x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 568

Abertura de Empresa LTDA.

Cesar Cobellas

Cesar Cobellas

Prata DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 11:06

Bom dia!
Sou um contador recém formado, e nunca estagiei/trabalhei em uma empresa aonde tenha adquirido a experiência de Criação de Empresas.
Estou com a tarefa de abrir uma empresa para um cliente, contudo, não sei por onde começar.
Começo solicitando o DBE? Realizando uma Viabilidade na Busca Prévia? Emitindo uma Consulta Prévia de local?
Obrigado!

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 17 outubro 2014 | 11:23

Cesar, bom dia

Verifique a Certidão de Uso de Solo, junto a Prefeitura local, para saber se a atividade pretendida está permitida no imóvel em que a empresa será sediada. Procure também verificar se o imóvel possuí: Planta aprovada para uso específico, Habite-se e AVCB.

Feito isso, deve-se elaborar o Contrato Social e por meio do site da Junta Comercial elaborar o cadastro web (espécie de protocolo com os dados do ato que será feito - os detalhes da Junta do RJ não sei lhe informar).

Aqui em SP, no momento de elaboração do DBE, informamos que o ato ainda não foi analisado/registrado, sendo assim, o mesmo ficará a cargo da Junta analisar.

Sendo assim enviaríamos para JUCESP: 03 Vias do Contrato Social, cadastro web e DBE (atente-se aos documentos que a Junta deve exigir, ex: documentos dos sócios).

A JUCESP analisa os documentos, registra o contrato social, libera o CNPJ e Inscrição Estadual (se for o caso).

Feito isso basta dar entrada na Prefeitura local para regularizar a Inscrição Municipal.

Lembrando que é preciso verificar se a empresa terá algum registro em Conselho Regional.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.