Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 964

Mei - Simples Nacional

Gabriele Souza Cardoso

Gabriele Souza Cardoso

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 09:36

Bom dia,

Pessoal , me formei no ano passado em Contabilidade , porém trabalho em outra área e não pratico muito minha formação , por isso preciso de uma ajuda, o caso é o seguinte :

Tenho um familiar que tem uma empresa MEI desde de 2013 , porém no ano de 2014 ele ultrapassou EM MAIS DE 20% , o limite de faturamento e isso foi observado somente agora.

O que devo fazer ?

Ele quer ser transferido para o SIMPLES NACIONAL , pois precisa incluir um sócio na empresa.

Com relação aos tributos ele nunca pagou nada , nem sequer DAS do MEI , eu devo ir na Receita Federal para parcelamento de todos os débitos ?
Com relação aos encargos do SIMPLES NACIONAL , quanto ele passaria à pagar (alíquota) , levando em consideração que ele tem uma empresa de TRANSPORTE DE PESSOAS.

Aguardo e desde já agradeço a prontidão de todos no fórum.

JOSIMAR VILELA DE OLIVEIRA

Josimar Vilela de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 09:44

Aconselho o pagamento das guias do MEI.

No caso de transformar em Simples ele passará a pagar 6% de imposto inicial até atingir R$ 180.000,00, depois aumentará conforme tabela do Simples.

Sugiro que ele faça a exclusão espontânea após quitar os débitos, para acrescentar um sócio seria melhor dar baixa como MEI, pois e mais fácil, e abrir outra empresa posteriormente já em sociedade.

Gabriele Souza Cardoso

Gabriele Souza Cardoso

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 09:49

Josimar , obrigada pelos esclarecimentos.

No caso da quitação do DAS , eu não deveria recolher retroativo já com as aliquotas do SIMPLES NACIONAL ?

Ele não queria excluir a empresa , pois pelo tempo de abertura ele consegue condições especiais no banco.

Você acha que fica muito complicado para transformá-la em SIMPLES ?



Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 09:56

Bom Dia,
ultrapassou o limite do faturamento?

terá que pagar as pendências do período do MEI, comunicar o desenquadramento, enquadrando automaticamente no Simples.
MEI não há parcelamento.

Caso queira, também pode dar baixa, quitar os DAS e fazer a baixa do MEI no portal do empreendedor.

depois constituir uma nova empresa.

A atividade basicamente de transporte de passageiros enquadra no SIMPLES NACIONAL, no anexo III, onde a aliquota inicial é de 6%, faturando 180.000,00 em 12 meses.


abçs.

FABIO CORREA DA SILVA

Fabio Correa da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 09:57

Gabriele Souza Cardoso

Bom dia,

Um empresa MEI, ela já esta enquadrada no simples nacional, para vc transformar ela em sociedade admitindo um sócio vc tera que entrar no portal do simples nacional , fazer o desenquadramento do SIMEI, depois fazer o desenquadramento de MEI na junta comercial, ai sim vc poderar fazer um contrato social de transformação incluindo um novo sócio, verifique se essa empresa já não foi desenquadra do SIMEI pelo fato de ter excedido o faturamento permitido

Att,

Fábio

" Abertura,. alteração, encerramento e legalização de empresas "

E-mail: [email protected]

WhatsApp (13) 99789-0607
Gabriele Souza Cardoso

Gabriele Souza Cardoso

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 10:00

Marcos , automaticamente já estou enquadrada no SIMPLES ?

Pois andei fazendo umas pesquisas e pelo que vi tinha até JANEIRO para solicitar inclusão , o que não foi realizada.

Partindo do principio que NÃO quero encerrar a empresa , os passos seriam esses , verifica se estou correta :

- PAGAR TODOS OS DAS ( com o valor fixo do DAS , mesmo tendo ultrapassado em mais de 20% o limite de faturamento)
- SOLICITAR EXCLUSÃO ( dai estarei automaticamente inclusa no SIMPLES NACIONAL)
- INCLUIR O SÓCIO

Esta correto ?

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 10:18

Boa Tarde Gabriele

como falei,
se passou do limite, é uma das causas para o desenquadramento. Mas para desenquadrar "automaticamente", deve primeiro comunicar isso no portal do MEI, aí depois estará como empresa ME no Simples Nacional, devendo fazer as alterações de "natureza jurídica", razao social, capital, etc.

Está correto os passos, aí pós desenquadramento solicitando a exclusão, terá que fazer todos os passos de alteração em Junta Comercial, DBE, na Receita Federal, etc.


Abçs.


maria helena

Maria Helena

Iniciante DIVISÃO 1, Assessor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 10:23

Bom dia!


Eu, sou universitária do segundo ano de Contabilidade, e gostaria de ajuda, pois eu não trabalho na área, meu marido tem uma MEI desde 2013, mais quando foi agora que foi fazer a declaração, ele ultrapasso os 20%, mais ele pagou todos os DAS da empresa de 2013 e 2014, mais apareceu que ele foi enquadrado no Simples Nacional deste 2013, mais no ano passado quando foi feito da declaração não apareceu nenhuma pendência, e ele queria permanecer no MEI tem com. Pois a empresa dele e de serviços manutenção de motos, e não e emitido nota fiscal.

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 11:07

Bom Dia, Maria Helena

ultrapassou o limite de 20% como, se não emite nota fiscal?
utiliza bloco ou algo do tipo?

as receitas seriam declaradas em BLOCO MANUAL ou Nota Eletrônica.

e o desenquadramento ocorre por comunicação de desenquadramento.


Abçs.

JOSIMAR VILELA DE OLIVEIRA

Josimar Vilela de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 09:43

Bom dia Maria Helena,

toda empresa do microempreendedor e cadastrada no Simples nacional, porem com tributação diferenciada para o MEI, pra saber qual o enquadramento dele vc deve consultar optantes no site do simples nacional, com o CNPJ dele vc consegue.

No caso que você citou ele será excluído apenas se quem fiz a declaração dele colocar que ele auferiu receita muito superior aos R$ 60.000,00.
Acho pouco que ele tenha saído do MEI pois ele não emite nota.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.