x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 15.277

Dúvidas de Gravidez de Alto Risco e Direitos

THAYANE CAVALCANTE

Thayane Cavalcante

Iniciante DIVISÃO 1, Caixa
há 8 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 22:52

Boa noite, Meu nome é Thayane e tenho 20 anos e eu descobrir em 2012 que eu não poderia engravidar e e também descobrir que tinha útero Bicorno (separados) mais nunca tomei remédios (anticoncepcional ou outros que evita-se a gravidez porque já que eu não podia engravidar não tinha porque eu tomar remédios (eu pensando), sendo que me casei depois disso e estou com 2 anos de casada e a pouco tempo descobrir que estou gravida e a minha gravidez é de alto risco e estou com 8 semanas(2 meses), e eu trabalho de segunda á sabado, sendo que de segunda á sexta é de 05:00 horas ás 14:00 horas e sabádo é de 05:00 até 10:00 mais sempre a loja fecha 12:00 horas (8 horas de trabalho + 1 de almoço), sendo que eu não almoço no trabalho porque como eu moro perto de casa eu almoçava com a minha mãe, ou seja eu teria que sair ás 13:00 horas para eu almoçar em casa, mas como eu antes não estava gravida eu não fazia questão de ir embora, eu ficava até eles me liberar, mas agora eu estou gravida e quando dar 13:00 sem eu almoçar eu preciso sair para casa para almoçar e tenho minhas obrigações. As empresa onde eu trabalho diz que ver o lado dos funcionários, mas na prática sabemos que não é bem assim, eu sempre trabalhei horas extras e nunca recebi Nada e nem exigia e acho que esse foi meu erro, hoje eu preciso ir nas consultas médicas, porque tenho 3 médicos, sendo 2 na Clinica e 1 médico do risco, e quando eu vou nas consultas ela desconta a hora por hora, é o certo mais e as horas que eu trabalhei até mais tarde para eles? eles estão desconsiderando isso, e eu agora quero meus direitos, porque eu preciso, queria saber mais a respeito de auxilio creche e auxilio doença, licença-maternidade e o que for, será que poderia me ajudar? tenho mais de 1 ano que trabalho naquela empresa (carteira assinada) , o que eu devo fazer? porque conversar eu já conversei mais nada adiantou. Alguém tem alguma experiência parecida? O que você fez? O que recomenda as outras gravidas a fazer? Obrigada pela ajuda.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 30 abril 2015 | 12:46

Thayane, boa tarde.
Infelizmente e assim, a gente quer ajudar o empregador e quando precisa "alguns" não reconhece.
Se você apresenta o atestado médico das horas, a empresa não pode descontar essas horas.
Eu, particularmente, sugiro a você que converse com seu médico e peça ao mesmo um afastamento para que você possa se tratar e cuidar da sua saúde e da criança.
Auxilio Doença - Supondo que o afastamento seja exemplo de noventa dias, a empresa pagará os trinta primeiros dias, (deduzindo os dias de atestado dentro do período de sessenta dias anterior a esse afastamento), no trigésimo primeiro dia, a empresa ou você poderá agendar através do tel 135 ou pelo site https://www.inss.gov.br, a perícia medica.
Antes precisa verificar quanto tempo voce tem de contribuição ao INSS, nesse caso auxilio doença precisa ter no mínimo doze contribuiçoes.
http://www.dataprev.gov.br/servicos/auxdoe/auxdoe_ajuda_req.htm
(lembrando que no site acima consta "15 dias", mas com a nova legislação leia-se "30 dias")

Auxilio - Creche - Nesse caso você precisa verificar junto ao sindicato

Licença - Maternidade - veja no link abaixo
brasil.babycenter.com

Qualquer coisa consulte o sindicato - depto juridico.

WAGNER LEAL

Wagner Leal

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 30 abril 2015 | 12:52

Boa tarde Thayane,
Primeiramente parabens pela gravidez, e que Deus queira que dê tudo certo para voce e para seu bebe.

Aqui na empresa tivemos um caso semelhante ao seu, onde uma funcionária engravidou e a gravidez era de alto risco.
sugeri a funcionária que procurasse seu medico para que ele lhe desse atestado e após isso encaminhei para a clinica conveniada da empresa onde a funcionária foi encaminhada para o inss. Coicidentemente ela tambem estava com 2 meses de gestação. Ela ficou afastada pelo INSS até o fim da gestação, depois recebeu salario maternidade que encerrou dia 14/04.

Portanto, a orientação do Sr. Carlos Alberto é perfeita. Procure seu medico e se ele achar necessário (obvio), ele à encaminhará ao INSS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.