Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 37

acessos 32.136

CONTABILIDADE IGREJA EVANGELICA

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 7 junho 2008 | 09:02

Debora

Se voce conhece a estrutura contábil de um plano, voce montará um plano de contas para qualquer atividade.

Dica.
1-Procure o balanço anterior desta entidade ou outra semelhante e monte o plano de contas;

2- No link abaixo voce encontrará um plano de contas simplificado da NBC.

http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=rescfc1115nbct1913#nbct1913

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 7 junho 2008 | 13:46

Olá Osvaldo tudo beleza?


Debora clique aqui para acessar o link que o Osvaldo está se referindo.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
DEBORA CUSTODIO DOS SANTOS

Debora Custodio dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 15 anos Sábado | 7 junho 2008 | 23:35

Gostaria de agradecer por tudo.

Mas já consultei o link acima já me ajudou bastante , fiquei um pouco confusa sobre plano de contas eclesiatico, gostaria de ter acesso ao anexo, pois devido ao problema no site não consigo fazer ,alguem poderia me enviar o anexo sobre esta matéria.
Enviar para email - @Oculto

Desde já agradeço pela colaboração

Obrigada

Paz

nadjane lima

Nadjane Lima

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Domingo | 8 junho 2008 | 09:40

Bom dia desde ja eu parabenizo a todos deste site, que são umas bençoas.eu gostaria te baixar o anexo mas não esta disponivel, se possivel me mandar pelo email eu agradeço.
@Oculto
e para vces um belissimo dia.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 8 junho 2008 | 12:01

Bom dia Nadjane e Debora.


No momento o serviço de download não esta disponivel, por isso não é possivel baixar os arquivos disponibilizados no site, só resta por enquanto, esperar que aqueles colegas que baixaram anteriormente, envie diretamente para seus e-mails, espero que isto aconteça.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
LINO RIBEIRO

Lino Ribeiro

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2010 | 09:15

Ola, gostaria de saber , se conforme a legislação poço imprimir somente livro diario, balancete e balanco para encadernação? algum colega teria o modelo de balanco encerrado de igreja?


A todos um otimo dia!

lino

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2010 | 20:01

Boa noite, Vanda


Obrigatoriedade da Entrega

Devem apresentar a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) as seguintes pessoas jurídicas e físicas, que tenham pago ou creditado rendimentos que tenham sofrido retenção do imposto de renda na fonte, ainda que em um único mês do ano-calendário a que se referir a declaração, por si ou como representantes de terceiros:

I - estabelecimentos matrizes de pessoas jurídicas de direito privado domiciliadas no Brasil, inclusive as imunes ou isentas;

II - pessoas jurídicas de direito público;

III - filiais, sucursais ou representações de pessoas jurídicas com sede no exterior;

IV - empresas individuais;

V - caixas, associações e organizações sindicais de empregados e empregadores;

VI - titulares de serviços notariais e de registro;

VII - condomínios edilícios;

VIII - pessoas físicas;

IX - instituições administradoras de fundos ou clubes de investimentos; e

X - órgãos gestores de mão-de-obra do trabalho portuário.

Ficam também obrigadas à apresentação da Dirf as pessoas jurídicas que tenham efetuado retenção, ainda que em único mês do ano-calendário a que se referir a Dirf, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) , da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o PIS/Pasep sobre pagamentos efetuados a outras pessoas jurídicas, nos termos dos arts. 30, 33 e 34 da Lei nº 10.833, de 29 de dezembro de 2003.

A Dirf dos órgãos, das autarquias e das fundações da administração pública federal deve conter, inclusive, as informações relativas à retenção de tributos e contribuições sobre os pagamentos efetuados a pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços, nos termos do art. 64 da Lei nº 9.430, de 27 de dezembro de 1996.

Fonte: trecho de Orientações Gerais da DIRF 2010 disponível no site da Receita Federal do Brasil

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 11 fevereiro 2010 | 22:51

Boa noite, Lino Ribeiro


Embora o assunto sobre a composição de um Livro Diário esteja bastante discutido aqui no Fórum Contábeis, e considerando que você é um novo usuário, por comodidade resolvi lhe expor os conceitos básicos:

Ola, gostaria de saber , se conforme a legislação poço imprimir somente livro diario, balancete e balanco para encadernação? algum colega teria o modelo de balanco encerrado de igreja?

