x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 823

ALESSANDRA

Alessandra

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 16:48

Boa tarde!!!

Gostaria de saber qual a forma correta de lançar as notas fiscais para enviar as informações sintegra? por que pelo que entendi no manual do sintegra e também em palestras....é que temos que informar todos os dados da nota fiscal, ok. mas as empresas optantes pelo simples? tem alguns estados que estabeleceram que não precisa escriturar no livro registro de entrada o valor do icms, certo? então estamos com uma empresa que veio de outro contador que envia as informações para o sintegra de acordo com o livro de entradas!!! ou seja se a nota fiscal tiver base calculo e icms destacado, não informa!!!

Att.

Ale

Juber Roberto

Juber Roberto

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 17:07

Boa tarde, Alessandra !

empresas optantes pelo Simples Nacional não farão aproveitamento de créditos de ICMS. Então, na escrituração da entrada é passível de ser utilizado o CST "090 - Outras", fazendo com que o valor contábil da operação seja inserido na coluna "Outras" do Livro Fiscal, e no lançamento dos produtos, e o CFOP decorrente da operação a ser destinada para o produto/mercadoria/serviço adquirido: compra para comercialização ou industrialização, compra para ativo imobilizado, aquisição para uso e consumo, etc.
Nas empresas optantes pelo Simples Nacional em que faço escrituração e apuração, é dessa forma que eu trabalho, e até o momento nunca tive nenhum problema junto ao órgão fiscalizador do meu estado. Uma vez que a apuração é realizada em face ao faturamento líquido, não vê-se a necessidade de apresentar os valores de BC, alíquota e crédito de ICMS nas entradas.
Você pode, também, estar verificando outros argumentos neste tópico .

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Juber Roberto

Juber Roberto
CRC/GO 024.526/O-7
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.