x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 844

Alteração da tributação de uma empresa

ADRIANO LUAN BLASIUS

Adriano Luan Blasius

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 15:56

Boa tarde,

Começarei a fazer a contabilidade de uma empresa de Móveis Planejados em Palhoça, SC. Ela atualmente é do Lucro Presumido, porém tem um faturamento muito baixo, gostaria de saber se é possível para este ramo de atividade passar a tributação para SIMPLES? Acrescentando a pergunta, segundo o dono, esta empresa apenas faz o projeto para seus clientes e monta a mobília nos domicílios atendidos, quem compra, corta e transforma as madeiras utilizadas é uma marceneiro, ou seja, compramos o produto já pronto para a revenda(com nota fiscal tudo certinho), com isso a empresa em questão não terá IPI correto?
Muito Obrigado.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 17:07

Boa tarde Adriano!

Olhe a Lei Complementar 147/2014. La temos anexos dos novos CNAEs que podem aderir ao simples nacional. O problema é que você só poderá fazer essa opção a partir de 2016.

Veja se essa empresa se enquadra nos Anexos da Lei.. e olhe ATENTAMENTE as % do Simples..

Ví que um Representante Comercial, que antes era vetado a inclusão no SN, ele está no Anexo VI, e foi mais vantajoso continuar no Lucro PResumido.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 20 maio 2015 | 17:18

Adriano Luan Blasius, é importante achar o CNAE adequado dessa empresa, após isso verificar em qual anexo a mesma se enquadra, depois como o Eduardo argumentou, fazer a opção em janeiro de 2016.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 07:32

Bom dia Adriano!

No simples nacional não, já que você vai utilizar a tabela de industria!
Mas enquanto você estiver no Lucro Presumido, é necessário observar qual a NCM que se enquadra na TIPI os seus produtos fabricados.
É a NCM que ai dizer se você terá IPI nas vendas dos produtos de sua fabricação.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.