Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 12

acessos 21.193

Procuração Sefaz/SP e RFB

Thiago Castro

Thiago Castro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 16:48

Tenho uma empresa que o titular solicitou a baixa. Ela possuiu certificado digital porém ele já venceu, portando não há interesse em adquirir a compra de um novo.

Consigo baixar esta empresa através de procuração digital para o contabilista? Da RFB eu encontrei o modelo de procuração, porém do Sefaz SP não encontrei. É possível fazer isso? Se sim, qual o modelo de procuração do Sefaz SP?

Também gostaria de saber como faço para desvincular o antigo contabilista e vincular o atual. Como faço isso? Não encontrei isso nos serviços eletrônicos do contabilista e nem do contribuinte.

Grato

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 16:57

Boa tarde Thiago!
No site da Sefaz http://www.fazenda.sp.gov.br/, você vai em Serviços, formulários e lá você encontra o modelo da procuração.

Quanto ao disvincular o antigo contabilista, vocÇe deverá acessar o sitio da Receita Federal https://www.receita.fazenda.gov.br ir em empresas -> cadastros -> Coleta Web On Line e preencher o CadSinc (cadastro sincronizado) -> Alteração - e ir no evento -> substituição responsável contabilidade

Assim que sair o DBE você da entrada na Receita Federal e o processo estará terminado.


Precisando de mais alguma dica, poste novamente.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Thiago Castro

Thiago Castro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 9 fevereiro 2015 | 09:27

Desculpe Eduardo, mas não localizei em serviços no site a opção de formulários.
Você poderia enviar o link ou o modelo de procuração?

Desde já, grato.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Segunda-Feira | 9 fevereiro 2015 | 10:07

bom dia Thiago!

acesse http://www.fazenda.sp.gov.br/download/default.shtm e você achará solicitação de baixa de inscrição...ok? aí preenche os documentos e faz o socio adm, assinar... reconheça a assinatura e junto com o contrato..

Outra coisa... a procuração e simples... tipo a empresa cxxx, cnpj xxxx, localizada na xxxxxx, através de seu socio admiistrador xxxx, CPF xxxxx, autoriza xxxxx a efetuar registro, baixa e tudo mais o que for necessário para o encerramento de nossa inscriçao estadual nº xxxxx,

Assina, recinheçe a assinatura e pronto.. ok????

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Thiago Castro

Thiago Castro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 14:56

Ok Eduardo, encontrei a Declaração de Relativa à Suspensão ou Baixa de Inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS, porém meu processo de baixa foi justamente indeferido porque o fiscal alegou que o documento deve ser obrigatoriamente assinado com certificado digital.

O formulário preenchido e assinado pelo cliente já tenho solicitando a baixa, mas ele orientou que deve ser feito através do PGD da Receita e assinado com o certificado, porém não faz muito sentido eu pedir para o cliente comprar um certificado se a empresa está encerrando.
Daí queria saber se tem como passar uma procuração para o contabilista do Estado, pois assim eu assinaria com o e-CPF do contador.

Na Receita Federal eu já consegui fazer assim, porém no Estado não sei como passar essa procuração para o contabilista.

Se eu gerar um novo DBE sem assinar com o certificado, ele é indeferido na verificação automática, pois exige essa assinatura.

Desde já, grato

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 16:16

Boa tarde Thiago!
Então você precisará fazer a Procuração Eletrônica via Certificado Digital (mais uma forma de ganhar dinheiro da gente)... mas eu nunca fiz isso....pois eu utilizo diretamente os Certificados das empresas do Grupo que eu trabalho.

Vou tentar pesquisar isso para você e posto novamente, pois estou em dúvida se para fazer essa procuração, é a empresa quem tem que ter o certificado ou somente o escritório.


Tento ver e te falo.. mas vc pode também pesquisar diretamente no Serasa Experian 11 - 3003-2300


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 17:02

Boa tarde Thiago.

Se a empresa for do Lucro Presumido é obrigatório usar Certificado Digital.
Para usar o Certificado do contador, é necessário que haja procuração para a RFB e que a empresa esteja vinculada à senha do Posto Fiscal do contador.

- Procuração para a RFB:
+ fazer procuração eletrônica, pelo Certificado Digital, ou;
+ fazer a procuração em papel (Procuração RFB), fazer um agendamento presencial (Agendamento) e apresentar documentos

- Vincular ao Posto Fiscal:
+ fazer evento 232 no DBE (Alteração de Contabilista) [*obrigatório assinar com Certificado Digital da empresa, ou Senha Online se for Simples Nacional], lembrando que não precisa apresentar nada em nenhum órgão, pois a resposta saiu online mesmo, acompanhando o pedido.

Infelizmente estão obrigando cada dia mais a comprar o Certificado Digital, nos deixando dependentes disso, e acabam existindo situações que não permitem ou que não valham a pena a compra do mesmo.

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Virtude Assessoria Contábil
(11) 4238-5888
(11) 4238-9775
http://virtudecontabil.com.br/
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 10 fevereiro 2015 | 17:18

Ariel, minha dúvida persiste... quem é que faz a Procuração eletronica.... O Certificado Digital do Cliente ou do Escritório?

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 11 fevereiro 2015 | 07:13

Bom dia Marcelo!
Sim é uma alternativa, mas o fiscal então está enganado que somente com certificado digital o Thiago conseguiria fazer a baixa?

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 20 fevereiro 2015 | 10:45

Bom dia Thiago!

Não, tem que ser procuração específica para a SEFAZ, já que são Órgãos independentes.. ok?

As outras dúvidas você sanou????

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.