Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 468

Melhor categoria para empresa de intermediação

Guilherme Schumacher

Guilherme Schumacher

Iniciante DIVISÃO 2, Designer Gráfico
há 8 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 14:52

Boa tarde a todos, tudo bem?

Tenho uma dúvida referente à criação de uma empresa pois não sei qual seria a categoria mais indicada... Cheguei até este fórum pois acredito que seja o mais indicado, mas caso eu esteja errado, por favor, gostaria que me indicassem mais o correto.

Minha dúvida é:

Tenho um projeto de empresa online que será de intermediação, da seguinte maneira:

- o lojista coloca o produto a venda no site
- o cliente compra e o valor vai para a minha conta (do site)
- vou até o lojista e adquiro os produtos, gerando nota fiscal do lojista em nome do cliente final
- mensalmente gero um boleto de comissionamento ao lojista pelas vendas mensais (meu lucro)

basicamente é isto... pois assim facilito a vida do lojista que não se preocupa em conferir sistemas, saldo, etc...

mas não consegui ainda encontrar a melhor categoria pois meu serviço não é de venda e sim de intermediação, então se eu pagar imposto sobre tudo o que é vendido fica inviável pois serei comissionado sobre apenas uma pequena parte do valor. Este processo que visa o pagamento ir para a minha conta é basicamente a chave para o sucesso do negócio, que tem como objetivo facilitar ao máximo para o lojista, então é uma necessidade que seja desta maneira.

Alguém teria uma luz? Pois não sei nem como explicar isso direito para um profissional... rsrs


Agradeço desde já a ajuda de todos

Abraços

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 08:26

bom dia,

Guilherme Schumacher

A grosso modo o que você descreveu é uma empresa de representação comercial, acredito que atualmente a melhor forma de atuar seria no lucro presumido,
caso você tenha um melhor controle das suas despesas e realmente valer a pena, poderia trabalhar no lucro real CUMULATIVO, talvez fosse mais vantajoso.

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

Guilherme Schumacher

Guilherme Schumacher

Iniciante DIVISÃO 2, Designer Gráfico
há 8 anos Segunda-Feira | 6 julho 2015 | 14:07

Boa tarde Renan tudo bem?

Antes de tudo muito obrigado pela resposta. Estudei bem superficialmente acredito que realmente a representação comercial seja uma boa solução.

Pergunto: posso receber o valor do cliente pela internet na minha conta e repassar ao lojista? Não pagarei impostos sobre a movimentação financeira?

Abraço e obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.