x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.882

TRANSFERENCIA DE REG. DO LIVRO CAIXA PARA O DIÁRIO

JULIANO ALVES PEREIRA

Juliano Alves Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 20:25

Caros contabilistas,
Estou fazendo a contabilidade de um cliente novo, porém este fazia a contabilidade pelo livro caixa, e eu quero fazêl-la pelo Diário, ou seja a contabilidade completa, pra registrar melhor suas movimentações.
Pergunta: a) Posso mudar do livro caixa para o diário a qualquer tempo?
b) Como migrar de um livro pra outro, pois no caixa não tem informação sobre saldo de estoques e outros?
Obrigado pela ajuda.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 21:16

Boa noite, Juliano

Quando fui contratado, no ano passado, o escritório estava em um dilema parecido com o seu.

Desta maneira, às microempresas de maior movimento foi adotada a contabilidade completa. Isto foi melhor até na questão de distribuição de lucros.

Para todas empresas levantei um balanço de abertura datado do primeiro dia útil de Janeiro; os dados foram extraídos da última declaração do IRPJ, dos atos constitutivos, da folha de pagamento e dos dados complementares fornecidos pelas empresas.

Em minha opinião, você precisa também fazer o Balanço de Abertura e quiçá com lançamentos contábeis retroativos a Janeiro deste ano (para facilitar a conciliação total em Dezembro). Tecnicamente demandaria tempo demais calcular os saldos das contas com base nos registros do livro caixa (pior ainda se estivesse misturado caixa e bancos).

Melhor afirmando a situação, você não estaria "mudando" do livro caixa para o livro diário, e sim, adotando a escrituração fiscal, mercantil e contábil completa; contabilmente, um livro caixa é apenas um livro auxiliar.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
JULIANO ALVES PEREIRA

Juliano Alves Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 21:57

Ricardo,

Obrigado pela ajuda, vou seguir seu conselho, provavelmente precisarei de mais alguma ajuda sua, assim que as dúvidas aparecerem entro em contato novamente.

A outra empresa contábil fechou o livro caixa no período de Janeiro até Abril 2008, sendo assim posso fazer os lançamentos contábeis desde janeiro?

Com relação ao registro, terei que registrar os dois livros, Diário e Caixa feito pela antiga empresa?

Ps. Classifiquei erradamente sua resposta, tentarei junto aos administradores reverter a ação, ela foi de grande valia, e recomendo a todos os contadores sua predisposição e sua sabedoria em ajudar. Obrigado novamente.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 6 maio 2008 | 22:12

Livro caixa (para as empresas com contabilidade completa)quase nunca preenchemos no escritório, visto que para analisar o caixa, basta consultarmos esta conta mandando o sistema imprimir o Razão parcial, só da conta caixa.

Geralmente o livro caixa vem preenchido à mão pelo cliente, para nos localizarmos melhor nos procedimentos.

Como hoje em dia impera a escrituração digital, logo após fecharmos o balanço, aí sim imprimimos o Diário completo, inclusive com o plano de contas e termos de abertura e encerramento, encadernamos, colhemos as assinaturas e mandamos autenticar (geralmente isto se dá no mês de Março).

Provavelmente o escritório anterior não mantinha escrituração do livro diário, e sim, apenas o caixa.

Caso tenha vindo livro diário com escrituração até Abril, o Razão veio junto e isto o dispensaria de levantar o Balanço de Abertura; a sua missão seria apenas dar continuidade à escrituração anterior com base nos saldos extraídos do Razão. Somente nesta circunstância você deveria autenticar o Diário anterior (de Janeiro a Abril), posto que a responsabilidade técnica por isto é de outro profissional, e o seu Diário seria de Maio até Dezembro.

Em caso de dúvidas, conte comigo

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
JOÃO MARIA VIANEI AMORIM

João Maria Vianei Amorim

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 12:49

Carlos Juliano, faz um balanço de abertura tomandos todas as contas que você tem em mãos. ex. saldo de caixa, saldo de banco, faz levantamento do estoque, contas a receber, contas a pagar. o lançamento seria AS CONTAS ATIVAS A BALANÇO DE ABERTURA E BALANÇO DE ABERTURA AS CONTAS PASSIVAS A DIFERENÇA SERIA O RESULTADO. Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.