Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.122

quando que uma empresa é obrigada a emitir balanç

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 16 anos Sábado | 22 março 2008 | 20:12

ola , boa noite a todos,

eu quero saber o seguinte : quando é que uma empresa pode ser contabilizada atraves do livro caixa ?
existem valores maximo de faturamento para que essa empresa possa ser contabilizada pelo regime de balanço ?
existem leis para isso , porque a empresa que contabilizo é atraves do livro caixa , e ela fatura serca de 300.000 mes esta correto isso ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Domingo | 23 março 2008 | 00:28

Boa noite Natalício,

Ainda que não se esgote, muito se tem comentado acerca do Regime de Caixa, de competência e da obrigatoriedade (ou não) de se manter a escrituração contábil regular em todas as empresas.

Clique aqui para ler os comentário do Claudio acerca das "diferenças" entre os dois regimes, e aqui para ter acesso aos comentários, legislação e orientações acerca do assunto no Banco de Dados do Fórum.

Clique aqui para ler sobre a obrigatoriedade de se manter a escrituração regular para todas as empresas, demonstrada no apropriado comentário elaborado pelo Wilson e endossado pelo Luiz.

...

Vasconcelos Reis Wakim

Vasconcelos Reis Wakim

Iniciante DIVISÃO 5, Professor(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 24 março 2008 | 17:07

"eu quero saber o seguinte : quando é que uma empresa pode ser contabilizada atraves do livro caixa ?
existem valores maximo de faturamento para que essa empresa possa ser contabilizada pelo regime de balanço ?
existem leis para isso , porque a empresa que contabilizo é atraves do livro caixa , e ela fatura serca de 300.000 mes esta correto isso ? "


Boa tarde Natalício,

Pela sua descrição, e pelo que pude ver até hoje, uma empresa com um faturamento mensal, na casa de R$ 300.000,00 ela deve manter uma escrituração contábil regular (Livro Diário, Razão, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, e outras demonstrações contábeis que se fizerem necessárias).

Com relação à legislação, procure o Regulamento do Imposto de Renda de 1999 (RIR/99) no site da SRF e as leis federais Lei nº 6.404/76 e sua alteração Lei nº 11.638/07.

Está é minha opinião, salvo melhor juízo.

Vasconcelos Reis Wakim
Contador CRCMG 082870/O-8 T-TO
Mestrando em Desenvolvimento
Regional e Agronegócio - UFT/TO

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.