x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 19

acessos 8.518

Auxilio Calculo Financeiro

Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 20 março 2008 | 11:25

Alguém pode me auxiliar num calculo de emprestimo?

Valor total no fim das parcelas 17.856,00
Valor Parcelas 496,00
Prestações 36X
Juros 1% ao mês
Quero descobrir o valor sem os juros?

Ja fiz na HP e deu 12.480,00
mas não entendo tanto assim dessa calculadora e fiquei na duvida, pois se eu calcular e pedir o valor da prestação, da outro valor....

Obrigada

Maricleide Medina Marques

Maricleide Medina Marques

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 20 março 2008 | 13:02

Boa Tarde Karin.

Bom este calculo financeiro feito na calculadora financeira ´s simples, porém como vc diz que não tem intimidade posso ajuda-la mais para isso énecessário saber o seguinte.
1º) Que tipo de Emprestimos?
2º) São parcelas Fixas?
3º) Existe mais alguma tx de adesão tipo Tac, ou jrs imposto imbutido tipo IOF
4º) Ou realmente é só as informações acima

se vc tiver uma calculadora HP 18BII o procedimento é o seguinte

VP= é a pergunta
VF= R$ 17.856,00
i = taxa de jurois 1% a.m
n = 36 é o periodo

se tiver mais alguma coisa embutida vc tem que acrescentar ao principal,como vc não sabe vc terá que achar o quanto corresponde tipo o IOF se for o caso acha do montante final, a tac se for o caso, entendeu...boa sorte duvidas Post

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 20 março 2008 | 13:49

Tipo...............................Composto
Cálculo Realizado..........Valor Presente
Valor Presente...............R$ 12.480,00
Valor Futuro..................R$ 17.856,00
Tipo de Taxa.................Mensal
Taxa (%)......................1%
Tipo Prazo....................Mensal
Prazo(Mês)..................36


VP=12.480,00. Exatamente o valor achado por Vossa Senhoria. Cálculo efetuado no site abaixo:

http://www.drcalc.net/

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Dirnei Laus Netto

Dirnei Laus Netto

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Administrativo Financeiro
há 16 anos Terça-Feira | 25 março 2008 | 10:19

Senhores

Desculpe discordar, porém ela cita que serão 36 parcelas de R$ 496,00, portanto o soma das parcelas não entra no calculo.

assim

pmt = (496,00)
i = 1
n= 36

Se a primeira parcela for depois de um mês mod "fim" ou "end"
e pede-se o valor de PV que resulta em R$ 14.933,32.
O calculo daria os R$ 12.480,00 caso ela fosse pagar uma parcela só no final de 36 meses

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 09:26

André Luiz:

Se a faculdade foi taxativa ao exigir a calculadora HP, endosso a opinião de Dirnei.

Saiba que quando fiz minha faculdade utilizei apenas uma calculadora científica (que tenho até hoje) porque para matemática financeira muito utilizamos as operações de radiciação, exponenciação e logarítmos.

Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Andre Luiz Marcelino

Andre Luiz Marcelino

Iniciante DIVISÃO 5, Consultor(a) Negócios
há 15 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2008 | 13:11

dirnei laus e ricardo cardoso, agradeço a dica de vocês dois, mas ainda continuo na dúvida de qual das tres hps preciso comprar, salientando que como pretendo atuar na área contabil a calculadora seria usada o meu trabalho também, não apenas na faculdade. portanto ainda conto com suas opiniões de qual a melhor para se comprar....se puderem me auxiliar desde já lhes agradeço,

obrigado.

Dirnei Laus Netto

Dirnei Laus Netto

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Administrativo Financeiro
há 15 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2008 | 13:28

Caro Andre

Tecnicamente falando, as HP12C antigas na cor dourada tem menos mémoria para programação e para calculos de fluxo de caixa. A Série Platinum além de ter mais memoria tem a possibilidade de correção durante a digitação, ou seja, pode-se corrigir apenas o ultimo algarismo digitado sem ter que digitar o numero inteiro novamente. Em resumo, são poucas as diferenças entre elas. Mas alerto de que tanto na faculdade com na vida profissional o uso será restrito a pequenos calculos, ou melhor, a questões rápidas de serem resolvidas, do tipo: Calculo de prestações, juros, TIR e IRR de fluxos de no máximo 12 parcelas, planilhas de apropriações de financiamentos ou emprestimos bancarios de poucas parcelas entre outras operações. Porém quando se tratar de coisas maiores e mais complexas você poderá fazer na calculadora se tiver um bom raciocínio lógico e boa memória para acompanhar os resultados obtidos e necessitará de uma memória de cálculo no papel, pois a calculadora não tem impressora. Portanto, garanto a você que voce acabará fazendo estes calculos mais complexos em planilha eletrônica (EXCEL). Portanto meu colega, não gaste dinheiro a toa, compre a mais barata. OK VALEU

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2008 | 13:35

Andre Luiz Marcelino


Todas calculadoras HP são mundialmente conhecidas pela qualidade e adotadas pela praticidade.

Todas são boas e a aquisição depende apenas de sua disposição de desembolso de uma quantia razoável.

Suponho que todas fazem igualmente as mesmas operações financeiras mais usadas, e provavelmente as mais avançadas fariam cálculos muito mais complexos que nunca saberíamos quando seriam utilizados. Somente lendo o manual delas você saberá a diferença de uma para outra, em termos de cálculos mais avançados.

Na faculdade, durante as aulas de matemática financeira, basicamente, a partir de exponenciação, radiciação e logarítmos, trabalhamos com:
Juros simples
Juros compostos
Descontos
Taxa equivalente
Taxa efetiva
Financiamentos
Cálculo de valores presentes, autuais e futuros
SAC (sistema price, sistema francês, etc.), com incógnitas em taxa, tempo e valor do capital
etc.

