Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 667

Contribuição INSS desempregada e grávida

VANESSA CRISTINE DA SILVA DE ALMEIDA

Vanessa Cristine da Silva de Almeida

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 18:21

Boa tarde Pessoal.

Recebi este questionamento de um cliente e gostaria de uma orientação, pois não é muito minha área.

"Boa Tarde

Estou desempregada a um ano e cinco meses, e estou gravida de três meses se eu começar a contribuir agora consigo retirar meu licença maternidade, sendo que tenho so dois ano de contribuição?"



Agradeço a ajuda.

Vanessa C. S. de Almeida
Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 19:38

Boa noite!

Vanessa Cristine da Silva de Almeida,

Sim, o segurado do INSS mantem a qualidade de segurado até 1 anos apos o fim das contribuições (para segurados com ate 119 contribuições) e mantém até 2 anos (120 contribuições para frente) no seu caso você já perdeu a qualidade de segurada, pelas suas contribuições ( 1 anos e 5 meses) todavia a legislação prevê que a segurada para retornar até a qualidade de segurada precisa contribuir com um terço da carência exigida para o recebimento do beneficio, desta forma para receber salario maternidade basta que você contribua com 3 contribuições e retornara a qualidade de segurada, 4 contribuições (auxilio doença). Assim como você esta desempregada poderá contribuir como segurada facultativa e a partir do nascimento da criança requerer o beneficio. (precisará de no minimo contribuições pagas no prazo antes do nascimento da criança

Parabéns pela criança, um abraço,

Tiago de Lannes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.