x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.471

LUCIANA SOARES

Luciana Soares

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 8 abril 2015 | 09:57

Prezados, bom dia!

Estou iniciando a contabilidade de uma igreja. No último balanço haviam saldos de depreciação e móveis e utensílios , bem como aparelhos e instrumentos musicais, porém o saldo de móveis e utensílios se referia a um computador o qual já nem existe mais pois estragou e a igreja comprou outro. Como fazer a contabilização? Tenho que terminar a depreciação e depois lançar como perda para dar baixa? Estou em dúvida. Por favor me auxiliem. Obrigada

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 8 abril 2015 | 10:55

por se tratar de uma igreja sugiro o seguinte procedimento:

que seja contratado um tecnico em informatica para dar um laudo técnico para se dar a baixa deste bem com a data do laudo técnico em mãos e anota fiscal de prestação de serviço do técnico contratado..voce poderá dar a baixa deste bem...
no entanto ate a data do laudo vc devera depreciar o mesmo.
tambem sugiro que preste atenção no valores de depreciação porque se estava em moveis e utensilios talves que teria uma taxa de 10% para computadores é 20%

Gilmar Jesus Mendes
LUCIANA SOARES

Luciana Soares

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 8 abril 2015 | 11:02

ok, Gilmar mendes. Obrigada. O último contador que fez realmente colocou em móveis e utensílios com taxa de 10%. Mas como já estava pronto eu estou fazendo a partir de 2014 e o bem foi comprado em 2010. Como faço o lançamento total da depreciação? Lanço o total restante de depreciação em depreciação móveis e utensílios e contrapartida com depreciação acumulada? O bem mesmo que já não está na igreja continua no patrimônio? Obrigada mais uma vez!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.