Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.314

claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 12:28

Bom dia,

Vou iniciar uma escrituração de uma empresa pelo lucro real, esta empresa iniciou suas atividades no mês de dezembro/2014 -

em se tratando somente de um mês como proceder com os calculos do impostos devidos? seria após o encerramento da DRE?

estou precisando de ajuda, estou insegura quanto a contabilizar uma empresa pelo lucro real, por favor alguém possa me ajudar ficarei grata

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 12:54

Boa tarde Claudia!

Essa insegurança é normal, por isso não se acanhe em usar nosso Fórum para suas dúvidas. Vou tentar te ajudar.
Normalmente se esta empresa iniciou as atividades em Dez/14, você não terá muito trabalho neste mês, pois os lançamentos iniciais serão as integralizações do capital social, alguma despesa pré operacional, compras, e quiça vendas.
Contabilize normalmente tudo o que ocorrer, já utilizando o plano de contas referenciado, para a EFD e ECD.

Faça o fechamento do balanço e a DRE e siga tranquilamente, pois hoje, a empresa de Lucro Real, tem apenas algumas diferenças de escrituração de uma empresa de Lucro Presumido ou até mesmo empresas do Simples Nacional, ja que você tem que ter o diário, razão, balancetes, DRE. O que muda do SN são as declarações estas sim que devem ter um cuidado especial na contabilização e escrituração dos documentos contábeis e fiscais.

Espero ter ajudado, mas precisando pode postar a vontade.


Boa sorte

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 16:37

A empresa esta no lucro presumido? ??
Já efetuou alguma venda???

Suas Perguntas:
O Plano de Contas tem que ser referenciado pelo Plano de Contas da Receita Federal, ou seja, cada conta de seu plano de contas, tem que se referir à uma conta do Plano de Contas da Rec.Federal;
é atraves disto que você faz o SPED e a ECD (Escrituração Contabil Digital)....

Sped contábil é um arquivo que você envia para o governo todo ano, é a sua contabilidade que agora não será mais em livros e sim tudo em arquivo digital.

Aconselho a você se inteirar do assunto, esse SPED é para empresas do Lucro Real e Presumido e já é exigido para empresas desde 2010.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 17:45

boa tarde,

vou explicar - foi constituida uma empresa - posto de gasolina para fazer a contabilidade pelo lucro real, iniciou suas atividades em dezembro/2014 -

eu faço escrituração contabil de empresas optante pelo simples nacional

lucro Real nunca, fiz estou lendo agora pois ja preciso apurar os impostos PIS, COFINS, IRPJ ,CSLL, como disse anteriormente estou na verdade com muito medo, são muitas informações.

estou estudando varias materias sobre o lucro Real, para realmente aprender preciso começar a fazer na pratica mesmo.

vou fazer os lançamentos - apurar DRE e depois os impostos. correto?

E este livro lalur?

Eduardo, muito obrigado pela atenção, comigo

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sábado | 10 janeiro 2015 | 07:26

Oi Claudia, bom dia!
Conforme te falei, essa insegurança é normal, mas como você mesma disse, está estudando para aprender.. então o que você precisar estamos aqui para ajudar no que for possível..
Empresas do Lucro Real/Presumido são diferentes em muitos aspectos das do Simples, mas não são um bicho de sete cabeças não...
Acho interessante você optar pelo regime de Lucro Presumido, pelo menos no inicio, que é um pouco menos complexo que o Lucro Real, mas aqui vão algumas dicas...
A partir de agora, você terá que controlar os impostos (ICMS, ICMS/ST, PIS, Cofins, IRPJ e CSLL) ,... é um regime de Débito e Crédito, ou seja, nas aquisições dos insumos (combustíveis) você se credita dos impostos incidentes e nas vendas você se debita dos mesmos (alertando que no Lucro Presumido os Impostos PIS/COfins não são cumulativos).... então faça uma coisa.. contabilize normalmente o mes de Dezembro e depois que tiver tudo conciliado passe o balancete para mim (@Oculto) que eu vou te ajudando no que der ok?


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.