x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 28

acessos 127.606

Cálculo do Lucro Real de Pis e Cofins

Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 16 anos Terça-Feira | 8 abril 2008 | 14:56

Douglas, boa tarde

O Pis e cofins Lucro real funciona da seguinte maneira :

Cofins - 7,6 % sobre o faturamento
Pis - 1,6% sobre o faturamento

(quando digo faturamento me refiro a base de calculo, que a grosso modo é VENDAS - IPI - DEVOLUÇOES)

No lucro real voce tem direito de se creditar da materia prima, serviços de terceiros destinados a produçao, energia eletrica destinada a produçao, leasing, depreciaçao, pis e e cofins s/importaçao etc....aplicando-se assim tambem 7,6% para cofins e 1,65 para o pis.


Subtrai-se o resultado da base de calculo do pis e cofins com os creditos.

Este sera seu valor a pagar de pis e cofins.

Possuo aqui comigo uma planilha ref a calculos de pis e cofins lucro real em exccel, é só jogar os valores nos determinados campos que ela calcula automatico.

Se quiser eu lhe mando por email


Georgito

JOAO CESAR

Joao Cesar

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 8 abril 2008 | 15:04

Georgito Boa Tarde
Poderia me tirar uma duvida uma empresa comercio a varejo no calculo dos creditos de PIs e Cofins nas compras de mercadorias eu calculo sobre a nota fiscal de compra mais o frete para compor o meu credito
Exemplo
Compra de mercadorias NF.compra R$ 1.000,00 + Vlr.do Conhecto Transporte R$ 30,00
Base de Calculo R$ 1030,00
Caluclo a aliquota de 7,6 e 1,65% sobre o total onde o conhecto compoe o meu custo é isso
Poderia mandar a planilha no meu e-mail @Oculto
Aguardo respostas

Leandro Andrade Lemos

Leandro Andrade Lemos

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 10 abril 2008 | 09:31

Boa tarde Georgito

Me tira uma duvida,eu tenho uma empresa no lucro real e eu apurei o pis e cofins no mes 07/2007 e deu um valor pra ele paga de R$ 1000,00 so que ele deixo pra paga depois,mas na hora que fui apurar esse mes eu esqueci de tirar esse valor que e ta devendo o saldo desse mes que deu é 850,00 e eu pequei esse valor menos o que ta devendo e fiz a guia pra ele paga , e agora o que eu fasso ?

obrigado

me responde mais rapido que vc poder

pode responde pelo meu email
@Oculto

Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 16 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 11:41

Pessoal

Devido a varios pedidos eu estou elaborando uma nova planilha, de cara nova, muito mais facil de mexer.

Na TELA PRINCIPAL deste arquivo aparecera varios "BOTOES" com o nome dos topicos a ser utilizados pelo usuario, ao clicar em um destes "BOTOES" aparecera a planilha desejada.

Exemplo, Faturamento bruto, faturamento liquido, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL , ISS etc...

As planilhas estarao amarradas uma as outras ou seja, ao digitar os dados do faturamento mensal ele calculara todos os impostos ( pis, cofins, csll, irpj, iss), inclusive descontando as retençoes de notas de prestaçao de serviço etc...

Sera uma ótima ferramenta para calculo de impostos , ou se seu sistema já calcula estes impostos , sera ´com certeza uma otima ferramenta para conferencia e tambem para apresentaçao de dados a gerencia.

Ja estou em fase final de termino, a daqui a tres dias ja estara disponivel a versao para lucro presumido.

Estarei disponibilizado a todos os interessados

Abraços

Georgito

Dilson Moreira

Dilson Moreira

Prata DIVISÃO 2, Chefe Financeiro
há 15 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 14:32

Caro Gergito,
Uma duvida.
Uma empresa que vende no mercado interno e externo tem direito ao crédito sobre as exportações?

o calculo nesse caso estaria correto:

Receita Total 501.347,98
Comercial Exportadora/Exportação 139.581,74

Porcentagem s/ Receita Total 0,278413


Total PIS Sobre Créditos 4.870,56
PIS Mercado Interno 3.514,53
PIS Exportação 1.356,03

Total COFINS Sobre Créditos 22.870,44
COFINS Mercado Interno 16.503,02
COFINS Exportação 6.367,43

Teria credito de PIS: 1.356,03
e Cofins : 6.367,43

Se puder me enviar a planilha agradeço
@Oculto

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2008 | 16:34

Marcilei Mendes de Freitas, boa tarde.

Não há planilha capaz de calcular o lucro real, tendo em vista que essa modalidade de apuração, está relacionada a uma série de fatores tais quais: Adições, exclusões e demais ajustes, o que seria inviável desenvolver algo que tivesse todos esses mecanismos de ajustes ok?

No entanto, para entender sobre o lucro real, clique aqui e aqui e sobre a compensação de prejuizos acompanhe aqui.

Bons estudos!!!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2008 | 08:10

Bom dia Claudinei,

Leia a mensagem oportuna e acertadamente postada pelo moderador Claudio no primeiro dia deste mês (a quarta mensagem imediatamente anterior a minha).

Ela justifica o não recebimento da planilha solicitada.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 16:44

Boa tarde João,

Evite postar a propaganda de seu site, é contra as Regras do Fórum cuja integra transcrevo:

4 - Não são permitidos anúncios de venda ou compra de produtos, serviços e cursos, divulgação de sites ou homepages, sem o sentido de auxílio a algum problema de algum usuário.

Leia acerca da planilha pretendida na mensagem postada pelo moderador Claudio no primeiro dia do corrente mês, nesta mesma página.

...

João Kenned Gallo

João Kenned Gallo

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 17:06

Caro Saulo

Desculpe postar o site, não foi minha intenção fazer propaganda.

No caso do cálculo, não é planilha p/calcular o Lucro Real, mas sim o PIS e COFINS NÃO CUMULATIVO.

Para achar o lucro real, deve ser feita a contabilidade.

Gostaria de saber, se alguém tem uma planilha prática c/o q pode ser usado como crédito. Ex.:
Aquisição de Mercadorias p/revenda, Energia Elétrica, servico de terceiro, etc...

Grato

João Kenned Gallo

Mariana Neto dos Santos

Mariana Neto dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2008 | 10:45

Bom dia gente!
Preciso de ajuda...
Estou cobntabilizando uma empresa de medio porte, com tributação no lucro real e estou tendo algusn problemas...
O proprietario da empresa insiste em querer que a empresa de prejuizos todo trimestre...arruma notas em postos de gasolina, etc.
Gostaria de saber se existe algum embasamento legal que diga que a empresa nao pode sempre dar prejuizos e gostaria de uma explicação didatica, para notifica-lo quanto a isso...
Gostaria de receber também a tabela!!!!

meu e-mail:
@Oculto

agurado retorno!
Obrigada!

Mariana Neto dos Santos
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2008 | 11:28

Bom dia Mariana,

Vou expressar minha opinião, o contador através da escrituração contábeil ele pode ter parâmetros para ver por exemplo que o consumo de combustível está muito alto pela de acordo com a frota de veículos que a empresa possui e o período que foi consumido, e assim acontece com as demais despesas, existem parâmetros que são fáceis de deduzir se realmente foi consumido aquela quantidade que se tem nas notas de compras. O estoque de mercadorias também é outro parâmentro, existe uma capacidade de armazenamento e consumo e você pode averiguar isso. O contador tem obrigação de contabilizar os documentos que lhe é fornecido pelo empresário, a responsabilidade é dele, mas pode alertar quanto ao exposto acima.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2008 | 11:32

....digo o empresário é responsavel pelo fornecimento dos documentos, o contador apenas escritura o que lhe foi fornecido, mas faz a sua avaliação contábil, alerta o cliente e pode através disso, se caracterizar abuso do empresário, deixar de escriturar, deixando de ser contador do mesmo.....

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2008 | 11:37

....o contador pode ser penalizado também por contabilizar documentos falsos ou sem credibilidade, como eu disse cabe a cada um avaliar a idoneidade dos mesmos e do seu cliente, é uma questão de credibilidade também....

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2008 | 22:03

Boa noite,

A planilha solicitada, foi gentilmente disponibilizada pelo Georgito em 22 de Abril do corrente, neste endereço

Basta acessá-lo e promover o download.

Considerando que esta é a segunda vez que repito a mesma informação e que o consulentes não se dão ao "trabalho" de ler as respostas já dadas (mesmo quando postadas imediatamente acima), solicito ao Moderador que feche o tópico para evitar a continuidade de postagens desnecessárias.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sábado | 13 setembro 2008 | 16:37

Boa tarde Ivana

A planilha solicitada, foi gentilmente disponibilizada pelo Georgito em 22 de Abril do corrente, neste endereço

Basta acessá-lo e promover o download.

Considerando que esta é a terceira vez que repito a mesma informação e que o consulentes não se dão ao "trabalho" de ler as respostas já dadas (mesmo quando postadas imediatamente acima), solicito ao Moderador que feche o tópico para evitar a continuidade de postagens desnecessárias.

...

LUIS URTADO

Luis Urtado

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 24 abril 2009 | 15:50

Boa tarde,

Tinhamos uma empresa que até Dezembro de 2008 - estava na tributação - Lucro Real Trimestral.

A partir de Janeiro de 2009 - ela optou na tributação do Lucro Pressumido - Trimestral.

Com o fechamento do Trimeste, existe a possibilidade opção (em lei) de ele voltar a tributação de Lucro Real Trimestral.

***Sendo que Janeiro/Fevereiro/Março ele recolheu o Pis e Cofins no Lucro Pressumido****

PHILIA Serviços & Assessoria
Whatsapp (18) 99810-8338
ANDRE FABRICIO

Andre Fabricio

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 24 abril 2009 | 16:47

Olá Luis Urtado

A partir do momento que se recolhe o imposto de renda vc esta determinando o regime de tributação da empresa para o ano corrente, se foi recolhido apenas pis e cofins recolha o IR no codigo de lucro real e faça redarf dos outros impostos.

Att
André Fabrício

"O Poder da tua INVEJA é a velocidade do meu SUCESSO"
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Domingo | 10 maio 2009 | 00:54

Pessoal

Estou simplesmente repetindo o link que o Saulo destacou acima. era só clicar na frase:

NESTE ENDEREÇO
Depois de abrir o link click no disquete no final da página.
www.forumcontabeis.com.br

Editado por M Messias Santos em 10 de maio de 2009 às 01:01:33

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.