Se tudo isto eu fiz com uma calculadora científica (R$ 58,00), tranquilamente a HP mais básica de todas faria isto também. Portanto, a escolha cabe a você, considerando a aplicabilidade (real necessidade) e também levando em conta que ao longo do tempo o valor de mercado dos equipamentos mais modernos tem menor desvalorização.

Boa sorte

PS: Em meu trabalho uma HP financeira nunca me fez falta e quando preciso fazer alguns cálculos financeiros uso a minha surrada calculadora científica, às vezes faço o cálculo "na unha", e quando estiver disposto montarei uma planilha no Excel, com tábua de juros e tudo

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Dirnei Laus Netto

Dirnei Laus Netto

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Administrativo Financeiro
há 15 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2008 | 13:53

Boa tarde, Ricardo

O termo "na unha" que usou me fez lembrar quando eu trabalhei em uma financeira (Bamerindus) em 1983, que tivemos que desenvolver uma formula para calcular as prestações de carne de financiamento, onde as parcelas venciam em datas diferentes (devido a sábados e domingos) "dia da graça", imbutindo os juros destes dias nas parcelas, mantendo os valores iguais das parcelas.

Ou seja, se calculassemos a TIR do fluxo diário dava a taxa mensal no calendário civil.

Meu amigo, me vi louco na época, partindo das formulas para montar o programa do computador, e pior, na época os programas de computação só admitia as quatro operações, dai voce faz idéia do "NA UNHA".

Parabens pelo seu parecer ao colega Andre

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2008 | 14:13

Dirnei Laus Netto


De certa maneira, esta ocaisão específica (embora tenha sido estafante) positivamente contribuiu para com o aprimoramento do raciocínio lógico; após encontrarmos a almejada solução para estes probleminhas de cálculos que nos deixam irritados, para o resto da vida levamos isto em nossos conhecimentos. Isto é como andar de bicicleta ou nadar: nunca nos esquecemos.

Muitas pessoas (99,98% de meus alunos) pensam que matemática resume-se a cálculos e mais cálculos, e no mesmo momento os oriento: Matemática não significa "contas", e sim, raciocínio puro que é empregado para se calcular corretamente. Tudo à nossa volta envolve matemática: as horas do dia, a distância de casa ao trabalho ou escola, nossos rendimentos, nossos orçamentos domésticos, nosso tempo de vida, o formato das mesas, etc. (falei demais...)


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Dirnei Laus Netto

Dirnei Laus Netto

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Administrativo Financeiro
há 15 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2008 | 14:22

Prof Ricardo

Também já lecionei matemática "financeira" e sempre recomendei a meus alunos que aprendesse a jogar xadres para desenvolver o raciocínio, mas hoje em dia eles só sabem jogar no computador.
Para ver a aplicabilidade da matemática, recomendem a assistir o seriado "Number" da TV a cabo.

Meus votos de Saude, Força e União

Karin

Karin

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2008 | 16:52

André.

Recomendo a Gold (dourada) nunca me deu problemas....houve boatos que a série Platinum saiu com alguns defeitos...mas dai nao garanto...


até mais.

Andre Luiz Marcelino

Andre Luiz Marcelino

Iniciante DIVISÃO 5, Consultor(a) Negócios
há 15 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2008 | 08:07

Meus Amigos lhes agradeço a atenção e pela ajuda fornecida. Suas sugestões me foram muito úteis e me auxiliará bem na escolha dessa calculadora e também no futuro ambiente de trabalho, pois também concordo com o Prof. Ricardo Cardoso quando diz que a matemática não se resume apenas a cálculos, mas infelizmente nós jovens que vivemos na era da tecnlogia nos prendemos tanto aos meios eletrônicos que já nos esquecemos de fazer contas usando o raciocínio lógico. A dica do xadrex dada pelo Prof. Dirnei me agrada bastante e com certeza vou aproveitá-la.
Karin também ja ouvi dizer que a Gold é muito boa e vou aproveitar sua opinião na escolha também.

Muito obrigado por me ajudarem

Saudações.

Wesley Frankly Costa dos Anjos

Wesley Frankly Costa dos Anjos

Iniciante DIVISÃO 1, Musico
há 12 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 22:50

Meus amigos me ajudem na resolução dessa questão. Fico Agradecido.

1) Uma operação, com Letras do tesouro, que tem 39 dias para seu vencimento e está sendo negociada a uma taxa de rentabilidade de 1,2% ao mês, sob o regime de capitalização simples, terá uma taxa de desconto simples anual de:

a) ( ) 124,61%a.a.;
b) ( ) 12,46% a.a.;
c) ( ) 14,18% a.a.;
d) ( ) 14,41%a.a.

Wesley Frankly Costa dos Anjos

Wesley Frankly Costa dos Anjos

Iniciante DIVISÃO 1, Musico
há 12 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 22:54

Outra questão que não conseguir resolver, pois estou estudando para o exame de suficiencia. Valeu pela atenção

2) Determinada empresa tomou emprestado em 1º-9-2002, a importância de $ 30.000,00, sendo pactuado para pagar o montante da dívida em 30-4-2003, corrigido pela variação dos índices do IGP-M (FGV), acrescido de juros simples de 0,5% ao mês é de:
Variação do IGP-M (FGV)
30-9-2002 2,4%
31-10-2002 3,87%
30-11-2002 5,19%
31-12-2002 3,75%
31-01-2003 2,33%
28-2-2003 2,28%
31-3-2003 1,53%
30-4-2003 0,92%
O valor do montante a ser pago na data do vencimento será de:
a) ( ) $ 34.642.58
b) ( ) $ 37.345,58
c) ( ) $ 38.174,85
d) ( ) $ 38.839,46

email: @Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.