Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 964

Crédito de ICMS na compra de produto ST para industrializaçã

VANESSA CASAGRANDE

Vanessa Casagrande

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 27 outubro 2014 | 09:46

A empresa onde trabalho é uma indústria, efetuamos compras de matéria prima de alguns produtos no regime de S.T., todos os fornecedores enviam as notas fiscais com CST de ICMS 60 sem destaque da S.T. nos campos de cálculo de ICMS ST, somente aparece nas observações e nos produtos linha a linha. A nossa contabilidade informa que para nos creditarmos deste tributo o fornecedor deve emitir a nota com o CST
00, já o fornecedor não concorda. Realmente estou em dúvida de como deve ser feita a emissão e a entrada desta nota?

Obrigada!

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 27 outubro 2014 | 14:00

Boa tarde, Vanessa!

Ao meu ver, se o produto for ST terá que sair na nota fiscal como 060, mesmo sendo adquirido por indústria. No entanto, a título de aproveitamento de crédito, a empresa emissora deverá destacar nos "Dados Adicionais" ou "Informações Complementares" os valores referente ao crédito de ICMS.

Isso, claro, é válido para quando o adquirente for Indústria e for utilizar os produtos como matéria prima.

Sendo assim, o fornecedor emitirá a nota fiscal sem o destaque do ICMS, porém informando a Base de Cálculo e Valor de ICMS nos dados adicionais do documento.

Espero ter ajudado.

Abraço!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Marcelo De Paula

Marcelo de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 27 outubro 2014 | 16:09

Vanessa,

Normalmente as empresas informam o ICMS normal e o ICMS ST nos Dados Adicionais, no entanto, ao meu ver, você poderá aproveitar apenas de ICMS normal, uma vez que sua empresa não pagou o icms st.

Abraço!

Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG

Thalita Sassemburg

Thalita Sassemburg

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 27 outubro 2014 | 16:29

Vanessa, boa tarde

O valor do aproveitamento de crédito é referente ao ICMS tributável e não sobre a b.c. de ST.
Eu tenho uma empresa de manipulação (todos os produtos são insumos e serão industrializados) e geralmente as notas vem com as informações completas como o valor do ICMS crédito (valor que irá ser creditado) e o valor do ICMS ST.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.