e amostras de empresa do Simples Nacional

Priscila Ferraz Raimundo

Priscila Ferraz Raimundo

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Domingo | 20 julho 2014 | 17:29

Olá pessoal,
estou com uma dúvida, como não tenho muita experiência na área,se alguém puder me ajudar agradeço.
Estou com uma indústria do Simples Nacional, e ela quer distribuir algumas amostras grátis de sua produção, porém a legislação para as amostras grátis é uma quantidade muito pequena,acredito eu. E por isso pensei em emitir a nf-e como de doação que pode ser uma quantidade maior. Será que tem grandes diferenças? Será que pode ocorrer a tributação mesmo sendo uma empresa do Simples Nacional?

"Sem o esforço da busca torna-se impossível a alegria da conquista"
HEMERSON SUTIL DE OLIVEIRA

Hemerson Sutil de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 9 anos Domingo | 20 julho 2014 | 18:37

Boa tarde Priscila,

Por se tratar de empresa optante pelo Simples Nacional, desde que a remessa em questão realmente não gere nenhum tipo de receita direta para a empresa, ela será isenta de tributação, pois se olharmos que diz o texto do Art. 18 da lei 123/2006, ele fala que a base de cálculo do imposto será o valor da receita auferida no mês, como a remessa não gera receita direta para empresa não deve ser tributada, e essa regra se aplica tanto para doação como para amostra grátis, e nesse caso recomendo que emita a nota fiscal com CFOP de amostra grátis que retrata a operação que realmente esta sendo efetuada.

Hemerson Sutil de Oliveira
Fabio Gama Pereira

Fabio Gama Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 20 julho 2014 | 20:23

Recomendação: