Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 8.317

Tema para Direito Trabalhista - TCC de Pós

Gabriel

Gabriel

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 18 novembro 2014 | 13:23

Boa tarde a todos!

Sou aluno de um curso de pós-graduação com titulação em Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. A questão é que os preparativos para o TCC estão próximos de iniciar e ainda não tenho um tema definido para defender. Na próxima semana preciso iniciar meu projeto. Sou formado em Contabilidade e trabalho num escritório da mesma área, porém não atuo no ramo trabalhista (apesar de ter uma noção básica). Não sei se isso irá ajudar, mas meu TCC na graduação foi gestão por competências. Não necessariamente quero que o TCC da graduação tenha conexão com o TCC da pós, mas preciso de ajuda.

Com esses breves esclarecimentos, vocês teriam algo a sugerir? Como o escritório presta serviços para várias empresas, seria mais interessante uma coleta de dados ou escolho uma delas para estudo de caso?

No aguardo por sugestões.

Att.,
Gabriel.

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 20:02

Boa noite!


Gabriel ,

Concordo em você não utilizar o tema da graduação, "Gestão por competências" é mais para área administrativa do que do ramo de direito. Temas nas área de RH que estão em alta agora seriam: O esocial, a regulamentação das domésticas (aqui o direito faz a festa,rss), porém o direito trabalhista é extenso e não seria dificil criar um tema novo, para isto voce precisa escolher (se a sua faculdade lhe permitir) se irá elaborar artigo ou monografia, dai a partir de uma area identificar um problema, identificado o problema o tema surge com facilidade.

Pense:

Se desejar pesquisas no escritorio contábil ou em um cliente do escritório, que problemas o esocial poderia trazer a um cliente? ou a todos os clientes? Tem algum cliente se preparando? se sim (poderia trabalhar a implatanção)

Quais os conhecimentos dos empregadores domésticos sobre a regulamentação da pec 72/2013? e quais as informações que os empregadores domésticos possuem? qual o impacto esperado. basta ler sobre o tema que conserguirá identificar problemas a serem trabalhados.

Possuí algum clientes com problemas constantes de reclamatória trabalhista (voce não precisa identifica o nome) mais pode realizar um pesquisa para traçar o que ocasiona tantas demandas.


Realizar um tcc, não é um bicho de sete cabeças, como você já sabe, porque já é graduado, é preciso identificar qual o tema que lhe despertar mais atenção.

Boa sorte!!

saudações,

Tiago de Lannes

Gabriel

Gabriel

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 19 novembro 2014 | 21:32

Boa noite, Tiago!

Primeiramente obrigado por mostrar interesse em ajudar e por ter apresentado sugestões. Sendo assim, vamos às considerações.

Mencionei meu TCC da graduação mais para a informação dos que participam do fórum do que por intenção de seguir a mesma linha, mas vai que surge algo que dê pra aproveitar?!

Confesso que o tema e-social chama bastante a atenção, mas o problema é referencial para o desenvolvimento do trabalho. É algo recente. A maioria do material que se encontra é artigo eletrônico. Isso pode não agradar à banca examinadora. Muitos empreendedores nem ao menos possuem noção das mudanças que estão por vir e isso poderia prejudicar uma possível pesquisa de campo.

Sobre o direito dos empregados domésticos, se você verificar é um tema bastante repetido nos TCCs. Não há nada de muito de novo a ser debatido. Sem contar que seria necessário um sindicato da categoria por perto para possíveis consultas de dados, o que desconheço na minha região (porém existe uma delegacia do MTE e Varas da Justiça do Trabalho).

Por último, empresa alguma irá querer tornar público o motivo de ser alvo das reclamatórias trabalhistas. Por mais que eu trabalhe no escritório o qual presta serviço a ela ou que prometa manter seu nome no anonimato (me corrija se eu estiver equivocado).

Além do e-social, outros dois temas que me chamam atenção são a desoneração da folha de pagamento e a perícia trabalhista. O detalhe é que ambos parecem exigir uma certa experiência no assunto (mais uma vez, me corrija se eu estiver errado).

É por essas e outras, pela área trabalhista ser muito vasta é que dificulta a escolha do tema. Não sei porque, mas parece que a área trabalhista, ou o Direito em si, exige mais do acadêmico do que as demais áreas. Mesmo assim ainda conto com suas colaborações e de quem mais se sentir na vontade de ajudar. Desde já agradeço pelos votos de boa sorte.

Att.,

Gabriel.

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 19:45

Boa noite!

Gabriel,


O -social embora seja um tema novo, não creio que por ter a base teórica em sua maior parte por artigo científico seja um trabalho de mérito menor que desagrade alguma banca, até mesmo porque você poderá contar com os artigos mais poderá contar também com a legislação que está norteando o tema. Em relação aos empreendedores não terem conhecimentos sobre o tema, dai surge um problema, e qual é o objetivo de um trabalho acadêmico, apontar problemas e quando possível propor soluções. Pense nisto, se os empreendedores possuem pouco conhecimento sobre o tema (hipotese sua) qual (s) problema (s) a implantação do escoial poderá trazer?


Em relação aos domésticos, não falo dos direitos dos empregados domésticos, refiro-me a normatização dos novos direitos estendidos a eles, e estes não foram tão bem explorados ainda não, até mesmo porque encontra-se no congresso em tramite a regulamentação. O você poderia colher uma amostra relevante na sua cidade (empregadores e empregados). mas para isto você terá que ler o tema, entender o assunto, para identificar problemas a serem trabalhados.


Em relação as empresas objeto de reclamatória trabalhista, você pode omitir os dados dela (claro, é difici convencer um empresário, mas ai depende de você, o trabalho proposto poderia auxiliar a empresa,) o que você precisa passar para eles é que o estudo visa identificar o "porque" da empresa está tendo reclamatória trabalhistas recorrentes, quais as idagações, os impasses trabalhistas, que estão causando a demanda, este trabalho é interessante porque lhe permite (assim como esocial) fazer um estudo aprofundado de toda a legislação trabalhista. (e social é mais amplo ainda, porque lhe permite um estudo da legislação trabalhista, previdenciária e medicina do trabalho) um "prato cheio".

Em relação a desoneração, a experiência ajuda, mas como o seu objetivo é estudar você conseguirá realiza-lo, por exemplo você pode fazer um trabalho em empresa especifica, e apontar a redução ou o aumento das contribuições previdenciárias depois da inclusão da desoneração da folha de pagamento, e como novidade acabaram de colocar a desoneração por prazo indeterminado, ou seja se esta desoneração causou um aspecto positivo no sentido de recolhimento menor a empresa poderá comemorar, do contrário nada poderá ser feito já que agora não será mais por um prazo determinado.

Isto seria fácil para pegar os dados porque voce trabalha em escritório contábil, voce pode pegar (com autorização do cliente) uma empresa que estará sujeita desoneração e apontar se isto foi vantajoso ou na para a empresa.

Em relação a pericia, dai já fica mais dificil o trabalho de campo, já que precisará de alguém do meio, com casos para te fornecer (isto se o seu escritorio não realizar pericia).

Não fique apavorado não, a legislação trabalhista é vasta mesmo, mas eu vejo como sendo mais fácil para trabalhar um tópico, isto porque existem milhares de possibilidades, idagações, diferentes de outras area de assunto mais restrito, aqui você tem a oportunidade de estudar, crescer e realizar um excelente trabalho.

Abraços,

Tiago de Lannes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.