1) De acordo com o disposto na Resolução CFC 563/83, um Livro Diário precisa ter, no mínimo, com termos de abertura e encerramento e as folhas numeradas sequencialmente, os lançamentos contábeis organizados por data, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício:

2.1.4 - O Balanço e demais Demonstrações Contábeis de encerramento de exercício serão transcritos no "Diário", completando-se com as assinaturas do Contabilista e do titular ou representante legal da Entidade. Igual procedimento será adotado quanto às Demonstrações Contábeis elaboradas por força de disposições legais, contratuais ou estatutárias.

2.1.5 - O "Diário" e o "Razão" constituem os registros permanentes da Entidade. Os registros auxiliares, quando adotados, devem obedecer aos preceitos gerais da escrituração contábil, observadas as peculiaridades da sua função. No "Diário" serão lançadas, em ordem cronológica, com individuação, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, incluídas as de natureza aleatória, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.


(Importante: maiores detalhes sobre os livros Diário e Razão podem ser encontrados facilmente nos arquivos do Fórum Contábeis através de uma pesquisa)

2) Para obter um "modelo" de Balanço Patrimonial, clique aqui, estude o manual disponibilizado pelo Conselho Federal de Contabilidade e observe o exemplo solicitado a partir da página 54.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Vera Lúcia Tavares Andersen

Vera Lúcia Tavares Andersen

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 06:44

Bom dia!! Débora, existe um livro próprio com instruções específica para igrejas, associações e instituições beneficentes. O plano de contas para igrejas, é bem diferente porque usam outra nomenclatura.Ex.o pastor não tem retiradas pró labore, o termo usado é outro, assim como as coletas e dízimos também teem outro nome próprio. Porque as Igrejas e Associações gozam de benefícios fiscais. Ainda hoje no final da tarde te envio o nome do grupo das receitas. As despesas são as mesmas dos planos de conta em geral. Outro detalhe importante, estes tipos de pessoas jurídicas normalmente não teem grupo de despesas com pessoal em sua maioria eles pagam uma ajuda de custo para colaboradores.

Até mais tarde.

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2010 | 17:39

Boa Tarde
Meu amigo Rogerio
Nesta semana vc. retirou o tópico "Contabilidade e Tesouraria de Igreja Evangelica" do "ar", mas fiquei pensando; se surgir outro topico com as mesmas caracteristicas, como este, não serão as perguntas sempre as mesmas. Dá pra se ver que começam neste tópico, as mesmas perguntas que já estão respondidas e no banco de dados do Forum para pesquisa. Ora, devemos pensar que as pessoas novas que se filiam ao Forum não estão sabendo que já existe uma gama muito grande de respostas. A minha opinião é a seguinte, acho que deveria ser ao contrario, deixar aquele topico anterior e perguntas que não forem pesquisadas dentro do topico ou por outro topico, os moderadores deveriam automaticamente excluir ou avisar. Dá para perceber que se fecha um tópico e se abre outro com as mesmas caracteristicas e que o volume de perguntas são as mesmas, volto a dizer, já respondidas. Não sei se estou correto, é apenas a minha opinião paricular, pois contribuo com o Forum com o máximo de prazer dentro de minhas limitações. Obrigado e abraço ao amigo.

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Vera Lúcia Tavares Andersen

Vera Lúcia Tavares Andersen

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sábado | 13 fevereiro 2010 | 10:40

Bom dia!è mesmo colega , acho que os moderadores poderiam colocar"ver resposta anterior na data..../.../..,eu enviei um modelo de plano de contas, mas agora observei quem muitas resposta e até mais completas. Prá gente que está começando( e quer colaborar na troca de informações), seria bom. Mas, por outro lado é sempre bom "ouvir" opiniões. E sinceramente, estou achando este fórum maravilhoso nisto.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2010 | 21:34

Osvaldo Librandi.

Boa é sua interação no que se diz respeito ao post "CONTABILIDADE E TESOURARIA DE IGREJAS EVANGELICAS" mas fazendo uso das atribuições de moderador do Forum Contábeis e ainda que sua interação tenha sido direcionada ao Mestre Rogério, vou dar minha pequena contribuição.

Veja bem, o post em questão já dispõe de 24 páginas que na minha opinião já tem todas perguntas e respostas sobre contabilidade, recursos humanos e legislação federal, isso sem contar como se faz para legalizar/registrar uma igreja.

