x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 2.240

Migração do MEI para Empresario individual como proceder ?

Liliana

Liliana

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 09:14

Bom dia !

Estou fazendo a transformação do MEI para o Empresário Individual, fiz todos os procedimentos na JUCEMG e o desenquadramento , porém não consigo gerar o DBE pois dá a mensagens que a Natureza Jurídica não permite .

Alguém poderia me dar uma ajuda ?


Obrigada
Liliana

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 09:57

Liliana

Qual o motivo do desenquadramento da empresa do MEI ?

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Liliana

Liliana

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 10:14


Bom dia Phillipe!

A empresa está contratando funcionários e mudando de ramo de atuação ...
era um MEI para salão de beleza está passando para comercio varejista .

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 15:15

Liliana

Veja só o que define se ela poderá efetivar o ato é a opção lá que foi escolhida no desenquadramento, se foi marcado que irá contratar 2 ou mais funcionários poderá efetivar a alteração agora.

Porém se marcou por opção do contribuinte só poderá efetivar a alteração em 2015 (janeiro).

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Antonio J do A Ferreira

Antonio J do a Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Tecnólogo
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 15:24

Liliana

Boa tarde!

Em relação ao DBE, acredito que você já está utilizando o COLETA WEB no portal da RFB, correto ?
Realmente, para transformar um MEI em Microempresa dá um trabalhão.
Mas neste teu caso não tem porque estar em conflito a natureza jurídica uma vez que o código ara ambas é o 213-5 (Empresário individual).
Tente novamente e caso não consiga me diga passo-a-passo como esta procedendo.
Att

Antonio Juarez

Liliana

Liliana

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 15:55

Obrigada pela ajuda Antonio.


Meus passos ...

Desenquadrei a empresa do MEI.
Sendo que se enquadrará no SIMPLES NACIONAL em Janeiro de 2015
Fiz o requerimento de Empresário Individual ,pela JUCEMG, com o pedido de alteração de nome empresarial, capital social e mudança de atividade.
O próximo passo seria o DBE, mais eu tenho que fazer as alterações no site do Empreendedor, porém quando eu entro pra alterar não consigo achar o CNAE referente a nova atividade ...
Daí eu me perdi e preciso de ajuda ...

Se puder me ajudar...


Antonio J do A Ferreira

Antonio J do a Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Tecnólogo
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 16:45

Liliana

Então, uma vez que você desenquadrou do MEI , aquele portal do empreendedor já não serve mais para fazer qq alteração .
Você deve utilizar para alteração dos dados do CNPJ o sítio da RFB (CADASTRO)(cnpj)(CNPJ COLETA web) e fazer as alterações .
Depois de alterado o CNPJ , emitir alvará ou alterá-lo e por último solicitar a inscrição no ICMS.
Está é a sequencia que utilizamos aqui no Paraná.
Ah , não esqueça de pedir inclusão no SIMPLES NACIONAL.
Abraço!

Antonio

WISLLEY DE JESUS VIEIRA

Wislley de Jesus Vieira

Prata DIVISÃO 1, Professor(a) Universitário
há 9 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 14:52

Então pessoal, boa tarde;

Eu também estou realizando um procedimento de transformação de regime tributário de MEI para Empresário Individual por motivo de contratação de mais funcionários:
- Realizei o desenquadramento do MEI no site do Simples Nacional.
- Realizei a Consulta de Viabilidade no site da JUCEMG (Junta Comercial de Minas Gerais).
- Digitei os dados no Coleta Web (Cadastro Sincronizado da Receita Federal do Brasil)solicitando alteração de razão social e de contador (acrescentando os meus dados profissionais), porém, o processo está parado lá, com o seguinte comentário:

DATA - HORA - ÓRGÃO - STATUS
[18/04/2015 - 14:48:10] - RFB - Sua solicitação foi submetida a verificação automatizada.
[18/04/2015 - 14:48:10] - RFB - Sua solicitação foi enviada para a Sefaz-MG .
[18/04/2015 - 15:25:11] - SEFAZ-MG - Sua solicitação foi analisada e está sendo objeto de verificações complementares.
[18/04/2015 - 15:25:11] - SEFAZ-MG - Sua solicitação foi enviada para a SEFAZ/MG, gerando o protocolo SIARE. Para acompanhamento do pedido -logar no SIARE com o número da Inscrição Estadual se já inscrito ou o número do Protocolo e Senha. Acessar o SIARE internet no endereço: https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/ Para esclarecimentos, contatar a Central de Atendimento, telefone 155 (dentro de MG) ou (31) 3303.7995 (fora de MG) e deficientes auditivos 0800.200.155 Acesse a Consulta Cadastro Sincronizado no SIARE, para identificar o número do protocolo https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/


Já entrei no SIARE, consegui o número do protocolo relatado acima mas não tem retorno nenhum, desde o dia 18/04.

Alguém já passou por isso aqui em Minas Gerais? Como proceder?

Obrigado.

WISLLEY DE JESUS VIEIRA

Wislley de Jesus Vieira

Prata DIVISÃO 1, Professor(a) Universitário
há 9 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 21:54

Junior Zancan, escolhi a opção de desenquadramento por aumento no quadro de funcionários. Desde 01/04/2015 que ele já não está mais enquadrado no MEI, e já confirmei isso através de consulta no próprio site do Simples Nacional.

Valeu!


Atualização:

Pessoal, resolvido. Fui pessoalmente à AF da minha cidade e constatei que a Fazenda Estadual estava cobrando a Taxa de Incêndio referente ao ano de 2014, porém, a Lei Estadual 20.540/2012 alterou a Lei Estadual 6.763/1975 concedendo isenção da Taxa de Incêndio às empresas no regime tributário MEI.

Agora é aguardar a atualização no sistema para dar sequência no processo de alteração.

Obrigado a todos pelas colaborações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.