Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 56

acessos 52.331

ENQUADRAMENTO DO CNAE NA ABERTURA DE EMPRESA

Ana Cristina Santos

Ana Cristina Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Domingo | 13 julho 2008 | 11:54

senhores estou com uma empresa que não consigo encontrar o seu CNAE, a empresa meche com comercio condecorativos em geral e tambem placas de visualização essa empresa quer participar de pregão eletrônico, porém não consigo encaixa o seu CNAE , ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR.

Katia Pimenta

Katia Pimenta

Bronze DIVISÃO 1, Designer Gráfico
há 15 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 01:53

Pessoal preciso urgente tirar essa dúvida, estou abrindo uma empresa individual, porem meu contador disse que só posso colocar 02 cnaes de atividades, mas eu faço mais atividades do que isso e não tenho nenhuma pessoa para abrir uma empresa em sociedade. Como eu posso fazer para poder realizar mais atividades (comercio e prestação de serviços) em uma empresa individual?

Os cnaes principais serão:
- 5811-5/00 = EDIÇÃO DE LIVROS
- 5819-1/00 = EDIÇÃO DE CADASTROS, LISTAS E DE OUTROS PRODUTOS GRÁFICOS.

EU QUERO PODER FAZER OUTRAS ATIVIDADES, QUE SÃO ESSAS:
- Comércio Varejista de equipamentos e materiais de informática (4751-2/00)
- Comercio de Variedades (4713-0/02)
- Serviços de Fotocópias (8219-9/01)
- Edição de revistas (5813-1/00)
- Marketing Direto (7319-0/03)
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas (8230-0/01)
- Salas de acesso à internet (9329-8/04)

E também espero que não de problemas junto a Cetesb, devido ser uma editora, embora não faça serviço de impressão gráfica industrial.

Quem puder me clarear com as informações que preciso desde já agradeço imensamente.

Um abraço a todos.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 08:14

Bom dia Katia,

São permitidas você ter mais de uma atividade, uma principal e outras secundárias, mas tem um detalhe, elas precisam ser segmentos umas das outras, com edição de livros, cadastros, listas, fotocòpias e outras estão no mesmo segmento, comercializar equipamentos de informátiva e variedades já foge totalmente do ramo, necessita de espaço físico diferente, vendedores, não tem nada a ver com as primeiras atividades. Veja bem, cada atividade tem sua particularidade, necessidades e o fisco trata desta forma. Veja um Shopping Center, são várias salas separadas uma das outras e cada uma comercializando uma mercadoria diferente ou do mesmo segmento, você não encontra feijão em loja de roupas!! Defina realmente o que você pretende atuar, tenha um foco principal para definir a atividade principal e os segmentos dela.

Bom trabalho

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Katia Pimenta

Katia Pimenta

Bronze DIVISÃO 1, Designer Gráfico
há 15 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 09:22

Oi Gil obrigada pela atenção.
O problema é que eu já trabalho com essas atividades (material grafico e soluções de informatica), tenho 2 sites para elas.
Não terei atendimento em local físico, somente virtual.
Será que como loja virtual eu posso ter esses 2 segmentos?

Katia Pimenta

Katia Pimenta

Bronze DIVISÃO 1, Designer Gráfico
há 15 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 09:25

Me ocorreu uma idéia agora.
Seu eu colocar 2 cnaes principais sendo um para edições e outro para informatica eu posso colocar os secundarios desses dois segmentos???

Ou os cnaes principais tem que ser também da mesma atividade?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 09:42

Atividade Principal tem que ser somente uma, as outras são secundárias, olha, venda pela internet é o mesmo segmento de comércio, você precisa comprar a mercadoria e revender, a internet é somente um veículo para a pessoa fazer o pedido e pagamento. Você precisa emitir nota fical na venda, ter entradas e saídas de mercadorias, portanto precisa de espaço físico, mesmo que não seja venda no balcão, e isso o Posto fiscal iráverificar antes de fazer a abertura.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Katia Pimenta

Katia Pimenta

Bronze DIVISÃO 1, Designer Gráfico
há 15 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 09:57

