Bom dia a todos!
Mais um ano se passou e estamos nós aqui com dúvidas para o preenchimento dessa "DECLARAÇÃOZINHA" que no meu ponto de vista não agrega nada com nada, pois informações que só servem para estatística do governo, se servir pra alguma coisa, pois se mistura e confunde regime de competência com regime de caixa...(por exemplo: despesas, contabilmente falando, independe se foi paga ou não, essa informação consigo facilmente olhando a DRE, as despesas pagas, eu não acho na DRE, nem no livro caixa, de uma forma rápida...) uma declaração que possui um manual "sem vergonha" não serve pra nada...instruções que ao invés de sanar dúvidas, nos deixam ainda mais "na mão".....enfim, nossa legislação é uma vergonha... por isso que a maioria dos contribuintes no Brasil sonegam impostos, fazer o certo dá muito mais trabalho e sai muito mais caro...
Me desculpem o desabafo, mas vamos lá,
no campo total de entradas vou lançar alem das compras para comercialização, industrialização, também material p/ utilização na prestação de serviços, e as compras de ativos, material de uso e consumo, frete das compras?
Nas despesas: incluem os impostos e contribuições a cargo da empresa pagos efetivamente no ano, salários de empregados, autônomos, retirada pro-labore, agua, energia, telefone, aluguel, material de uso e consumo (se pagos), fretes... e o custo das mercadorias vendidas ??? e se essas mercadorias que foram vendidas ainda não foram pagas, foram compradas a prazo? essa declaração heim...
Abraço a todos