Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 55.038

Modelo de Termo de Abertura e Encerramento de Diário

Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 4 maio 2015 | 10:14

Bom dia. Estou com algumas empresas aqui para registrar o Balanço e tal. Imprimi o livro diário e tenho um modelo de abertura e encerramento que já vem no sistema que utilizo (alterdata), mas não aceitaram, disseram que mudaram algumas coisas, ai me passaram a Instrução Normativa DREI nº 11, de 5 de dezembro de 2013.

Alterei algumas coisas, mas não se está correto, estou com receio de dar entrada novamente e ter que reimprimir devido a erros. Alguém tem algum modelo de termo de abertura e encerramento segundo essa normativa?

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 4 maio 2015 | 13:55

Boa tarde, Caroline.

A principal mudança desta Instrução Normativa no que se refere aos termos dos livros contábeis é a inserção da informação da data de encerramento do exercício social no Termo de Abertura, para os livros assinados após 05/12/2013.

Basta inserir: DATA DE ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO SOCIAL: 31/12/2013 (Ou outra data, conforme a empresa que esteja escriturando) no termo de Abertura (somente nele) e o termo estará apto para apresentação e registro.

Espero ter ajudado.
Att,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 4 maio 2015 | 14:21

Daniel era essa exatamente a dúvida que eu estava tendo, reclamaram disso mesmo.

O modelo que tinha no meu sistema era com outra normativa, ai falaram que tem que ser essa:

No modelo antigo vinha assim: "Conforme determina o art. 9 da instrução normativa nº 107 de 23/05/2008 do DNRC, ...

De acordo com essa normativa de agora eu coloco como?? Só altero o número da normativa mesmo, continua sendo parágrafo 9 ? Pelo que li da normativa acho que continua sendo o parágrafo 9 sim, mas você sabe me informar?

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 4 maio 2015 | 14:29

Caroline,
Você poderia colocar aqui o modelo de termos gerado pelo seu programa?

Será mais fácil de falarmos acerca de seu problema.

Att,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 4 maio 2015 | 14:39

o modelo com a normativa nº 107 de 23/05/2008

termo de abertura

contÉm este conjunto de formulÁrios ...... folhas numeradas mecanicamente de .... a ..... e servirÁ de livro diÁrio geral num. ..... da empresa ........, firma estabelecida a ....................., nesta cidade de .........., cep: .............., registrada na junta comercial do mesmo estado sob o nire num. .................... / registrada no cartÓrio de registro civil de pessoas jurÍdicas sob o num ........ por despacho de ...... e no cadastro nacional de pessoas jurÍdicas do ministÉrio da fazenda (cnpj) ............., e inscrito no municÍpio sob o num. ........, e inscrito na secretaria estadual sob o num. ................

conforme determina o art 9º da instruÇÃo normativa 107 de 23/05/2008 do dnrc, declaramos que o presente livro encontra-se totalmente escriturado de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2014, de acordo com a documentaÇÃo que nos foi apresentada.

o presente vai abaixo assinado pelo tÉcnico responsÁvel, o sr ............. registrado no crc sob o num. ........, registrado no cpf sob o num .........

cidade, 01 de janeiro de 2014

assinatura do empresÁrio
assinatura do tÉcnico

____________________________________________________________________

termo de encerramento

contÉm este conjunto de formulÁrios ...... folhas numeradas mecanicamente de .... a ..... e servirÁ de livro diÁrio geral num. ..... da empresa ........, firma estabelecida a ....................., nesta cidade de .........., cep: .............., registrada na junta comercial do mesmo estado sob o nire num. .................... / registrada no cartÓrio de registro civil de pessoas jurÍdicas sob o num ........ por despacho de ...... e no cadastro nacional de pessoas jurÍdicas do ministÉrio da fazenda (cnpj) ............., e inscrito no municÍpio sob o num. ........, e inscrito na secretaria estadual sob o num. ................, referente ao perÍodo de 01/01/2014 a 31/12/2014 e se destinou a fins constantes do termo de encerramento.

conforme determina o art 9º da instruÇÃo normativa 107 de 23/05/2008 do dnrc, declaramos que o presente livro encontra-se totalmente escriturado de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2014, de acordo com a documentaÇÃo que nos foi apresentada.

o presente vai abaixo assinado pelo tÉcnico responsÁvel, o sr ............. registrado no crc sob o num. ........, registrado no cpf sob o num .........

cidade, 01 de janeiro de 2014

assinatura do empresÁrio
assinatura do tÉcnico

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 4 maio 2015 | 14:50

Amanda,

Eu utilizo este modelo abaixo:


Folha: 000001


T E R M O D E A B E R T U R A



O presente Livro, com XXX folhas eletronicamente numeradas de
XXX a XXX, com numero de ordem XXX e se destina ao Livro Diario
Geral, da Empresa CXXX, NIRE XXX, data de registro XX/XX/XXXX,
CNPJ XX.XXX.XXX/XXXX-XX, Inscrição Estadual XX.XXX.XXX, Inscrição Municipal
XXXX, Endereco XXXXXXXXXX, no Municipio de XXXX





Data de Encerramento do exercício social 31/12/2014.


















