Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 107

acessos 47.830

Dasn Simei -Declaração Anual do Simples Nacional - MEI

Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 fevereiro 2015 | 10:07

Valdecir Coradini,

Tem opção de imprimir a DASN SIMEI sim.

Para isso precisará cadastrar um codigo de acesso como se faz com as empresas do Simples Nacional.

Após isso é só consultar na area do SIMEI no Simples via codigo de acesso que estará lá todos os recibos de declarações DASN SIMEI entregues.

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Micaelle Alves Rodrigues

Micaelle Alves Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 14:55

Pessoal a empresa era MEI em 2014 e partir de 2015 fez o desenquadramento indo automaticamente para o Simples a partir de 01.2015.

Como faço a DASN Simei 2014? Devo informar situação especial e colocar extinção? fiquei na dúvida pois a empresa existe só mudou para o Simples.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 25 março 2015 | 15:09

Micaelle Alves Rodrigues
Boa tarde

A Dasn Simei será feita e entregue normalmente, sem marcar/selecionar qualquer evento especial, já que durante todo o ano calendário de 2014 permaneceu sob os efeitos do MEI.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
SERGIO S DA SILVEIRA

Sergio s da Silveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 27 abril 2015 | 10:03

Bom dia,
Hoje fui procurado por uma pessoa inscrita no MEI me pedindo para fazer a Decl Anual do MEI.
Entrei no site e não consigo fazer a Declaração.
Quando clico no ano de 2015 ele automaticamente ilumina "situação especial" que me pede a data!!!
Alguem poderia me informar como devo proceder???
Não trabalho com o MEI e estou fazendo um favor para uma pessoa amiga.
Grato,
Anderson Leite

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 27 abril 2015 | 10:51

Sergio s da Silveira
Bom dia.

A declaração que está transmitindo se refere as informações do ano calendário de 2014 ou 2015?

Se for com relação a 2015 o sistema só irá permitir a situação especial realmente, agora se com relação aos fatos de 2014, marque o respectivo ano.

Reforçando que no ano de 2015 deve ser transmitida as informações relacionadas ao ano calendário anterior, ou seja, 2014.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Segunda-Feira | 27 abril 2015 | 11:02

Bom dia,

Um Mei está com o DASN referente a 2013 em atraso...
Acabei de fazer a Declaração. A pergunta é:
Como vou proceder com a parte da multa?

Obs: O cliente não teve faturamento, sua abertura foi 26/12/2013.


Agradeço desde já.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 27 abril 2015 | 11:42

José Ludgerio Neto
Bom dia

A multa é emitida juntamente com o recibo e notificação de atraso da declaração.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 4 maio 2015 | 17:03

Beatriz Helena de Deus Souza
Boa tarde!

Na hipótese de o empresário individual ser optante pelo SIMEI no ano-calendário anterior, deverá apresentar, até o último dia de maio de cada ano, à RFB, a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI).

Fonte: Art. 100 da Resolução CGSN n° 94/2011.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Adriana Januario

Adriana Januario

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 13:19

Boa tarde!

Meu cunhado é cadastrado no SIMEI e encerrou o contrato com a contabilidade este ano.
Minha dúvida é: A contabilidade é obrigada a fazer todas as declarações relativas ao periodo de 2014 ou é correto ela se negar?


Desde já, agradeço pela ajuda.


Atenciosamente,

Adriana

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 13:39

Adriana Januario
Boa tarde!

O profissional contábil é responsável pelo cumprimento das obrigações enquanto esteve vinculado a pessoa jurídica e conforme está determinado no contrato de prestação de serviços contábeis pactuado entre as partes.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Marcello de Oliveira

Marcello de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 15:05

Boa tarde,
estou fazendo o IR de um familiar que é MEI, e em DEZEMBRO de 2014 ele ultrapassou os 20% do limite para o MEI, ou seja, o faturamento superou o valor de 72.000,00. Fiz o desenquadramento do MEI e estou para fazer a opção pelo SIMPLES por caixa ou competência, e fazer a declaração do exercício de 2014. No entanto houve um problema, pois no SIMPLES, embora a legislação abra precedente para ter uma contabilidade simplificada, este meu familiar não possui os requisitos básicos, como controle de estoque, livro caixa, etc...... Por tanto não sei o que fazer ou como fazer a declaração, pois só tenho o extrato de receitas que foram recebidas por meio de cartões de crédito e débito.
Como vou ter que fazer a declaração toda no SIMPLES, de janeiro a dezembro de 2014, ele recolheu o ano inteiro como MEI, e não tenho as informações básicas, pois ele era MEI, o que posso fazer?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 09:14

Marcello de Oliveira
Bom dia

Dadas as circunstâncias e os efeitos do desenquadramento da condição de MEI, a pessoa jurídica deverá obrigatoriamente retroagir a condição de Simples Nacional a partir de 01.01.2014 e desta forma realizar toda a contabilidade, escriturações e apurações.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Marcello de Oliveira

