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CONTABILIDADE

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CONTABILIZAÇÃO BEN ADQUIRIDO POR LEASING

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 20 anos Segunda-Feira | 16 fevereiro 2004 | 16:01

Gostaria de saber quais os documentos legais utilizados para contabilização bens(automovel) adquiridos atraves de leasing, e no caso de venda deste ben qual o precedimento a ser adotado

Leandro Gonçalves Rodrigues

Leandro Gonçalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Coordenador(a) Contabilidde
há 20 anos Terça-Feira | 17 fevereiro 2004 | 15:44

Caro corona,

O único documento necessário para a contabilização de um leasing, é o próprio contrato do leasing, pois embora o bem esteja em seu poder, não se pode dizer que o bem é seu, pois no contrato do leasing você paga valores mensais, onde no findo contrato você terá direito de pagar o resídual no contrato estipulado. O processo é quase igual ao aluguel, mas a diferença é de que o leasing você terá direito ao pagamento resídual do bem. A vantagem é que você não deprecia o bem até o termino do contrato, e o pagmento do leasing te dá direito ao lançamento como se fosse despesa, podendo deduzir do IR

Ex. do lançamento contábil

mes a mes até o termino do contrato você irá efetuar o seguinte lançamento:

D - Despesa com Parcela de Leasing
C - Caixa/Banco
Histórico
ao pagamento da parcela de leasing nº XX referente ao bem YYYYYYYYYYYYY

após o pagamento do resídual se houver interesse em continuar com o bem:

D - Bens YYYYYYYYYYYY
C - Caixa/Banco
Histórico
Ao pagamento do valor resídual de leasing do Bem YYYYYYYYYYYYYY

obs.: após o pagamento do resídual você poderá depreciar o bem mês a mês, conforme o regime de competência
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> Gostaria de saber quais os documentos legais utilizados para contabilização bens(automovel) adquiridos atraves de leasing, e no caso de venda deste ben qual o precedimento a ser adotado
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Rose Liboredo

Rose Liboredo

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2008 | 16:07

Srs. Peço desculpas se vou fazer uma pergunta que já exista, mas n/encontrei ainda uma que me esclareça e que me dê certeza do q/estou fazendo. Nos lançamentos contabeis qual a diferenca de 01 leasing p/ um finame? Penso q/os lançamentos são os mesmos, estou errada?

Simony Cunha Guimarães

Simony Cunha Guimarães

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2010 | 09:39

Prezados, Bom dia!

Preciso de ajuda para fazer um lançamento de leasing, estou com um contrato do mesmo da seguinte forma:

Valor do bem: R$ 155.000,00
Valor Arrendamento: R$ 22.487,40
Nº de parcelas: 36
Valor entrada : 59.000,00

Estou fazendo um lançamento de leasing da seguinte forma:

Pelo valor do Leasing:

D- VRG Leasing ( AC) ----R$ 2.666,00
C- Caixa ou Banco

Pelo valor Arrendamento:

D- Arrendamento mercantil ( Despesa) -----R$ 624,65
C- Caixa ou Banco

Não estou fazendo provisão de valores do leasing e nem lançando o bem no ativo, e muito menos a depreciação do mesmo.
A nota fiscal não foi lançada, pois o nome na se encontra com o nome da empresa e sim do banco.

Gostaria e me enforma-se a forma correta

Desde já agradeço.






Simony C. Guimarães
(27) 8193-8031
MARCOS AURELIO PINHEIRO

Marcos Aurelio Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 13 agosto 2010 | 14:42

Boa tarde a todos, Sra. Simony vou deixar minha colaboração em relação ao tema, assim como também queria a opinião dos colegas sobre meu procedimento adotado:

Pontos:
1)-Estou me baseando em um Leasing financeiro.
2)-Empresa no Lucro Real.
3)-Opção feita pelo RTT.
4)-Lançamentos de Acordo com as Novas Normas
5)-Fazer os ajustes extracontabilmente. (IRPJ+CSLL)
6)-Obrigado a elaborar o Fcont.

Pelo adiantamento:
Debito - Ativo Imobilizado (bens em andamento) = 59.000.00
Credito - Disponibilidade = 59.000,00

Pelo Contrato:
Debito - Ativo Imobilizado (bens em andamento) = 96.000,00
Debito - Encargos Financeiros a Apropriar (PC) = 22.463,40
Credito - Contratos de Arrendamento Financeiros (PC) = 118.463,40

Pelo Pagamento mensal:
Debito - Contratos de Arrendamento Financeiros (PC) = 3.290,65
Credito - Disponibilidade = 3.290,65

Apropriação mensal dos encargos financeiros:
Debito - Despesa Financeira (resultado) = 623,98
Credito - Encargos Financeiros a Apropriar (PC) = 623,98

Encargos de depreciação mensal:
Debito - Encargos de Depreciação (resultado) = (vida útil)
Credito - Depreciação Acumulada (AI) = (vida útil)

Eu estou me baseando nesta solução de consulta:

MINISTÉRIO DA FAZENDA
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL

SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 5 de 20 de Fevereiro de 2009
ASSUNTO: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ

EMENTA: ARRENDAMENTO MERCANTIL FINANCEIRO. MUDANÇAS NO CRITÉRIO DE CONTABILIZAÇÃO. EFEITOS FISCAIS. Os lançamentos na contabilidade da arrendatária referentes aos contratos de arrendamento mercantil devem estar em conformidade com a nova regra do inciso IV do art. 179 da Lei nº 6.404, de 1976, alterado pela Lei nº 11.638, de 2007. Contudo, tais mudanças no critério de escrituração contábil não afetarão a base de cálculo do IRPJ apurada pela pessoa jurídica optante pelo Regime Tributário de Transição (RTT). Ou seja, os ajustes decorrentes do critério anterior e do atual devem ser implementados extracontabilmente na empresa optante pelo referido regime, objetivando buscar a neutralidade fiscal. Na hipótese de a consulente não optar pelo RTT, a contabilização dos contratos de arrendamento mercantil na arrendatária também segue a determinação do inciso IV do art. 179 da Lei nº 6.404, de 1976, alterado pela Lei nº 11.638, de 2007, sendo vedada a realização de ajustes extracontábeis.