Eu não tenho estoque algum, somente compro mediante encomenda. No caso de fiscais ele verá só meu computador como material de trabalho e a internet. Ou seja, o cliente faz o pedido online e eu automaticamente já o envio assim que recebo o produto de meus fornecedores.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 10:08

Entendo você, mas cada região tem sua particularidade, quem toma a decisão é o Posto Fiscal, seu contador e você tem que visitar o Posto Fiscal, expor o tipo de comércio que você vai fazer e decidir a melhor forma, mas um detalhe, não diga lá no Posto Fiscal que você já está praticando esta atividade. Olha, no caso que você compra e a mercadoria vai diretamente para o cliente, a nota fiscal não é emitida diretamente para você aí não configura que você recebe e envia novamente, é uma questão de colocar os códigos da operação onde está saindo e o destino das mercadorias, é muito extenso pra explicar aqui, mas seu contador sabe como deve ser feito.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Katia Pimenta

Katia Pimenta

Bronze DIVISÃO 1, Designer Gráfico
há 15 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 10:28

Eu não envio direto, justamente para o meu cliente não receber a nota de compra atacadista. Eu recebo em meu endereço primeiro para depois enviar, só que acabo assim não fazendo estoque, porque além de ser uma quantia bem pequena, assim que chegam eu já levo ao correio para enviar. Para vc ter ideia 1000 cartoes de visitas é um pacotinho pequeno de 1 quilo e não vendo todos os dias....rs....

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 10:47

O simples fato do recebimento no endereço da empresa configura estoque, mesmo que seja por horas, neste caso é compatível o espaço que você tem para comercializar. Mas e se fosse computadores? Você entende onde quero chegar, na questão inicial que você quer comercializar equip de informática, seria uma situação diferente.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Katia Pimenta

Katia Pimenta

Bronze DIVISÃO 1, Designer Gráfico
há 15 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 11:51

Entendo, to começando a ficar mais preocupada...hehehe...

Obrigadíssima Gilberto pelas informações e pela atenção.

Preciso achar uma luz no final desse tunel para realizar as minhas atividades como empresa individual....

Tem alguma saída???

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 13:20

Oi Katia,

A saída é você otimizar esta empresa no ramo de edição e adicionar as atividades deste segmento, mesmo sendo comercialização. Agora comercio de outros produtos será outra empresa, merece outro estudo quando à viabilidade, de repente pelo custo benefício ou lucratividade seja compensador.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Katia Pimenta

Katia Pimenta

Bronze DIVISÃO 1, Designer Gráfico
há 15 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 11:13

A minha mãe resolveu entrar com 1% na sociedade para me ajudar e resolver o problema do numero de atividades.

Restam agora 4 dúvidas importantes:

-Agora eu preciso saber quantas atividades principais (cnaes) eu posso colocar na abertura da empresa com sócia?

- As atividades principais podem ser de ramos diferentes?

- Posso colocar um cnae para venda de livro em atacado para comercio virtual sem dar Cetesb?

- Posso colocar uma atividade em que eu no momento não irei exercer, mas deixar como opção de atividade para a empresa?

Minhas necessidades são essas com sócia (mas não sei se pode assim):

CNAEs PRINCIPAIS:
- 5811-5/00 = Edição de livros
- 4647-8/02 - Comércio atacadista de livros, jornais e outras publicações.
- 4751-2/00 - Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
- 8299-7/07 - Salas de acesso à internet
- 9511-8/00 - Reparação e manutenção de computadores e equipamentos periféricos

SECUNDARIOS:
- 5819-1/00 - Edição de cadastros, listas e de outros produtos gráficos.
- 5813-1/00 - Edição de revistas
- 5812-3/00 - Edição de jornais
- 8219-9/01 - Serviços de Fotocópias
- 8219-9/99 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativos não especificados anteriormente

Agradeço quem puder me ajudar, essas são minhas dúvidas finais.

