x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 651

Distribuição de lucros

Nicellia Nascimento

Nicellia Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 13:21

Bom dia!!

Tenho a seguinte situação que geraram algumas dúvidas:

Uma empresa optante pelo simples nacional, sociedade limitada, com dois sócios, cada um com 50% das cotas, encerrou o exercício de 2014 com um lucro de R$ 80.000,00.
Minha pergunta é?
1.Posso considerar o lucro de R$ 40.000,00 para cada um na declaração de imposto de renda da pessoa física?
2.Tem que fazer algum lançamento contábil dessa distribuição de lucros?
3. Foi feito um lançamento na contabilidade referente adiantamento dos sócios para aumentar o capital social da empresa, no mês de outubro/2014, no valor de 80.000,00. A valor do lucro distribuído entre os sócios justifica a origem do dinheiro? Uma vez que os sócios tem uma retirada de pro labore no valor de R$ 788,00, apenas?

Agradeço quem puder esclarecer!

Nicéllia

Júlio M.

Júlio M.

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 15:42

Olá.
Tenterei esclarecer de forma simples.

1 - Se a empresa apurou o lucro porem não o distribuiu ainda, não pode considerar como rendimento. pois ninguém recebeu o lucro ainda na conta.

2 - Sim. quando distribuir o lucro tem que fazer, considerando que não tenhas reservas D- lucros a distribuir C- caixa (ou banco) (isso se for pagar os sócios.

3 - Se os sócios adiantaram em outubro, não pode vincular a um rendimento que foi pago posteriormente. Teria que verificar as datas dos eventos.

Espero ter ajudado.

Att



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.