Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 16

acessos 17.184

CFOP 6404 e 6401

Luana Rocha

Luana Rocha

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 16:06

Boa tarde!

Queridos, tenho uma cliente (indústria) que está utilizando o CFOP 6404 para venda de mercadorias com ST p/ fora do estado. Minha pergunta é: o correto não seria 6401? Lembrando que ela compra tanto de comércio quanto de indústrias. Qual a diferença desses 2 CFOP's?

Obrigada!!

Vinicius Padilha Moretti

Vinicius Padilha Moretti

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 16:11

Boa Tarde


Ao meu entendimento , ela sendo uma industria ela teria que usar a CFOP 6401 efetuando o recolhimento da ST , usando o 6404 ela esta informando que o imposto ja foi recolhido anteriormente .

Ela usando os insumos para fazer um novo produto não tem como o imposto ser recolhido anteriormente.

Esse é o meu raciocínio.

Att


Vinicius Padilha Moretti
Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 16:36

Luana Rocha,

Sendo assim, o correto seria 6401, mas para desencargo de consciência verifique que produtos seu cliente vende no cfop 6404, e se adquire estes produtos no mercado para revenda, pois como bem colocado pelo colega Vinicius Moretti, caso ele utilize insumos para um novo produto, não há que se falar em ST para o cfop 6404.

Fernando de Lima Cavalcanti

Fernando de Lima Cavalcanti

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 16:38

Boa tarde luana,

Veja a Diferença entre as duas CFOP:

6.401 - Venda de produção do estabelecimento em operação com produto sujeito ao regime de substituição
tributária, na condição de contribuinte substituto.

6.404 - Venda de mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, cujo imposto já tenha sido retido
anteriormente.

Se for só um comércio para revenda, tem que usar o 6404 com CST 010, e tem que saber qual o objetivo do material, se o seu cliente é o consumidor final, então Irá pagar a Diferença de Aliquota, agora se o seu cliente for revender o material tem que usar o Calculo do IVA ou MVA e destacar no Nota fiscal a BC ICMS ST e Valor do ICMS ST e no campo do Item zerar as informações como Aliquota e BC.

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 21 janeiro 2015 | 16:46

Luana Rocha,

Temos aí uma situação, qual seja:

Se ele adquire alimentos prontos tais como: balas, chocolates, bolachas ou seja lá o que for, e aplicar aromatizantes estará fabricando um novo produto e não tem que se falar em cfop 6404, e sim 6401.

Minha dúvida fica por conta de que se ele compra os mesmos alimentos, mas só utiliza embalagem nova...poderia sim vender no 6404., embora a utilização de embalagem apenas possa ser considerado como processo de produção.

Fica aí a dúvida, por não conhecer corretamente o processo desse seu cliente.

damiao jose martins junior

Damiao Jose Martins Junior

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 08:33

Geovana dos Santos

Obrigado pela sua ajuda, porem ainda continuo na duvida, porque a explicação que tenho e que como a operação e interestadual o imposto foi recolhido anteriormente para o estado de origem (fornecedor) e o meu cliente deveria recolher normalmente para o seu estado de origem, porem não concordo muito com isso, poderia me ajudar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.