Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 7.752

Diferencial de alíquota nas operações de mercadorias com CST

Marcos Vinícius

Marcos Vinícius

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 10:54

Bom dia,


Nas pesquisas que fiz sobre o assunto eu entendi que a mercadoria que tem ICMS-ST não tem que calcular o Diferencial de Alíquota e que a Base de Cálculo para o Diferencial de Alíquota é a mesma base de cálculo sobre a qual foi cobrado o imposto na origem, porém outra dúvida que surgiu aqui foi a seguinte:

Algumas mercadorias estão com CFOP: 6.401 ou 6.403 (mercadoria sujeita ao regime de ST) e CST 010, 110, 210 (tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária) . Sobre essas mercadorias com esse CFOP e principalmente com esse CST haverá o cálculo também de Diferencial de Alíquota? Lembrando que é uma empresa participante do Simples Nacional.

Gilson Prado

Gilson Prado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 11:05

Bom dia.
Mercadoria recebida com ICMS-ST recolhido antecipadamente não está sujeito ao Diferencial de Alíquota no destino, mesmo quando optante do simples, pois já houve o recolhimento do imposto por toda a cadeia tributaria.

Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos!!!
Fernando Gomes

Fernando Gomes

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 11:15

Bom Dia Marcos,

Entendo da seguinte forma, o produto adquirido vem de uma operação interestadual, assim para o cálculo da ST, foi aplicada a MVA que tem exatamente a função de equilibrar a diferença das alíquotas entre o fornecedor e o cliente, aqui no meu estado (MG) não recolhemos Diferencial de Alíquota quando a mercadoria adquirida ja vem com ST já inclusa no valor total da aquisição. Procedo assim em casos como estes.

Fernando Gomes
.:
Técnico Adm. / Contabilidade
[email protected]
Flávia Mara Carvalho Gonçalves Figueiredo

Flávia Mara Carvalho Gonçalves Figueiredo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 9 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 16:23

Caros colegas,

Caso uma mercadoria venha conforme o Marcos colocou, com destaque do ICMS interestadual, ou seja, incluso na base de cálculo do ICMS normal e se trata de uma mercadoria ST, onde também está destacado o ICMS ST como devo proceder perante o diferencial de alíquota? Uma vez que a cobrança sobre a mercadoria se encontra tanto na base do ST, como na base do ICMS regular???

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.