Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 20

acessos 33.487

novo plano de contas EFD X PLANO CONTAS DA ECD ANTIGO

Waldecir Mendes de Campos

Waldecir Mendes de Campos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 16:45

Bom Dia a todos,

Gostaria de trocar algumas informações com relação as alterações para a EFD com informações do antigo LALUR

estive verificando no manual da ECD e lá na pagina 15 informa que o sped contábil adota a partir de 2014 o mesmo plano de contas referencial constante no manual da ECF (esta nova declaração que estará sendo enviado em setembro com informações do antigo lalur e DIPJ) , acontece que este plano da ECF esta diferente daquele antigo plano de contas referencial que foi parametrizado em muitas empresas no DE / PARA
o problema é que a ECD que será enviada em junho deverá ser importada para a EFD que será enviada em setembro, e pelo que entendi se não estiver parametrizado no plano de contas desta ultima, vai gerar vários erros na importação , ou seja essas mudanças nas contas ao novo plano seriam então antes do envio da ECD em junho.

Alguém já fez a baixa do programa EFD na versão beta da receita federal e tentou importar a ECD para ele ref 2014
Alguém saberia informar se este plano constante no manual da ECF que esta diferente do antigo plano referencial deverá ser reinserido no DE/PARA pois os códigos das contas na receita federal por este plano mudaram em relação ao antigo.
enfim qualquer informação será valida pois já fiz algumas perguntas no site do sped porém até o momento não obtive resposta.

Cristiano Dela Vedova

Cristiano Dela Vedova

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 16:22

Boa tarde.

Tive oportunidade de fazer um curso prático sobre esse tema neste mês de março e o palestrante nos orientou a usar o novo plano de contas referencial para apresentar a ECD.

Fazendo isso, na hora de importar o arquivo da ECF no programa validador há a opção de importar alguns blocos do arquivo da ECD, mas para isso precisa-se utilizar o novo plano de contas referencial aprovado em 2015.

No curso utilizamos o programa validador da ECF com plano referencial novo usado na ECD e fizemos a importação dos blocos normalmente.

Vale lembrar, que serão importados da ECD para a ECF apenas os blocos ''C" até o "K", os demais blocos devem ser preenchidos pelo usuário, caso o programa contábil não gere as informações.

Espero ter ajudado.

Cristiano Dela Vedova

Waldecir Mendes de Campos

Waldecir Mendes de Campos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 17:03

O novo plano que vc informa é aquele constante no manual do EFD , que esta totalmente diferente do antigo....como você fez, redigitou no seu sistema no DE/PARA . eu não encontrei esse plano em nenhum lugar na pagina da receita somente no manual da EFD

Cristiano Dela Vedova

Cristiano Dela Vedova

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 30 março 2015 | 10:00

Bom dia.

O plano referencial novo é aquele constante no manual da ECF versão 2015.

Eu repassei para o suporte do programa contábil que utilizo para que eles incluam esse novo plano de contas referencial no programa e assim eu possa fazer o de/para com plano de contas contábil.

Só fique atento, que o FCONT deve ser entregue com o plano de contas referencial antigo, então é melhor gerar primeiro o arquivo do FCONT e depois pedir para mudarem o plano referencial no programa contábil.

A Receita Federal deveria ter deixado um plano referencial único para 2015, mas pra complicar nossa vida, ficaram essas duas versões.

Muita gente vai transmitir a ECD com o plano referencial antigo e depois quando for importar pra ECF vai dar problema.



LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 16:03

Olá Cristiano.
Veja se pode me ajudar. Não localizei a conta "apuração do resultado do exercício" no plano de contas referencial da RFB. Já fiz várias pesquisas e outros internautas também estão com essa mesma dúvida.
No meu plano de contas tem essa conta mas no referencial não tem. E o problema é que dá mensagem de erro no momento da validação.

Vanessa Feitosa Lira

Vanessa Feitosa Lira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 14 maio 2015 | 17:02

Boa Tarde Pessoal...

Estou completamente perdida...

O ECD alterou o plano de contas ... porém o ECF não ??????

Como se tenho que importar partes do ECD para o ECF???


Estou desesperada, pois o suporte do meu sistema está com dificuldades para alterar o nosso plano de contas para o que foi alterado, o famoso DE / PARA.

