x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 10.489

Demonstrações contabeis entidades sem fins lucrativos

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Domingo | 10 agosto 2014 | 19:25

oi, segue os sites que poderão lhe ajudar:

>> manual de procedimentos contábeis p/fundações e entidades de interesse social << neste manual têm os modelos das demonstrações contábeis

Oculto-phpapp01(1" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www2.mp.pa.gov.br).pdf

>> caderno de procedimentos aplicáveis a prestação de contas das entidades do terceiro setor

portalcfc.org.br

boa noite!

Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 10:11

Bom dia.

Tenho um cliente que é uma entidade sem fins lucrativos, especificamente, um sindicato. Ele está solicitando uma "Declaração de Faturamento". Gostaria de saber qual a nomenclatura a ser utilizada, já que a entidade recebe contribuições de seus associados. Há um modelo para tal declaração?



Att.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 8 dezembro 2014 | 13:20

Juliana

A Declaração de faturamento, geralmente é solicitada pelos bancos para abertura de conta ou financiamento. Alguns bancos possuem seus formulários próprios, caso contrário, na sua declaração a nomenclatura fica como declaração de faturamento normal.

Na declaração deve constar todos os dados do sindicato, como: CNPJ, Cadastro no CCM, Inscrição Estadual se houver, endereço completo e nome do dirigente responsável. E abaixo desse texto, relacione as receitas dos últimos doze meses.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Eliz

Eliz

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 dezembro 2014 | 13:34

Boa tarde pessoal, o meu município criou um Fundo Municipal de Cultura. Já criei o CNPJ para o mesmo, porém agora tenho que dar prosseguimento a contabilidade deste e explicar ao pessoal o que terão de me apresentar para que eu possa fazer as devidas declarações.

Vocês poderiam me auxiliar?

Obrigada!

Eliz

Eliz

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 09:05

Bom dia Victor Hugo,

Tenho muitas dúvidas de quais as demonstrações contábeis devo entregar anualmente e também quais guias recolher e aspectos fiscais observar para este tipo de empresa (fundo). Então gostaria de um auxílio neste sentido, por enquanto somente criei o CNPJ para o mesmo.

Desde já agradeço pela atenção!

Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Prata DIVISÃO 5, Analista Sistemas
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 09:15

Bom Dia Eliz

Ja fiz a contabilidade do Fundo Municipal de Saúde de minha cidade, obviamente que não sei o critério que você utilizou nem quem te passou as informações de como criar o fundo, mas em tese, ele deve ter sido criado por lei municipal, esses fundos devem seguir o padrão da contabilidade pública ditados pela lei 4.320/64.
Por haver recursos públicos envolvidos, modestamente acho, que ele deveria apenas ser um órgão dentro da contabilidade municipal, com orçamento próprio e suas despesas serem empenhadas juntamente com a despesa municipal.

Salvo melhor entendimento, vejo que é assim que funciona.

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.
Eliz

Eliz

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 10:35

Bom dia Mauricio,

O Fundo Municipal de Cultura, ao qual me refiro, foi criado por uma lei municipal e regulamentado por decreto municipal. No caso você acha que o fundo deve ter orçamento próprio dentro da minha secretaria, mas sua contabilidade deve ser feita juntamente com a contabilidade do município?

Obrigada!

Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Prata DIVISÃO 5, Analista Sistemas
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 10:48

Bom dia Eliz

Exatamente, fazendo um exercício simples, quais serão as receitas do seu Fundo Municipal de Cultura? As receitas dele não serão parte de alguma receita própria do município? ou Taxa e Expedientes arrecadas por guias municipais ? Então serão receitas do município.
Do outro lado, quais as despesas deste fundo, se ela tiver funcionários, eles devem constar da folha de pagamento dos município, as despesas do fundo também deverão ser empenhadas na contabilidade central, ademais a "peça orçamentária" é única, no âmbito municipal engloba o executivo, o legislativo e porventura, se houver, as autarquias municipais.

Para um melhor entendimento sobre isso, você deve consultar a empresa que presta assessoria de contabilidade e gestão orçamentária do seu município.

Este é, salvo melhor juízo, o meu modesto entendimento.

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.
Eliz

Eliz

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 09:54

Bom dia pessoal, tenho uma nova dúvida

Como já mencionei na pergunta anterior, criamos aqui um Fundo Municipal de Cultura e o mesmo está para receber doações de pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Pesquisei bastante sobre incentivos fiscais que PJs tributadas pelo Lucro Real podem receber no caso de doações, porém fala de fundo municipal da criança e do adolescente, fundo municipal do idoso e com relação à cultura fala da Lei Rouanet (incentivos e isenção para empresas que fizerem doações e patrocínios ao Fundo Nacional de Cultura ou aderirem ao Vale Cultura).

Aí está minha dúvida, no caso de as empresas fizerem doações ao Fundo Municipal de Cultura essas terão direito à incentivos fiscais? Como farei o lançamento dessas doações na contabilidade do Fundo? Qual comprovação devo entregar às PFs E PJs que fizerem as doações?

Abraço pessoal,


Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 16:48

Boa tarde !
Tenho a seguinte situação: empresa sem fins lucrativo com atividades voltadas para os aposentados, realiza a venda de camisetas para os associados. Essa venda é caracterizado como receita ou contribuição? Ou existe outra denominação para este tipo de operação?

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.