x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.835

Pro-labore de sócio que é dono de 10% de empresa

Oriel

Oriel

Iniciante DIVISÃO 1, Vendedor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 26 agosto 2014 | 21:11

Boa noite, gostaria de saber como funciona o salário de um dono 10% de uma empresa. Exemplo, adquiri 10% de um mercado que vale 1 milhão de reais (100 mil), meu salário será 50% com o outro sócio e quando vender a empresa ficarei com 10% da venda? ou receberei 10% do salário dos sócios e ele 90%. Como funciona? desde já agradeço a ajuda!

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 08:52

Ola Oriel,

Tudo isso depende de acerto entre os socios quanto a distribuição de lucros e dividendos, procure seus parceiros e faça uma reunião sobre o assunto.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 08:59

Bom dia Oriel,

A remuneração recebida por um empresário através do Pro-Labore deve ser decidida de comum acordo entre os sócios, conforme as funções que cada um exerce na empresa, podendo ser previsto no Contrato Social.
Se o empresário só possui uma participação do patrimônio da empresa e não trabalha ou exerce nenhuma função dentro da empresa, é apenas acionista ou quotista, os direitos se restringem à distribuição de lucros, sendo distribuídos de acordo com a participação em percentual de cada sócio.
Veja abaixo alguns links sobre o assunto:
clique aqui
e aqui

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2014 | 09:22

Bom dia,
Oriel !

As retiradas de Pro-Labore, de ambos os sócios,estão definidos por uma cláusula do Contrato Social, suponho(procure dar uma lida nele e veja "Remuneração dos Sócios",por exemplo.Os Pro-Labore normalmente independem dos Lucros do negócio,bastando,apenas observar as condições financeiras da empresa.Você mesmo já declarou que os Pro-Labore,no seu caso,é igual ao do seu sócio.E que na sua empresa apenas dois proprietários,você e seu sócio.Isso não se confunde com a sua participação no Capital da empresa.Uma coisa é o Pro-Labore e outra é o valor que cada um investiu no negócio.Assim,os Pro-Labore ,estão claros,no seu caso.

Quanto aos valores investidos por um e pelo outro sócio,também estão previstos no Contrato Social,obviamente.Deve estar constando que você terá direito a 10%
dos Lucros anuais obtidos no Mercado ,enquanto o seu sócio terá direito a 90% desses mesmos Lucros apurados anualmente.A isso chamamos de Participação no Capital Social da Empresa.No caso de venda do Mercado,obviamente,além do seu valor investido (100 mil Reais),você terá direito também aos 10 % do Lucro obtido com a venda do Mercado,que chamamos de Investimento.Você só não terá direito a esses 10 % do Lucro da Venda,se houver alguma cláusula restritiva específica para esse seu direito.Não estou de posse do seu contrato,mas,minha experiência profissional,supõe que o Contrato firmado entre você e seu sócio,esteja muito bem fundamentado para atender às duas partes,no caso você e seu sócio.

Bons negócios

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.