Ora, devemos pensar que as pessoas novas que se filiam ao Forum não estão sabendo que já existe uma gama muito grande de respostas

Concordo com você em parte, pois segundo as regras do forum, existe uma instrução para "Pesquisar antes de Perguntar" o que fatalmente não ocorre simplesmente por que "novos usuários" não querem ganhar tempo fazendo uma pesquisa e preferem perder tempo fazendo perguntas que já estão mais do que batidas no aludido post.

Os moderadores e consultores sempre orientam que tais Usuários pesquisem seus assuntos antes de postar, mas por incrivel que pareça isso não surte nenhum efeito, simplesmente por que volto a repetir, Usuários preferem perder tempo fazendo perguntas do que ganhar tempo pesquisando.

Outra coisa, o post das "Igrejas" não foi retirado do Ar como você disse, apenas foi movido para o arquivo morto e lá poderá inclusive ser consultado a todo momento.

O Forum Contábeis reconhece sua contribuição e de outros colaboradores que sempre se dispuseram a ajudar no post das "igrejas" não citaremos nomes por uma questão mais do que logica.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2010 | 08:07

Bom Dia Claudio
Que Deus o abençoe
As minhas observações eu gostaria que fossem interpretada como apenas uma observação, não vai aqui, qualquer tipo de melindre pelo fato do topico ser movido para o arquivo morto. Vc. realmente se explana bem em suas considerações, e, quem sou eu para tentar mudar alguma coisa neste Forum, agora, solicito do prezado colega, uma análise de como fica esses topicos que pipocam nesta sala mesma, como Contabilidade de Igrejas e Tesouraria de Igrejas, não serão usados para as mesmas perguntas já respondidas??? Não adianta avisar que existe uma pesquisa e tal..., o Forum tem uma frequencia muito grande e logicamente os colegas, as vezes, não olhem para a pesquisa mesmo, é neste ponto o meu argumento, agora quanto o topico movido para mim está tudo bem e até me poupa um pouco de tempo quando respondia. Eu não sou mestre e nem nada, mas gostava de contribuir com o Forum, que daqui para a frente será limitado para mim, visto que a minha especialidade e trabalhar com Igrejas Evangelicas, no qual volto a repetir, não tirei nenhum proveito disso a não ser ajudar colegas, amigos, pastores, tesoureiros e pessoas membros de Igrejas. Mas está tudo corréto, vamos em frente e que Deus nos ajude a ser-mos mais participativos na cooperação com outros...... Obrigado e abraços.

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Vera Lúcia Tavares Andersen

Vera Lúcia Tavares Andersen

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2010 | 08:51

Bom dia : Eu não vejo como perda de tempo, mesmo que o assunto tenha sido falado de várias vezes e de várias formas. Cada um passa a experiência de modo diferente, e há respostas tão simples , que as vezes as pessoas entendem até com mais clareza. As vezes temos vários professores numa mesma matéria e apenas um deles se faz entender.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2010 | 09:02

Vera Lúcia Tavares Andersen.

Bom dia : Eu não vejo como perda de tempo, mesmo que o assunto tenha sido falado de várias vezes e de várias formas. Cada um passa a experiência de modo diferente, e há respostas tão simples , que as vezes as pessoas entendem até com mais clareza. As vezes temos vários professores numa mesma matéria e apenas um deles se faz entender.

Quando disse "perda de tempo" quis dizer exatamente o seguinte, alguém faz uma pergunta que já foi debatida no forum, as vezes essa mesma pergunta fica no ar por até 03 dias, sendo que se o autor pesquisasse antes de perguntar sairia sabendo mais do que imagina, é nesse sentido que afirmo que as vezes perdemos nosso precioso tempo com postagens que já existe no banco de dados. Por favor não me interprete de forma contrária.

Você tem razão em suas afirmativas:

"As vezes temos vários professores numa mesma matéria e apenas um deles se faz entender."

Porém há alunos e alunos existe aquele aluno que corre atrás da matéria absorve e até passa a frente para demais colegas de sala, entretanto ha aqueles que não correm atrás, e ainda por cima cobra o professor.

Reflita.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Matheus Ferrari

Matheus Ferrari

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Telecomunicações
há 14 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2010 | 20:16

Boa noite,

Tenho algumas dúvidas em relação a alguns procedimentos realizados dentro igrejas.
Hoje no igreja existe um departamento que filma todos os cultos realizados na igreja para vender.
Gostaria de saber se perante a lei isso é ilegal, todos os fundos arrecadados são destinados para ajuda missionária, é um dinheiro que não vai para igreja.
Isso pode ser feito pela igreja, ou não.

