Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 3.303

Micro empreendedor individual se enquadra nas atividades de

Nizar Soares

Nizar Soares

Iniciante DIVISÃO 1, Diretor(a) Vendas
há 9 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 16:13

Sou micro empreendedor individual e tive a informação que a partir deste mês os MEI se enquadram nas atividades de intermediação de vendas.
Porque na atualização cadastral no site do MEI não consta nenhum CNAE semelhante?
Qual o CNAE que podemos usar para emitirmos a nota de serviços de intermediação de venda?
A distribuidora está me solicitando uma nota fiscal de intermediação de vendas e não consigo atualizar meu CNAE de MEI para intermediação de vendas.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 25 agosto 2014 | 20:31

Boa noite Nizar

Sou micro empreendedor individual e tive a informação que a partir deste mês os MEI se enquadram nas atividades de intermediação de vendas.

Por enquanto este informação não procede. A intermediação de negócios é atividade impeditiva a opção pelo MEI.

Esta atividade foi recentemente permitida no Simples Nacional, entretanto só será possível a adesão a partir de 01/01/2015.

...

José

José

Bronze DIVISÃO 5
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 00:27

Nizar Soares ,
Estou prestes a entrar em uma situação como a sua, conseguiu alguma solução?
Saulo Heusi ,
Mesmo a atividade sendo impeditiva, é possível tecnicamente o MEI realiza-la (propositadamente) e ser desenquadrado da opção por MEI, por aviso até o mês seguinte ao fato gerador? A partir de quando ele seria tributado pela nova regra?

Estou especulando que seria possível o MEI, que já tem intenção de ser desenquadrado o ano que vem, exercer as atividades do Simples Nacional 2015 desde já, no caso que ele for tributado retroativamente a partir de janeiro de 2015, neste casso ele teria que pagar os impostos retroativos com juros. Que vocês acham?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.