Um abraço a todos.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 15:15

Boa tarde Kátia,

Você está voltando novamente ao início da sua dúvida, está muito preocupada em fazer muitas atividades e talvez está desviando ou desfocando a principal. Até agora eu não sei qual é a sua atividade principal. Veja bem, a principal será uma só, é aquela em que você vai mais atuar, faturar mais e será o centro de todas as outras. As outras serão secundárias, mas todas dentro do mesmo segmento. As que você enumerou acima somente a Comércio de Equip. de Informãtica está bem longe das demais, mas você precisa enumerar as outras em ordem decrescente e colocá-las como secundárias.

Bom trabalho

Gil

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Katia Pimenta

Katia Pimenta

Bronze DIVISÃO 1, Designer Gráfico
há 15 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 15:39

Oi Gilberto...eu achei que obtendo uma sócia eu podia colocar mais uam atividade...
É que eu tenho 2 atividades principais...hehehe...
Tenho 2 sites no ar, um de produções graficas e outro de soluções ligada a informatica. Não posso abrir mão de nenhum, pois tenho cliente nas duas areas e fiz investimentos nelas...

Por isso to tentando achar um caminho.....


Obrigada pela atenção

Manoel Brasileiro

Manoel Brasileiro

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 17:42

Olá Gilberto, gostaria que pudesse me ajudar. Tô pegando uma empresa de um amigo, Firma Individual, que está registrada com a atividade de comércio atacadista de alimentos...o mesmo está querendo mudar para atividade de RECICLAGEM de garrafas tipo pet e outros materiais plásticos. Gostaria de saber se é possível essa mudança e qual seria o CNAE adequado??? Desde já sou grato.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 18:00

Olá Manoel,

Você pode fazer alterações no contrato social quanto à atividade e registrar na Junta Comercial normalmente, agora nos demais órgãos a empresa precisa estar com o estabelecimento preparado para a outra atividade e obedecer todos os requisitos necessários para exercer a mesma. Os orgãos fiscalizadores, a Prefeitura, CETESB e o Estado irão avaliar se o estabelecimento está apto. Você mesmo pode visitar estes órgãos e indagar à respeito. Agora sobre o CNAE fiscal, faça a pesquisa no link abaixo;

http://www.cnae.ibge.gov.br/

Bom trabalho

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 18:02

.....desculpe, eu disse Conrato Social por força de expressão, mas no seu caso é Firma Individual, mas poderá fazer alterações, observe se será industria ou prestação de serviços......

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Vinicius Lima Martins

Vinicius Lima Martins

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 28 julho 2008 | 20:00

eu acho que estão desmembrando demais a questão da Ana faltando a objetividade que ela precisa.

Atividade principal so existe uma.

quanto as atividades secundárias não existe nenhuma referência legal impedindo o uso de quantos e quais CNAES se fizerem necessários para o desenvolvimento de sua empresa.
Claro que não podemos desprezar o bom senso e a organização...mas impedimentos não há, tenha o cuidado na hora de especificar o objeto social da sua empresa, seja ela constituida forma de empresário ou sociedade limitada e descreva o objetivo de forma a compreender e deixar claro que vc exercerá essas atividades....boa sorte

Vinicius Lima Martins
Contador
(77) 8809 1088
Manoel Brasileiro

Manoel Brasileiro

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 09:44

Oi Gilberto,
sou grato pela sua resposta e sua atenção! Este site está de parabéns pois analisando as respostas vemos que vocês além de conhecerem bem os assuntos têm muito boa vontade em atender! Com isso quem ganha é a classe contábil...PARABÉNS A TODOS!!!!!!

Katia Pimenta

Katia Pimenta

Bronze DIVISÃO 1, Designer Gráfico
há 15 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 11:46

Obrigada Vinicius e Gilberto!
Adorei esse fórum, é muito bom mesmo..

Mas então pelo que entendi a minha mãe não precisava ter entrado como sócia, quais as diferenças entre a individual e societaria?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 13:18

Kátia,

Este é um outro assunto, na verdade voc~^e constituirá a empresa da mesma forma, digo com todos os requisitos, sendo sociedade ou individual. Veja o tópico abaixo que fala sobre o assunto;

http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=14571

Agora você pode aproveitar uma outra pessoa para ter duas empresas com os ramos de atividades distintas, então você resolverá seu problema com diversas atividades.

Bom trabalho

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
REGINA H. A.

Regina H. A.

