x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 61.652

Notas Explicativas

Jucelei Rodrigues de Lima

Jucelei Rodrigues de Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 10:26

Bom dia colegas,

Antes de criar este tópico fiz uma pesquisa sobre NOTAS EXPLICATIVAS só que não encontrei detalhadamente o que estou procurando. Gostaria de uma ajuda de como fazer estas notas explicativas, meu sistema contábil até tem esta opção, mas gostaria de ver um modelo prático de como fazer esta nota explicativa dentro do padrão ITG 1000.


Atenciosamente


Jucelei

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 13:55

Jucelei

As notas explicativas das pequenas e médias empresas devem constar basicamente os itens abaixo:

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
31/12/2013

CONTEXTO OPERACIONAL:

NOTA 01
Apresentação


A empresa "XXXXX", é uma pessoa jurídica de direito privado, com fins econômicos, com sede nesta Capital, à Rua ABC, 000, no Bairro doTatuapé, SP, cuja principal atividade é a prestação de serviços contábeis. Sua regência se dá pelo Contrato Social, com respaldo legal na Lei Federal nº 10.406/2002.

NOTA 02
Regime Tributário


A empresa é optante pelo regime tributário do Simples Nacional.

NOTA 03
Cadastro


A empresa " XXXXX" possui os seguintes registros e inscrições:

• Contato Social registrado no 8º Cartório de registro do Estado de São Paulo sob o nº 0000 em 03/03/2006;
CNPJ Cadastro Nacinal de Pessoas Jurídicas sob nº _______ ;
• CCM - Cadastro de Contribuintes Municipais da Cidade de São Paulo sob nº______


PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS:


NOTA 04

O sistema de contabilização, bem como as demonstrações contábeis e financeiras foi elaborado com observação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade. Houve observação aos preceitos previstos na NBC - ITG 1000, conforme resolução CFC nº 1418/2012.

NOTA 05

A prática contábil adotada é pelo regime de competência.

NOTA 06

Os direitos e obrigações da empresa estão em conformidade com seus efetivos valores reais.

NOTA 07

As aplicações financeiras quando existentes, estarão demonstradas pelo valor das aplicações acrescidas dos rendimentos correspondentes, apropriados até a data do Balanço, com base no regime de competência.

NOTA 08

As receitas da empresa são apuradas por meio de notas fiscais de serviço.

NOTA 09

As despesas da empresa são apuradas através de Notas Fiscais e Recibos em conformidade com as exigências fisco legais.



São Paulo, 31 de dezembro de 2013.


Nome e assinatura do sócio proprietário Nome e assinatura do contador

Se houver fatos relevantes, devem ser destacados nas notas subsequentes.

Espero ter ajudado


Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 11:25


Oi pessoal...
Sei que tão se esforçando em ajudar...e é complicado...
Tenho que enviar p/ licitação alguns cálculos...mas o meu Passivo Circul.não tenho...portanto '0'
Pior que tem que dar maior que 1....dando zero fica complicado entrar em licitação.
Outra situação é o que colocar na Nota Explicativa...?
Podem ajudar?
exemplo: = AT CIRC 9.976.739,24 = 0
PC 0



Grato

@Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.