Como eu posso fazer isso de uma forma simples, existe, alguém fez???

No aguardo.

Waldecir Mendes de Campos

Waldecir Mendes de Campos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 30 maio 2015 | 11:41

Bom Dia,

OS procedimentos são os seguintes

a gente deve gerar o fcont com o plano de contas antigo , no meu sistema criaram uma aba no contábil para informar a conta do FCONT então basta digitar a mesma conta que já esta (antiga) no contábil....depois é gerar o FCONT e mandar

para geração do sped ECD será necessário atualizar todas as contas contábeis pelo plano de contas novo que já esta no site da receita federal no manual da ECF , com as contas do ativo/passivo/resultado.....la tem todos os planos de contas no meu caso é para PJ EM GERAL

Como este plano não tem referencia de conta de resultado para a conta de encerramento do exercício, foi informado a conta do passivo de lucros acumulados e marcamos a natureza de resultado no plano de contas na criação desta conta cta sped o nr no manual para esta conta é 2.07.07.01.00

Não esquecer se for o caso de incluir o balanço e dre no registro J800( procurar o registro no diretório do seu computador e anexar)
e tb de no inicio marcar o chekbox gerar REG J200 para que na ultima aba aparece a informação DMPL/DLPA dai dependendo do seu sistema vc vai informando o caminho para a geração do respectivo demonstrativo com as contas do seu sistema e o lançamentos contábeis respectivos.

acabei de mandar meu arquivo ...

caso tenha passado alguma informação que não esteja correta.....favor me corrigirem porém como até o momento não tive nenhuma informação que altere estes procedimentos e a data do envio esta chegando... no mínimo farei uma retificadora , para sanar eventuais falhas....porém o mais importante é não pagar multa.

abração á todos

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 14 julho 2015 | 12:58

Boa tarde a todos!

Infelizmente aki na empresa não se atentaram ao "famigerado FCONT" e aí alteraram o plano de contas referencial para o ECF e transmitiram o SPED Contábil...

Só que tem que declarar o FCONT e teria alguma maneira deu eu fazer isso "manualmente" já que o FCONT não reconhece o plano de contas referencial do ECF, para que não tenha que parametrizar tudo novamente?


Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Waldecir Mendes de Campos

Waldecir Mendes de Campos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 14 julho 2015 | 14:31

Boa Tarde,
Existem sistemas que trouxeram uma aba no modulo contábil onde foi digitado tanto a conta que serviria para o fcont como a que serviria para o sped contábil se este não é seu caso, não tem como, você vai ter que alterar tudo manualmente..

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 17 julho 2015 | 12:40

Boa tarde Waldecir!

Obrigado pelo retorno.. mas é assim mesmo que aconteceu.. fiz tudo manualmente..... fazer o que né?

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Geroncio Maia

Geroncio Maia

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2015 | 18:24

boa tarde, estou classificando meu plano de contas de acordo com plano de contas referencial para o ECF, gostaria de saber se é possível incluir contas neste plano referencial, pois temos muitas contas que não estão incluidas.
E possível incluir conta analitica no nosso plano de contas visto que o plano não contempla.


Geroncio

Isabel Regina

Isabel Regina

Bronze DIVISÃO 4
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 15:27

Colegas,
perdoem a minha ignorância, mas não sei como faço para adequar o plano de contas da empresa ao plano de contas da ECF.

Podem me dar um caminho a seguir?


Entreguei ECD sem esse plano de contas referencial e agora dá erro e advertências na ECF.

agradecida


Regina

Waldecir Mendes de Campos

Waldecir Mendes de Campos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 17:01

Para que sua escrituração siga no formato do novo plano referencial e a receita federal possa visualizar corretamente , é necessário que o desenvolvedor do seu sistema crie um DE PARA , onde você so irá informar que a conta referencial antiga foi alterada para nova conta referencial da receita federal ....seu desenvolvedor deve incluir no seu plano de contas a opção DE PARA e quando você localizar determinada conta , acionando este DE PARA deve abrir um campo onde você vai digitar que esta conta apresenta novo nr constante no plano de contas referencial atualizado da receita federal....este plano você consegue no manual disponível no site da receita federal....então de posse deste novo plano você vai localizando cada conta referencial antiga, abrindo o DE PARA , e informando o novo nr no plano referencial.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.