x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.772

Compensação de INSS Retido Indevidamente Prestador Simples N

VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 20:03

Olá, prezados Colegas.

Sou prestador de serviços, PJ, optante pelo Simples Nacional, na atividade de manutenção, instalação de equipamentos de refrigeração, e contribuo pelo Anexo III para geração de meu DAS-Simples. E sei, que minha atividade não retém 11% (Retenção Previdenciária) das minhas notas fiscais na prestação destes serviços.

No entanto, fui contratado por uma empresa pública, para prestar serviços de instalação de uns equipamentos de refrigeração, em determinado valor.

Eu emiti a nota fiscal de serviços, e conversei com o fiscal do contrato, e o mesmo atestou que não havia a retenção.

Assim, houve a liquidação do contrato, e quando fui verificar a c/c da empresa, percebi que o valor estava a menor que meu líquido na minha nota fiscal de serviços.

A empresa pública, mesmo com minha nota fiscal não trazendo a retenção dos 11%, e justificando no corpo da mesma que não há retenção conforme o dispositivo legal, o financeiro daquela empresa pública pela minhas contas fez a retenção dos 11%.

O que fazer para rever o valor novamente, já que eles (empresa pública) estão irredutíveis a me restituir o valor, dizendo eles que já repassaram o valor a União.

Qual o procedimento para rever estes valores, preencher PERDCOMP? Ou eu lanço na minha SEFIP? Qual o procedimento?

Pois em virtude de tantas reuniões com a contratante, já se passaram 3 meses, desta prestação e o que foi retido (indevidamente), é na ordem de R$ 4.000,00.

Agradeço a todos os colegas que ajudarem.

Forte abraço, e que Deus abençoe a todos.

Vanderlan Falcão

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 11:52

Bom dia,

Vc. tem que lançar como retenção na sua GFIP do mês em que ocorreu o fato com o CNPJ do contratante do serviço, assim vc terá a dedução no total a recolher.


Se não foi no mês corrente (11/2014), vc terá uma sobra de recolhimento que pode ser compensado na GFIP de meses posteriores.

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 novembro 2014 | 17:25

Agnaldo, mesmo que não seja devido?
O cliente, me reteu praticamente na marra.
Devo compensar na sefip mesmo? Não seria PERD COMP?

As competências foram 01/2014 a 05/2014.

Obrigado, mas surgiu outras dúvidas.

Vanderlan

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 26 novembro 2014 | 15:57

Olá, Agnaldo, boa tarde!
Como é bom contar amigos assim para nos ajudar, com estas coisas, não é. Obrigado antecipado a você.

Respondendo sua pergunta, Agnaldo. O meu cliente, reteu, e já repassou, é uma autarquia federal. E já até me passaram uma cópia da guia de pagamento efetivada. Houve a retenção quando fizeram meu pagamento, mesmo quando não deveria. Conforme contei acima.

Devo refazer a SEFIP, ou realizar via PERD/Comp?

Vanderlan Falcão
Contador

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
VANDERLAN PIMENTA FALCAO

Vanderlan Pimenta Falcao

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 18:44

Agnaldo, eu consigo, digamos assim, compensar tais valores, que foram retidos indevidamente no mes 01/2014, agora na minha sefip de 12/2014?

Vanderlan

Vanderlan Falcão
Contador
JFJ Assessoria Contábil EIRELI ME
Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 27 novembro 2014 | 23:12

Boa noite,

Consegue.

Como disse no inicio, vc retifica a GFIP do mês de 01/2014 lançando o valor da retenção e no final terá uma sobra em relação a GPS recolhida.

A diferença vc pode compensar em até 5 anos.

OBS: vc pode corrigir o valor.

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.