Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 14.782

Lançamentos contábeis

Victor Salustino

Victor Salustino

Iniciante DIVISÃO 3, Tesoureiro(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 14:58

Boa tarde galera, estou com uma dúvida em um exercício sobre lançamentos.

Tenho 18.000,00 de INSS para recolher porém esses 18.000,00 são provisões e não pagamento. Eu devo fazer o abatimento dos a recuperar agora ou somente no mês em que ocorrer o pagamento.

E na Apuração do Resultado do Exercício eu zero somente as despesas e custos pagas no mês ou também as provisionadas?

Obrigado desde já
Victor Salustino

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 15:23

Boa tarde Victor

Você deve provisionar tudo agora, os a recolher e os a recuperar..

No ato do pagamento que você irá compensar as contas, abater o a recuperar do a recolher..

No DRE entrará somente as despesas, a provisão é efeito de balanço e livro diário.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Rodrigo Fortes

Rodrigo Fortes

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 15:49

Boa Tarde Victor,
Referente ao assunto descrito.

"Tenho 18.000,00 de INSS para recolher porém esses 18.000,00 são provisões e não pagamento. Eu devo fazer o abatimento dos a recuperar agora ou somente no mês em que ocorrer o pagamento. "

Vamos ao Pirmeiro Ponto:
Qual o Regime de Tributação da sua Empresa? Caso seje Lucro real suponho que terá GPS a recolher todo mês então mensalmente deve se compensar débitos com créditos, pois a provisão vai vir da folha de pagamento!

2° Ponto:
É meio estranho provisionar INSS dos funcionários (Folha de Pagamento) , pois a provisão de INSS que deve ser feita é apenas referente a 13° e Férias, portanto deve-se baixar as provisões no fato gerador da ferias e 13° salario. (Ex. Férias em Dezembro e 13° em Dezembro).
Espero ter ajudado.
Grato.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Domingo | 23 novembro 2014 | 10:10

Rodrigo Fortes,
bom dia.

2° Ponto:
É meio estranho provisionar INSS dos funcionários (Folha de Pagamento) , pois a provisão de INSS que deve ser feita é apenas referente a 13° e Férias,


Sendo a contabilidade escriturada pelo regime de competência e levando-se em conta que a folha de pagamento é paga até o 5º dia útil do mês seguinte, esse INSS é provisionado no último dia do mês a que se refere, juntamente com a folha de pagamento e demais provisões.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Domingo | 23 novembro 2014 | 10:29

Correto Hugo!!

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
Victor Salustino

Victor Salustino

Iniciante DIVISÃO 3, Tesoureiro(a)
há 9 anos Domingo | 23 novembro 2014 | 15:01

Kaik Rodrigues Vieira você me disse que no DRE todas as despesas são lançadas e as provisões são feitas no balanço, a minha dúvida é o DRE se faz pelo regime de competência? E no ARE também é pelo Regime de competência?
E não repare nas perguntas estou no 1º semestre rs

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 07:56

Bom dia Victor

Isso ai, se você apura suas despesas e provisões no regime de Competência seu DRE será, pois é baseado de acordo com os lançamentos.
Correto, para se apuar o ARE deve se encerrar todas contas do exercício, assim seguindo DRE e posteriormente Ativo e Passivo, onde irá apurar seu PL..

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
reinaldo jesus da conceição

Reinaldo Jesus da Conceição

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 dezembro 2014 | 15:03

boa tarde ! tenho o seguinte lançamento no extrato da conta CBV CAIXA ECONÔMICA FEDERAL:
COB COMPE ....................450,00 C ( LIQUIDAÇÃO DE TÍTULO NA COMPENSAÇÃO )



E O LANÇAMENTO NO EXTRATO BANCÁRIO ; COB COMPE( TAXA DE LIQUIDAÇÃO DE TÍTULO NA COMPENSAÇÃO)
1,90.......................D




ME EXPLIQUEM QUE CONTA USAR E COMO FAZER ESSE LANÇAMENTO CONTÁBIL?


POR FAVOR!
OBRIGADO!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.