x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.361

Calculo de IRPJ sobre o lucro e Contribuição Social

Flavia Berto

Flavia Berto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 outubro 2014 | 16:07

Boa Tarde, estou com uma duvida, trabalho em uma empresa que e prestadora de serviço, lucro real, ela foi inicia em maio de 2014, ate o mes de agosto de 2014 ela obteve um prejuizo de 7.000.000,00, então não tinha Contribuição Social nem IR sobre o lucro para serem calculados, mas que no mes de setembro lela obteve um lucro de 2.300.000,00, preciso saber urgente como calcular esses impostos e qual a porcentagem que posso utilizar para fazer o abatimento de prejuizo.

urgente

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 24 outubro 2014 | 17:00

Boa tarde,

Como foi a forma de apuração do Lucro Real adotada para esta empresa? (anual ou trimestral)
Acompanhe: lucro real anual/trimestral

Existe o limite de compensação de prejuízos fiscais, que é de no máximo 30% sobre o Lucro Real do período avaliado. Qual é a média mensal de faturamento ou qual é a previsão do faturamento até o final de ano?

Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 29 outubro 2014 | 17:42

Flávia,

É muito importante que a empresa envie todas as despesas e que se tenha todas as notas de prestação de serviços lançadas (receitas) ou importadas; pois o impacto delas pode ser significativo na apuração do imposto.

Depois de tudo lançado e análisado, verifique o resultado da empresa. Após isso, você some ao LAIC as despesas não dedutíveis e subtraia as receitas não tributáveis se houver. Com isso, você agora terá a Base de Cálculo do IRPJ e CSLL, e em cima dessa base você poderá deduzir até 30% da base o valor referente ao prejuízo do trimeste anterior apurado.

Ao final da compensação, você poderá aplicar as aliquotas de IRPJ e CSLL sobre a nova base. Vale lembrar que antes de você aplicar a alíquota de IRPJ, você precisa adicionar a nova base os 10% do adicional IRPJ sobre a parcela que exceder R$ 60.000,00 no trimestre.

Enviei um pdf como exemplo, basta aguardar o suporte deste site liberar o arquivo.
Qualquer dúvida, é só entrar em contato.

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.