Obrigado a todos,
Marcos

FERNANDO CESAR LEONARDO

Fernando Cesar Leonardo

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 13 anos Terça-Feira | 7 dezembro 2010 | 08:47

Pessoal,

Antes de contabilizar o contrato, devemos saber:

1) qual é o tipo de leaisng: a) finaceiro b) operacional

a)Caso seja financeiro, verificar o VRG e deve-se contabilizá-lo pelo contrato, como ativo da empresa, tendo o cuidado de classificar o passivo como Circulante, Não circulante e (-) Encargos s/ Financiamento. Contabiliza-se mensalmente a depreciação. No final do processo solicitar a nota de venda pelo VRG, somente para registro fiscal e solicitar a transferência do bem para o seu domínio.

b)Se for o caso de operacional, mensalmente contabiliza-se como um aluguel e pronto.

Abs.

Fernando Cesar Leonardo
Andre de Lima

Andre de Lima

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2011 | 10:36

Pessoal,

Tenho a seguinte operação:

Tenho contratos de leasing de 2007 com a ultima parcela para fev/2011, pois bem, a empresa não estava enquadrada no advento da Lei 11.638/07 por não ser de grande porte e outros requisitos, porém como a partir de 2010 será obrigatório a adoção das novas práticas contábeis, segue minha duvida:

- as parcelas dos contratos de leasing adquiridos em 2007 foram contabilizadas como despesa;

Para fazer a adequação a 11.638/07, os ajustes referentes a depreciação e encargos de juros retroativos, poderão ser feitos todos em 2010?

Exemplo

Contrato Leasing veículo: 142.000,00 - inicio em 2007

Parc: 48 de R$ 3.801,00 + VRG Final 1.420,00 - Total Contrato R$ 183.868,00

poderia ter a seguinte contabilização


D - Imobilizado - 142.000,00 - pelo valor do bem
D - Desp Deprec - 108.866,67 - pela vida util do bem
D - Desp Juros - 40.123,50 - pelo juros incorrido no período
D - Juros Aprop (PC) - 1.744,50 - juros das parcelas a vencer 2011

C - Desp Leasing - 174.846,00 - estorno valor contabilizado como despesa
C - Contratos Leasing (PC) - 12.823,00 - parcelas a vencer 2011
C - Depr Acum - 108.866,67 - pela vida util do bem


Sendo assim, passaria a registrar o bem no imobilizado e o contrato de arrendamento financeiro no passivo.




Gisele Tavolone Silva

Gisele Tavolone Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 14:45

Boa tarde Pessoal!
o exemplo acima esta correto? tbem estou com essa situação...
Temos 03 operações de leasing de 2007 e 2008 que foram contabilizadas todas como despesa ate 2009. Porem, para 2010 tenho que alterar cf a Lei 11638. Mas considero qual o valor do bem? o da epoca da compra em 2007 e 2008? ou considero o vl total do bem menos o que ja foi pago?
ex: aquisição em 08/2009
vl bem - R$ 44311,53
36 parcelas
pagtos de R$ 1561,98
total - R$ 56231,28
juros - r$ 11919,75
desprezo as 05 parcelas de 2009? e considero somente 31 parcelas e vl do bem a partir de 01/2010 sendo entao R$ 36501,63??

andrea

Andrea

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 16 março 2011 | 13:51

Boa Tarde !

Também tenho esta situação, em relação a um leasing que comecei a contabilizar lá em 2007 .
Pesquisando à respeito, obtive a seguinte resposta em uma consuloria:

1- Reconhecimento do bem no Ativo Imobilizado e do valor total da dívida:
D - Ativo Imobilizado (Veículos) – Valor do custo do bem
D - Despesas Antecipadas – Juros Leasing (AC E ANC) – Valor dos juros total
C - Financiamentos – Valor total da dívida assumida



2- Estorno dos valores de VRG e de contraprestações lançados:
D - Financiamentos (PC)
C - Ativo Imobilizado (ANC) – Valor dos VRG’s pagos até a data do ajuste
C - Ajustes da Lei n.º 11.638/07 (conta que precisa ser criada no Patrimônio Líquido no grupo de Lucros ou Prejuízos Acumulados) – valor de toda a contraprestação lançada como despesa até a data do ajuste.



3- Lançamento dos encargos de depreciação relativos ao período de utilização do bem, necessários pois estará havendo uma mudança de critério de contabilização:
D - Ajustes da Lei n.º 11.638/07 (PL)
C - (-) Depreciação Acumulada – Ativo Imobilizado


4- Lançamento dos juros pagos até a data do ajuste, necessários também em virtude da mudança de critério de contabilização:
D - Ajustes da Lei n.º 11.638/07
C - Despesas Antecipadas – Juros Leasing (AC)


Queria confirmar se esta informação está correta !
Obrigada ! Andrea

MARCELO PARENTE

Marcelo Parente

Bronze DIVISÃO 5, Advogado(a)
há 11 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 10:00

Bom dia!
Preciso da sua de voces do forum.

Os procedimentos que devem ser adotados quando uma empresa adquire ativo imobilizado por meio de leasing, ou arrendamento mercantil?

Minha empresa adquiriu alguns ativos e parece que a emissão das notas está irregular.

Alguém sabe esse assunto e pode ajudar?

Grato desde já,

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