x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.283

Ajuste de exercicio anterior nas contas do Patrimonio liquid

CARLOS ANDERSON DE CASTRO SALES

Carlos Anderson de Castro Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 10:53

Bom dia!

Estou encerrando um Balanço de 2014 de uma empresa e fazendo constatei que a conta fornecedores está com um saldo devedor de mais de R$ 700.000,00, valor de notas de entradas que não foram lançadas no balanço de 2013.

Pergunto para fazer essa correção, faço o lançamento normal de compra de mercadorias e identifico esse lançamento em nota explicativa?

Como procedo?

André Sanches

André Sanches

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 13:17

1º Realocar esses valores da conta de Fornecedores para Adiantamento de Fornecedores e realizar os lançamentos das notas fiscais para poder compensar posteriormente.

2º Outro ponto seria apropriar como ajuste de anos anteriores e posteriormente ajustar o lucro da empresa, porém, acredito que o dono da empresa não ficará satisfeito com esse ajuste de R$ 700.000,00 em seu balanço.

Não se pode lançar a despesa sem a mesma ter documentos físicos comprobatórios no caso a nota fiscal.

Recomendo a primeira opção.

Abraços,

André Sanches

CARLOS ANDERSON DE CASTRO SALES

Carlos Anderson de Castro Sales

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 13:32

Boa Tarde!

André, colocando esses 700.000 em adiantamento para fornecedores creio que não me ajudaria, pois em 2013 a conta fornecedor está com 5.456,32 credor, ao da a baixa das duplicadas juntando com 2014 vi que a divida com fornecedores era de mais de 700.000.

Tenho que lançar na fornecedores essas notas referente a 2013 para que a conta fornecedor não fique devedora.

O que você acha sobre que lançamento eu devo fazer pois meu fornecedor está devedor?

O lançamento da nota é:
D- Mercadoria para Revenda
C- Fornecedores

Como essas notas não foram lançadas estão faltando na mercadoria assim como nos fornecedores esse valor.

André Sanches

André Sanches

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 13:47

Boa tarde,

Sim, terá que apropriar as notas fiscais para poder reverter a conta contábil de Devedora(pagamentos efetuados sem apropriação de notas fiscais) para credora(notas fiscais lançadas na despesa contra fornecedores) para zerar os fornecedores e, apurar o saldo que ainda a empresa tem a pagar.

Não tens outra solução a não ser lançar as notas fiscais.

Abraços,

André Sanches

André Sanches

André Sanches

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 18 março 2015 | 16:45

Sua empresa é Lucro Real ou Presumido ?

Se não tiver fechado o balanço de 2013 realize os lançamentos dentro do próprio ano, caso tenha fechado, realizar os lançamentos em Janeiro de 2014 com data do primeiro dia útil.

Verificar que, caso lance em 2013 terás que retificar a DIPJ e se tiver notas fiscais com retenções federais e municipais terás que retificar a DCTF e a declaração do município.

Deve tomar cuidado se sua empresa tiver direito a crédito de ICMS / IPI entre outros impostos.

Abraços,

André Sanches

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.