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 23 agosto 2010 | 20:52

Boa noite, Caros amigos!

Apesar de já ter ligo varias postagens sobre esse assunto fiquei ainda com dúvidas.

Se alguém puder me ajudar ficarei dês de já muito agradecida.

Bom a dúvida é a seguinte:

Preciso abrir uma prestadora de serviços (FAZ TUDO) tanto para prestar serviços para pessoas físicas como para jurídicas, o seguimento será de diversas atividades tipo um SOS lar e SOS empresas, qual CNAE se enquadrará no principal? e quais poderei por como secundário?...(Principal) A empresa será prestação de serviços de conserto e manutenção de rede e computadores, (secundária) A empresa será prestação de serviços de conserto e manutenção eletroeletrônicos e eletrodomésticos, conserto manutenção e reforma em geral (Pintura, Eletricista, Encanador, Faixada, etc...), e mais serviços de Telecomunicações, etc. Poderei por como secundária estas outras atividades ou fugirá do segmento? será que é permitido?, como ficará o sindicato (qual sindicato para este tipo de serviços variados)?. Como faço para saber em qual anexo se enquadrará, se caso uma atividade se enquadrar ex: no anexo I e a outra no anexo III, como proceder?

Bom para facilitar coloco os CNAES que pretendo utilizar na abertura da empresa de prestação de serviços, Ah! também será empresário individual será que poderá?, (NÃO será o MEI) e sim dependendo do enquadramento do anexo optarei pelo simples nacional ou lucro presumido.

Principal: Reparação e Manutenção de Computadores e de eqptos periféricos. (9511-8/00)

Secundários: 1º Manutenção de estações e redes de Telecomunicações (4221-9/05); 2º Serviços de Pintura de Edifícios em Geral (4330-4/04); 3º Construção de Edifícios (4120-4/00); 4º Instalação e Manutenção Elétrica (4321-5/00); 5º Reparação e Manutenção de Equipamentos Eletroeletrônicos de uso Pessoal e Doméstico 9521-5/00.

Por favor sei que é muitas dúvidas, mas preciso desse apoio, obrigada e que Deus os abençoe muito cada dia mais.

Grata,
Regina H. A.

Regina H. A.
Patricia

Patricia

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 14 setembro 2010 | 13:02

Olá a minha dúvida é a seguinte qual o cnae que devo utilizar para uma pessoa que irá abrir um empresa de transporte, ou seja, ela tem um pick up e prestará serviço de busca de malote e encomenda e entrega dos mesmo, seria:
5320-2/02 SERVIÇO DE ENTREGA RÁPIDA
E onde eu encontro se este cnae se enquadra no Simples Nacional, agradeço a atenção.

PATRICIA ALVES

Patricia Alves

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 7 junho 2011 | 16:46

GILBERTO, ME AJUDE POR FAVOR!!! estou abrindo uma empresa, que o CNAE é 5811-5/00 - Direitos autorais para edição e dissminaçao de livros. A Junta Comercial indeferiu o meu processo, alegando que a descrição do objeto, no Requerimento de Empresario não pode ser simplesmente o que está no cnae. Me ajudem, pois não tenho idéia do que colocar neste objeto.

JOSE ROMULO O VELOSO

Jose Romulo o Veloso

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 09:06

Oi, Bom dia!

Estou abrindo uma empresa LTDA que presta serviço na locação em horas de uma quadra de futebol society.

Pretendo também gerar receitas com a venda de lanches em geral.

Gostaria de saber qual o CNAE utilizar?

Ficarei muito grato!

Obrigado

Fernanda Miranda

Fernanda Miranda

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2011 | 16:33

Pessoal, boa tarde !
Tenho uma duvida quanto ao CNAE: Uma empresa que tem como Objeto social "Comercio e Industria de Massas, pizza... " tem como atividade principal a Industrialização destes produtos CNAE 10.91-1-01 - Fabricação de produtos de panificação industrial, porém efetiva a venda destes produtos.
A dúvida e se preciso incluir no Atividade Secundária o CNAE de comercio ???
4729-6/99 COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS EM GERAL OU ESPECIALIZADO EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NÃO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.