Marcello de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 11:02

Bom dia Paulo,
conforme eu mencionei em meus comentários, sei que deve ser feita toda a contabilidade do exercício de 2014, porém, MEI não tem obrigação de manter escrituração contábil, e como durante todo o exercício ele não emitiu nenhuma NF ou adquiriu qualquer mercadoria por meio de NF, e mesmo que tivesse adquirido com NF não teria as guardado, por tanto, não tenho como fazer a contabilidade.
Sei que é um caso muito atípico, e já consultei diversos companheiros que também não souberam como me orientar. O único documento que comprova as vendas é o extrato da operadora de cartões de crédito e débito.
É um camelô, não emite NF, não compra com NF (sei que não deveria, e que se bater uma fiscalização pode haver problemas), não tem controle de estoque, não possui livro caixa e recolhe os impostos por meio do DAS que compreende INSS e ICMS que está de acordo com a legislação do MEI.
Saberia me orientar?

Agradeço desde já.

Rodrigo Domingues

Rodrigo Domingues

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Informática
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 11:51

Bom Dia a todos.

Fui na Receita Federal e aproveitando um requerimento para reativar o meu CNPJ (no qual foi reativado) foi feito o pedido para que fosse corrigido a data da reativação pois colocaram com a data de quando deram baixa ao invés de quando eu tinha aberto.

Apesar de constar empresa ativa e pagando todos os DAS e emitindo NF normalmente até hoje, pra eles da RF é como se eu fosse MEI a partir de 2014 e sendo assim nem a declaração anual consegui fazer pois fica desativado o ano de 2014. Na própria RF me disseram que é pelo fato do erro que fizeram a reativa com a data e que eu deveria esperar e caso passasse o tempo provavelmente teria de pagar multa por não declarar.

Indaguei o funcionário sobre o porque pagar multa se o erro foi deles mas disseram que a pessoa responsável que teria de corrigir isso e só me restava aguardar.

Obs. Já faz mais de 3 meses que estou nesta espera e nem se quer movimentaram o requerimento e a declaração anual passou porém até o momento não recebi multa.

Gostaria que alguém pudesse me informar se é normal requerimentos demorarem mais de 3 meses para corrigirem e coisas do tipo.

Obrigado a todos.

Rodrigo D.

Rodrigo Domingues
Jagguars Informática
Silvia Bandoni

Silvia Bandoni

Iniciante DIVISÃO 2
há 8 anos Sábado | 23 maio 2015 | 19:48

Boa Noite!

Fui fazer a Declaração DANS SIMEI mas surgiram dúvidas.
A empresa foi aberta em 01/2015. Quando abre a tela "Tipo de Declaração", o Ano-Calendário só permite clicar em 2015 e então o cursor vai direto para a data e aparece como situação especial.
Que data é essa?
O ano base não seria 2014?
Como fazer nesse caso?

Obrigada
Silvia

Silvia Bandoni

Silvia Bandoni

Iniciante DIVISÃO 2
há 8 anos Sábado | 23 maio 2015 | 20:26

Raimundo,boa noite,

Obrigada pelo retorno.
Então, se entendi, em 2016 faço a declaração referente a 2015, até 31/05/2016.
Correto?

E qual será o período a ser declarado?
De 01/2015 a 2016?

raimundo pereira da costa

Raimundo Pereira da Costa

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Sábado | 23 maio 2015 | 23:04

Silvia Bandoni,


Isto mesmo você: vai declarar referente a 2015, com entrega até 31/05/2016, correspondente ao período de 01/01/2015 à 31/12/2015. O que está encerrando neste mês(31/05/2015), são informações relativas à 2014( 01/01/2014 à 31/12/2014), ok???

Diogo de Moura Gregório

Diogo de Moura Gregório

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 18:14

Boa tarde.

Dei baixa no MEI em abril/2015 mas até hoje não consegui informar a declaração de extinção pois o ano de 2015 fica travado, só fica disponível clicar em 2014. Preciso fazer a declaração de extinção? Já dei baixa no MEI na RFB e já consta como CNPJ baixado.

Obrigado.

Diogo de Moura Gregório

Diogo de Moura Gregório

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 junho 2015 | 11:27

Raimundo,

Entendi, então é esse o problema... poxa, isso poderia estar explicado no site ou no manual, porque cacei essa informação em tudo quanto é lugar e apenas aqui no fórum obtive a resposta. Fazer o que, infelizmente terei de pagar esta multa, muito obrigado pela informação.


Marcelo,

Já havia tentado em outras máquinas mas sem êxito, a causa é a que nosso colega Raimundo me informou mesmo, obrigado por ajudar.

Página 2 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.