Maria Inez Castro

Maria Inez Castro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 18 fevereiro 2010 | 23:38


Maria Inez

Por favor, preciso urgentimente de um plano de contas e ou, preferencialmente, de modelo de um balanço contabil patrimonial de uma associação de classe(sem fins lucrativos) nos moldes da lei 11638/2007.
Grata

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2010 | 10:21

Bom dia, Maria Inez Castro


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Por favor, preciso urgentimente de um plano de contas e ou, preferencialmente, de modelo de um balanço contabil patrimonial de uma associação de classe(sem fins lucrativos) nos moldes da lei 11638/2007.

1) Para encontrar um modelo de Balanço Patrimonial, consulte minha resposta a Lino Ribeiro, logo acima, de Quinta-Feira, 11 de fevereiro de 2010 às 22:51:17, e será encontrado o caminho virtual para gratuitamente obter um Manual de Contabilidade para entidades do terceiro setor, de autoria do Conselho Federal de Contabilidade.

2) Algum plano de contas adaptado para a internacionalização da contabilidade brasileira pode ser facilmente encontrado em outros tópicos nos arquivos do Fórum Contábeis por intermédio de pesquisa, conforme as regras internas.

Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=plano+de+contas+de+igreja+evang%E9lica&sa=Pesquisar&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2F" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Clique aqui e experimente, lembrando-se de sempre pesquisar antes de perguntar


Boa sorte

Em tempo:
Ainda falando das Regras do Fórum, será prudente não mais utilizar palavras do tipo "com urgência, urgente ou urgentíssimo", ou qualquer outra coisa do gênero, pois o Fórum Contábeis, que não é um serviço de consultoria virtual gratuita, é movimentado pela participação voluntária e gratuita de todos os participantes dispostos a oferecer idéias, experiências e soluções. Solicitar algo com urgência seria exigência própria junto a serviços de consultoria particular

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2010 | 23:46

Boa noite, Edylaine Cristine


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

A sua primeira pergunta (certificado digital) é própria da sala de "Legislação Federal". Por favor, observe que esta sala é exclusiva para assuntos contábeis, e este tópico é pertinente somente à Contabilidade de Igrejas Evangélicas; sua segunda dúvida pode ser ser eliminada ao acessar o link que deixei na mensagem para Maria Inez Castro, logo acima.

Lembre-se de pesquisar antes de perguntar, e também, no mínimo, de ler as postagens anteriores à sua no tópico escolhido.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Romero Agra

Romero Agra

Bronze DIVISÃO 2, Controlador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 10:58

Ola Pessoal!!!
Alguém poderia me ajudar!! URGENTE

Pastoreio uma igreja (Igreja Batista Min. Gênesis) e tenho dúvidas quanto o que devo fazer para mantê-la corretamento em seus atos.

Somos registrados desde maio de 2009 e até agora só declarei a RAIS NEGATIVA, sei que existem outras declarações como DIPJ, DCTF E SEFIP (???)

Não sei como proceder para delcarar essas outras, inclusive como requerer o certificado digital.

Alguém poderia me responder com urgência, pois já me disseram que devo fazer essa declaração até esse mês, por causa da multa.

Peço a gentileza que as informações sejam como passo a passo.

obrigado!!!

Pr Romero Agra (email.: @Oculto)

Jesus a quem eu amo e aguardo a sua vinda!
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 16:39

Boa tarde, Romero Agra


Bem-vindo ao Fórum Contábeis.

Alguém poderia me responder com urgência, pois já me disseram que devo fazer essa declaração até esse mês, por causa da multa.

Como este assunto toca assuntos particulares da entidade, e levando em conta que sua necessidade de orientações é com "urgência", sugiro que tal indagação seja direcionada diretamente ao contabilista tecnicamente responsável pelos serviços porque o propósito do Fórum Contábeis (e seus participantes) passa bem longe do intuito de se sobrepor aos serviços profissionais de outros contabilistas capacitados, especialmente o seu contador que já é remunerado para isto.

Ademais, de acordo com as Regras do Fórum, será prudente não mais utilizar palavras do tipo "com urgência, urgente ou urgentíssimo", ou qualquer outra coisa do gênero, pois o Fórum Contábeis, que não é um serviço de consultoria virtual gratuita, é movimentado pela participação voluntária e gratuita de todos os participantes dispostos a oferecer idéias, experiências e soluções. Solicitar algo com urgência seria exigência própria junto a serviços de consultoria particular.

Reflita.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.