Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 5.295

Alterar CNAE - Procedimentos

Ronaldo Lima

Ronaldo Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 11:31

Formei-me recentemente e gostaria de ajuda quanto aos procedimentos que devo tomar.
Sou sócio de uma empresa com CNAE: 85.99-6-03 - Treinamento em informática que está sem atividades no momento, e estava aguardando meu CRC para que eu mesmo pudesse dar baixa e não ter que pagar o outro contador.
Acontece que no início deste ano resolvi cadastrar essa escola de informática no simples nacional pois desejo alterar o CNAE para 61.10-8-03 – “Serviços de comunicação multimídia” e não mais dar baixa.
Como a empresa está parada e agora já tenho o meu CRC queria saber que procedimentos devo tomar para alterar o CNAE, e o que devo fazer para saber se não gerou nenhuma multa o fato de não ter nenhuma movimentação.
Quais certidões devo requerer? E com o contador atual devo requerer apenas o contrato social? Espero a compreensão de todos, Desde já, muito obrigado.

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 11:56

Olá Ronaldo,
O primeiro passo é você verificar perante os órgãos federais, estaduais,e municipais se existe alguma pendência para o CNPJ existente como declarações atrasadas, impostos não recolhidos... entre outras obrigações que podem inviabilizar a alteração...
Após verificação concluída e eventuais pendências sanadas... você pode solicitar alteração contratual perante a junta comercial do seu estado, RFB e município...
Assim você poderá exercer sua atividade devidamente legalizado.

Espero ter ajudado.
Abs.

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]
Felipe Batistela

Felipe Batistela

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 13:59

Olá Ronaldo.

Primeiramente você vai ver se não há nenhuma pendencia nas órgãos federais, estaduais,e municipais como disse nossa amiga Cristina acima.
Fazendo isso e estando tudo okey, você vai precisar dar entrada no que quer alterar no seu CNPJ. CNAE, Endereço, Contador Responsável, etc.
Você faz tudo isso pelo coleta web no site da Receita Federal.
Fazendo isso tem que protocolar o DBE junto com o processo de alteração de dados na Junta comercial do seu estado, depois a parte municipal.

Att, Felipe.

Andrey Spinelli

Andrey Spinelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 16:28

Ronaldo,

se o sr. não irá mais baixar a empresa,

é só fazer a alteração contratual e mandar para a junta do comercio do seu estado.

Abertura, Alteração, Baixa de empresas.
Abertura de I.E.p/ Produtor Rural
confecção de contratos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.