x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.254

Empresa sem Contabilização

Flávia Mara Carvalho Gonçalves Figueiredo

Flávia Mara Carvalho Gonçalves Figueiredo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 15 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 17:38

Boa tarde,

Estou com um problema um tanto quanto complicado e gostaria que vocês me orientassem sobre a melhor maneira para solucionar meu problema.

Estou trabalhando com uma empresa que simplesmente nunca vez nenhum tipo de registro contábil e a parte fiscal era melhor também não ter feito, pois não segue nenhuma legislação nem padrão contábil. Fui contratada para regularizar a empresa dentro do possível, é claro. Já trabalhei com algumas empresas nesse sentido, mas confesso que nunca vi nenhuma situação parecida com esta. A parte fiscal estou escriturando conforme os documentos que tenho, mas e a contábil? Como posso resolver este problemasso referente aos últimos 5 anos?

Se alguém souber me indicar um caminho mais curto me ajudará muito.

Um grande abraço.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 17:53

Boa tarde Flávia,

Realmente você tem muito trabalho pela frente, você não disse qual é o enquadramento da empresa, SIMPLES NACIONAL, LUCRO PRESUMIDO, LUCRO REAL, mas sendo do SN fica mais fácil pois você precisará escriturar o Livro Caixa, mas se for Lucro Real aí o caso se complica porque você terá que levantar balanços trimestrais ou anuais através da Contabilidade. Mas sugiro escriturar a parte fiscal inicialmente e em seguida fazer os lançamentos contábeis dos Impostos, Folha de Pagamento de Funcionários, obrigações trabalhistas e eventuais despesas. Se houver impostos recolhidos você tomará por base a base de cálculo dos recolhimentos, tentando fechar o caixa, senão houver nada pago lançará toda a parte fiscal e despesas para definir a receita e fechar o caixa.

Um ótimo trabalho pra você e boa sorte.

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Flávia Mara Carvalho Gonçalves Figueiredo

Flávia Mara Carvalho Gonçalves Figueiredo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar
há 15 anos Terça-Feira | 24 junho 2008 | 18:26

Boa noite,

Realmente não havia informado o enquadramento da empresa: Bem, se trata de uma indústria enquadrada no simples de 2003 a 2005 estadual e federal e lucro presumido de 2005 pra frente.

Se vcs puderem me encaminhar também legislações expecíficas sobre autuações e riscos prováveis agradeço muito.

A principal dúvida que tenho quanto a contabilização é referente aos saldos e movimentos anterioes, a empresa possui mais de 10 anos, não posso iniciar as contas como se a empresa estivesse sendo criada agora, mas também não tenho nada para me basear em saldos anteriores.

Realmente gosto muito deste trabalho e sei que vou mesmo precisar de sorte.

Obrigada

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 26 junho 2008 | 14:14

Olha Flávia, você vai iniciar à partir dos últimos 5 anos, e o caminho é o que citei acima. O saldo inicial de um balanço não é difícil de fazer, você precisa fazer um levantamento dos bens da empresa na época, bem como seu valor de mercado, dos saldos bancários, aplicações, fornecedores, clientes para poder montar o ativo e passivo. Agora tudo depende muito da finalidade que você quer. Se for somente para fins fiscais, você precisa simplificar o máximo e se conseguir enquadrar no SIMPLES ou Lucro Presumido você escritura somente um Livro Caixa deste período, não sendo necessário fazer fechamento de balanço. Alén da escriturqção fiscal com as notas de entradas, despesas e saídas, você registra as demais despesas e impostos pagos no Livro Caixa.

Boa sorte

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.