Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.232

Agência de Turismo que realiza intermediação de câmbio - Com

Fernanda Miranda

Fernanda Miranda

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 18:13

Pessoal,

Estou assumindo a responsabilidade técnica de um cliente.
É uma Agência de Viagens, optante pelo Simples Nacional, que realiza intermediação de Câmbio para uma instituição financeira, ou seja, ela troca a moeda e recebe uma comissão da instituição financeira.

Sei que esta empresa não poderia fazer esta operação tendo como CNAE 79.11-2-00 - Agências de viagens, não poderia ser optante do Simples Nacional por fazer atividades de intermediação de negócios e se equipara a uma financeira.
O IOF da operação é recolhido pela instituição financeira credenciada pelo banco central, a qual esta agencia de viagens intermedia.

Assim, a Agencia de viagens troca a moeda a pedido do cliente ($ 1.000,00), recebe o valor da financeira em sua conta bancária (R$ 2.500,00) e repassa esse valor deduzido da sua comissão para o cliente (cliente R$ 2.100,00 + Comissão R$ 400,00)

Como ficaria esta contabilização?

Já orientamos os riscos da operação ao cliente e o mesmo está iniciando o projeto de aprovação pelo banco central para operar como financeira e assim regularizar a empresa. Porém antes disso preciso regularizar a contabilidade.

Se puderem me ajudar!

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 16:31

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.