________________________________ ________________________________
NOME DO EMPRESÁRIO NOME DO CONTABILISTA
Funcao: SOCIO-ADMINISTRADOR CRC E CPF
CPF:XXX



Folha: XXX


T E R M O D E E N C E R R A M E N T O



O presente Livro, com XXX folhas eletronicamente numeradas de
XXX a XXX, com numero de ordem XXX e se destinou ao Livro Diario
Geral, da Empresa CXXX, NIRE XXX, data de registro XX/XX/XXXX,
CNPJ XX.XXX.XXX/XXXX-XX, Inscrição Estadual XX.XXX.XXX, Inscrição Municipal
XXXX, Endereco XXXXXXXXXX, no Municipio de XXXX

















________________________________ ________________________________
NOME DO EMPRESÁRIO NOME DO CONTABILISTA
Funcao: SOCIO-ADMINISTRADOR CRC E CPF
CPF:XXX


Note que apenas no Termo de Abertura contém a informação da data de encerramento do exercício social.
Note também que não faço menção à nenhuma instrução normativa do DREI.

Com este modelo de termo, registro todos os meus livros contábeis aqui no RJ.

Espero ter ajudado.
Att,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 14:26

Boa tarde.


Ocorre o seguinte:

Estou imprimindo o Livro Diário de uma empresa referente a exercício de 2012 ao total deram 2.250 páginas.
Como a encadernadora tem um limite de folhas para poder encadernar, decidi imprimir o livro a cade 2(dois) meses, ou seja,
Janeiro e Fevereiro... Março e Abril... Maio e Junho e assim por diante. Sendo assim, minha dúvida é a seguinte: Tenho que fazer
um termo de abertura e encerramento para cada livro impresso e continuar a numeração dos livros. Ou, posso imprimir direto apenas
um termo de abertura (JANEIRO) e encerramento (DEZEMBRO) ?


Att.

José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2015 | 16:10

Boa tarde,

A Junta Comercial RN esta exigindo que agente acrescente a Instrução Normativa nº11 de 2013 no Termo de Abertura e Encerramento.
Porem alguns artigos que fala que ainda esta valendo instrução normativa nº 107 de 23/05/2008 do DNRC.

Quem esta correto?


Att,



José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
Amanda Léo

Amanda Léo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 13:36

Bom dia colegas,

Tenho um cliente que foi aberto em 27 de janeiro de 2015, mas já tinha movimentação desde o dia 11 de janeiro de 2015. Ao registrar o livro na junta eles alegaram que o termo de abertura está errado pois coloquei a data do dia 11. Alguém pode me orientar se eu posso só mudar o termo de abertura ou tenho que mudar a data das movimentações?

Grata

Amanda

Cristiane M. Domingos

Cristiane M. Domingos

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 23 maio 2016 | 16:13

Eu tenho outra situação: Cliente mudará de contabilidade e o livro será impresso somente até 30/04/2016. Neste caso, preciso informar a data do encerramento do exercício social como 30/04/2016 ou informo 31/12/2016 ou ainda não informo nada?

Lucivan Rocha França

Lucivan Rocha França

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 15 março 2017 | 20:50

Boa noite pessoal!
Urgente!
Tô com uma empresa, constituída em agosto/2015, de lá pra cá, sempre esteve inativa (Defis 2015 e 2016 inativa), quando agora vai participar de uma licitação, estão pedindo "balanço, DRE, termo de abertura e encerramento" extraídos do Livro Diário, respectivamente registro no órgão competente, que é a Junta Comercial do Estado, como devo proceder ?
Ex:
Livro Diário de jan a dez/2016, zerados ?
Balanço Patrimonial, só o capital ?
DRE ? 0,00 ?
Outro ponto: E os índices de Liquidez Corrente e Endividamento Geral ? Como faço ?

Lucivan Rocha França
Senhor do Bonfim - Bahia.
074 9198-2727
Auxiliar Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.