x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.443

lançamentos contábeis para empresas prestadoras de serviços

JOSIMAR GOMES

Josimar Gomes

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 8 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 14:53

Prezados, poderiam me tirar uma dúvida?

Sei que a contabilidade trabalha sobre o regime de competência, portanto, o lançamento contábil deve ser realizado assim que houver o evento econômico, mesmo que ainda não tenhamos o evento financeiro.

Suponhamos que uma empresa que presta serviços na área de Tecnologia da Informação tenha como produto um software. Para aquisição desse software o cliente paga um setup (taxa de instalação e configuração) e, assim que tudo estiver configurado e pronto para uso, o cliente paga uma mensalidade sobre o uso desse software, enquanto durar o contrato.

Como devo lançar esses valores sobre o regime de competência? Lanço o valor total do setup, independente se ele for parcelado, e mensalmente vou lançando os valores das mensalidades? Ou já lanço todas as mensalidades de acordo com o prazo do contrato?

Abraços!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 11:36

Olha pelo que entendi,

Quando da emissão de comprovante fiscal você deve contabilizar ele,

Por exemplo na hora que emitir a nota fiscal do setup se faz o lançamento dessa nota.

As mensalidades como são ao mês tem que emitir a NF todo mês e a cada NF você faz o lançamento ( Pode ser que sim ou não)

Se houver o parcelamento do Setup Más a NF foi emitida com o valor total, você faz o lançamento com o valor total, agora se todo mês você emitir um pouco da Setup + Mensalidade na nota você apropria a cada nota.

Caso não fui claro responda o tópico mais especificamente :)

Agradeço.

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 14:38

Boa tarde!

Acho que a resposta do Marcos ficou relativamente clara. Faça o lançamento de acordo com a emissão das NFs, e também entendo que todo mês terá que emitir uma nota referente as mensalidades devidas pelos clientes.

Exemplo:

Setup: 100,00
Mensalidade: 25,00

O cliente pede a instalação do software, para isso terá que pagar os 100,00 referente ao setup, certo? Assim você emitirá uma NF de 100,00 referente ao Setup, e nesse caso reconhecerá a receita dos 100,00 quando da emissão da nota, mesmo que seja parcelado, pois aí você reconhecerá a receita total no resultado e terá o registro no ativo, na conta "créditos a receber".

À medida que o cliente for pagando as mensalidades (imagino eu que seja a partir do mês seguinte a instalação), você emitirá uma NF dando referência a esta mensalidade e então contabilizará, reconhecendo esta receita da prestação do serviço.

Espero ter ajudado.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.