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FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

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Contabilização Encerramento das Atividades

felipe antonio da rosa bittencourt

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 17 abril 2015 | 08:54

Bom dia caros colegas.
Pesquisei no fórum e não consegui sanar minhas dúvidas.
Temos um cliente prestador de serviços enquadrado no lucro presumido que encerrou suas atividades em 02-2015.
Como devo fazer a contabilização do encerramento das atividades?
A última receita da empresa foi em 12-2014, em 01-2015 apenas pagou os impostos referente a 12-2014 e os fornecedores e teve algumas despesas.
Fiz a contabilidade referente a janeiro e fevereiro de 2015 e fiz o zeramento das contas de resultado, como a empresa não obteve receita nesses dois meses a conta resultado do exercício ficou com saldo a débito (prejuízo).
Além dessa conta temos saldos em:

Ativo:
Caixa (AC).
Bancos conta movimento (AC).
Máquinas e equipamentos (ANC).
(-) Depreciação Acumulada Máquinas e Equipamentos (ANC).

Passivo:
Empréstimos (PC).
Empréstimos (PNC).
Capital Social (PL).
Resultado do Exercício / Prejuízo (PL).

Que lançamentos devo fazer para zerar todas as contas? Devo criar contas transitórias?

Muito obrigado pela atenção.

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt.

Técnico em Contabilidade.
Bacharel em Ciências Contábeis.
Yoshimi Yada da Silva

Yoshimi Yada da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 17 abril 2015 | 09:23

Bom dia Felipe Antonio da Rosa Bittencourt ,

Com relação ao encerramento de atividades, como contabilizar encerramento das atividades da empresa
Neste artigo, vou mostrar Como Contabilizar Encerramento Das Atividades Da Empresa. A primeira coisa que devemos fazer para o encerrar as atividades de uma empresa é o levantamento do seu inventário completo e a elaboração de um balanço inicial para a liquidação da empresa.
Esse demonstrativo deve ter como base o período entre 1º de janeiro e a data em que foi decidida a liquidação por parte dos sócios ou acionistas.
O Balanço de Liquidação não terá qualquer efeito fiscal, já que é utilizado apenas como base para a tomada de decisões gerenciais e apontar os elementos patrimoniais da empresa no momento em que será dado início ao encerramentos das atividades.
No caso das sociedades anônimas, devemos obedecer o previsto no Art. 210 da Lei 6.404/76, que em seu inciso III, estabelece a obrigatoriedade de levantar imediatamente, em prazo não superior ao fixado pela assembléia-geral ou pelo juiz, o balanço patrimonial da companhia.
Deveres do Liquidante, quando sociedade anônima:
• Arquivar e publicar a ata da assembléia-geral, ou certidão de sentença, que tiver deliberado ou decidido a liquidação;
• Arrecadar os bens, livros e documentos da companhia, onde quer que estejam;
• Ultimar os negócios da companhia, realizar o ativo, pagar o passivo, e partilhar o remanescente entre os acionistas;
• Exigir dos acionistas, quando o ativo não bastar para a solução do passivo, a integralização de suas ações;
• Convocar a assembléia-geral, nos casos previstos em lei ou quando julgar necessário;
• Confessar a falência da companhia e pedir concordata, nos casos previstos em lei;
• Finda a liquidação, submeter à assembléia-geral relatório dos atos e operações da liquidação e suas contas finais;
• Arquivar e publicar a ata da assembléia-geral que houver encerrado a liquidação;
Como Contabilizar Encerramento Das Atividades Da Empresa
Uma vez levantado o balanço inicial de liquidação, a empresa passa de fato ao processo de liquidação, que consiste na realização de todos os ativos e na liquidação de todos os passivos.
Respeitados os direitos dos credores preferenciais, a empresa que está encerrando suas atividades, pagará as dívidas sociais proporcionalmente e sem distinção entre vencidas e vincendas. Se o ativo for superior ao passivo, a empresa poderá, sob sua responsabilidade, pagar integralmente as dívidas vencidas.
Terminado esse processo, as contas do Patrimônio Líquido serão encerradas mediante transferência para uma conta transitória no Passivo Circulante que, podemos chamá-la de “Conta Corrente dos Sócios” e o saldo remanescente do Ativo, se houver, será restituído aos sócios.
Após a realização do ativo e o pagamento de todos os passivos, apura-se o resultado da liquidação encerrando todas as contas de receita e de despesas em contrapartida a uma conta transitória, que poderá ser chamada de “Apuração do Resultado da Liquidação”.
Por ocasião do pagamento dos haveres dos sócios, debitamos “Conta Corrente dos Sócios” e creditamos as contas do Ativo Circulante remanescentes, o que concluirá a liquidação do Ativo e do Passivo da empresa.
Encerramento das contas do Patrimônio Líquido
D – Capital Social (Patrimônio Líquido)
D – Reserva de Capital (Patrimônio Líquido)
D – Reserva de Lucros (Patrimônio Líquido)
C – Conta Corrente dos Sócios (Passivo Circulante)
Encerramento das Contas Transitórias
D – Apuração do Resultado da Liquidação (Conta Transitória)
C – Conta Corrente dos Sócios (Passivo Circulante)
Pagamento dos haveres aos sócios
D – Conta Corrente dos Sócios (Passivo Circulante)
C – Bancos Conta Movimento (Ativo Circulante)
Base Legal;
• Art. 210 da Lei 6.404/76, inciso III

Tenha Um Grande Dia!

felipe antonio da rosa bittencourt

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 20 abril 2015 | 14:28

Boa tarde Yoshimi Yada da Silva.
Continuo com dúvidas pois se possível gostaria que exemplificasse como devo zerar as contas que listei pois são apenas essas que apresentam saldo após a apuração do resultado.

Obrigado pelo auxílio.

Felipe Antonio da Rosa Bittencourt.

Técnico em Contabilidade.
Bacharel em Ciências Contábeis.
Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 09:49

Bom dia.

Uma empresa encerrará as suas atividades, porém, ela tem conta bancária.
Sei que além das baixas nos órgãos, ela também terá que encerrar a sua conta no banco. Acontece que, essa empresa tem um valor a receber de um cliente (que já está inadimplente), e não tem data para quitar a dívida. Como proceder nesse caso?



Att.

Juliana

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